Proposta de inserção de Cosmologia no Ensino Médio Técnico por intermédio de uma abordagem histórico-filosófica apoiada sobre os pressupostos de Gastón Bachelard

This work aims to develop a sequence of two lesson plans applied in the Secondary Technical Education of the Paraná's Federal University of Technology, Campus Curitiba. Those two lesson plans contain cosmological topics, focusing in the limits and backgrounds of Classical Mechanics and Relativi...

ver descrição completa

Autor principal: Schiefer, Elberth Manfron
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8802
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-8802
recordtype dspace
spelling riut-1-88022020-11-11T18:24:23Z Proposta de inserção de Cosmologia no Ensino Médio Técnico por intermédio de uma abordagem histórico-filosófica apoiada sobre os pressupostos de Gastón Bachelard A Cosmology insertion proposal in a Secondary Technical Education through the historical-philosophical approach supported by Gastón Bachelard assumptions Schiefer, Elberth Manfron Florczak, Marcos Antonio Ribas, Marlos de Oliveira Florczak, Marcos Antonio Ribas, Marlos de Oliveira Hirsch, Luciana Rocha Rincoski, Cristóvão Renato Morais Cosmologia Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Bachelard, Gaston, 1884-1962 Análise de conteúdo (Comunicação) Ensino técnico Cosmology Interdisciplinary approach in education Bachelard, Gaston, 1884-1962 Content analysis (Communication) Technical education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA::ASTROFISICA EXTRAGALACTICA::COSMOLOGIA This work aims to develop a sequence of two lesson plans applied in the Secondary Technical Education of the Paraná's Federal University of Technology, Campus Curitiba. Those two lesson plans contain cosmological topics, focusing in the limits and backgrounds of Classical Mechanics and Relativity, of geometries, theories and applications. The present work exposes a State of Art on the Cosmology Teaching area in Brazil, showing a small amount of papers in this area, therefore, it is described a brief summary about this theme. The analysis is taken in a qualitative manner, according to the technical Analysis of Substance described by Laurence Bardin, using audio recordings and demonstrating the class development. It is concluded that classes about cosmological topics using a Historical-Philosophical Approach supported by Gastón Bachelard assumptions on the Epistemological Obstacles, structured on the Three Pedagogical Moments and analysed by the Analysis of Substance is viable. Such development allowed the verification of few signs of epistemological obstacles and their breakthrough. Este trabalho objetiva desenvolver uma sequência de dois planos de aula aplicados no último ano do Ensino Médio Técnico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. Estes dois planos de aula abordam tópicos de Cosmologia, tratando principalmente dos limites e contextos da Mecânica Clássica e Relatividade, das geometrias, teorias e aplicações envolvidas neste ramo da ciência. O respectivo trabalho traz um estado da arte acerca do ensino de Cosmologia no Brasil, revelando uma falta de publicações na área, então é descrito um breve resumo sobre o tema. A análise é tomada de forma qualitativa, conforme a técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, utilizando gravações em áudio e explicitando o decorrer da aula. Conclui-se que o desenvolvimento de aulas de tópicos de Cosmologia utilizando uma Abordagem Histórico-Filosófica baseada sob a Teoria dos Obstáculos Epistemológicos, estruturada de acordo com os Três Momentos Pedagógicos e analisada segundo a Análise de Conteúdo é viável. O respectivo desenvolvimento possibilitou a verificação de alguns indícios de obstáculos epistemológicos e da ruptura destes. 2020-11-11T18:24:23Z 2020-11-11T18:24:23Z 2016-10-27 bachelorThesis SCHIEFER, Elberth Manfron. Proposta de inserção de Cosmologia no Ensino Médio Técnico por intermédio de uma abordagem histórico-filosófica apoiada sobre os pressupostos de Gastón Bachelard. 2016. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8802 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Licenciatura em Física UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Cosmologia
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Bachelard, Gaston, 1884-1962
Análise de conteúdo (Comunicação)
Ensino técnico
Cosmology
Interdisciplinary approach in education
Bachelard, Gaston, 1884-1962
Content analysis (Communication)
Technical education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA::ASTROFISICA EXTRAGALACTICA::COSMOLOGIA
spellingShingle Cosmologia
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Bachelard, Gaston, 1884-1962
Análise de conteúdo (Comunicação)
Ensino técnico
Cosmology
Interdisciplinary approach in education
Bachelard, Gaston, 1884-1962
Content analysis (Communication)
Technical education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA::ASTROFISICA EXTRAGALACTICA::COSMOLOGIA
Schiefer, Elberth Manfron
Proposta de inserção de Cosmologia no Ensino Médio Técnico por intermédio de uma abordagem histórico-filosófica apoiada sobre os pressupostos de Gastón Bachelard
description This work aims to develop a sequence of two lesson plans applied in the Secondary Technical Education of the Paraná's Federal University of Technology, Campus Curitiba. Those two lesson plans contain cosmological topics, focusing in the limits and backgrounds of Classical Mechanics and Relativity, of geometries, theories and applications. The present work exposes a State of Art on the Cosmology Teaching area in Brazil, showing a small amount of papers in this area, therefore, it is described a brief summary about this theme. The analysis is taken in a qualitative manner, according to the technical Analysis of Substance described by Laurence Bardin, using audio recordings and demonstrating the class development. It is concluded that classes about cosmological topics using a Historical-Philosophical Approach supported by Gastón Bachelard assumptions on the Epistemological Obstacles, structured on the Three Pedagogical Moments and analysed by the Analysis of Substance is viable. Such development allowed the verification of few signs of epistemological obstacles and their breakthrough.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Schiefer, Elberth Manfron
author_sort Schiefer, Elberth Manfron
title Proposta de inserção de Cosmologia no Ensino Médio Técnico por intermédio de uma abordagem histórico-filosófica apoiada sobre os pressupostos de Gastón Bachelard
title_short Proposta de inserção de Cosmologia no Ensino Médio Técnico por intermédio de uma abordagem histórico-filosófica apoiada sobre os pressupostos de Gastón Bachelard
title_full Proposta de inserção de Cosmologia no Ensino Médio Técnico por intermédio de uma abordagem histórico-filosófica apoiada sobre os pressupostos de Gastón Bachelard
title_fullStr Proposta de inserção de Cosmologia no Ensino Médio Técnico por intermédio de uma abordagem histórico-filosófica apoiada sobre os pressupostos de Gastón Bachelard
title_full_unstemmed Proposta de inserção de Cosmologia no Ensino Médio Técnico por intermédio de uma abordagem histórico-filosófica apoiada sobre os pressupostos de Gastón Bachelard
title_sort proposta de inserção de cosmologia no ensino médio técnico por intermédio de uma abordagem histórico-filosófica apoiada sobre os pressupostos de gastón bachelard
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SCHIEFER, Elberth Manfron. Proposta de inserção de Cosmologia no Ensino Médio Técnico por intermédio de uma abordagem histórico-filosófica apoiada sobre os pressupostos de Gastón Bachelard. 2016. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8802
_version_ 1805322888034648064
score 10,814766