Análise dos temas de astronomia nos livros didáticos de física do 1º ano do ensino médio aprovados no PNLD 2018

Astronomy is a science that arouses interest from the beginning of civilizations, whether by the night sky, the movement of the stars, to the present day with technological developments or space travel. It is closely linked to physics and this can be a positive factor when it comes to teaching physi...

ver descrição completa

Autor principal: Xavier, Lucas Eduardo
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8826
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-8826
recordtype dspace
spelling riut-1-88262020-11-11T18:24:44Z Análise dos temas de astronomia nos livros didáticos de física do 1º ano do ensino médio aprovados no PNLD 2018 Xavier, Lucas Eduardo Florczak, Marcos Antonio Martins, Alisson Antonio Florczak, Marcos Antonio Martins, Alisson Antonio Leite, Álvaro Emílio Machado, Rubens Eduardo Garcia Astronomia - Estudo e ensino Livros didáticos Currículos Astronomy - Study and teaching Textbooks Education - Curricula CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Astronomy is a science that arouses interest from the beginning of civilizations, whether by the night sky, the movement of the stars, to the present day with technological developments or space travel. It is closely linked to physics and this can be a positive factor when it comes to teaching physics, as using astronomy to explain physical concepts may be of greater interest to students. Therefore, this paper aims to analyze how Astronomy is present in textbooks approved in the Plano Nacional do Livro Didático de 2018, following the Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+) and the classification table of Astronomy according to Bretones (1999). Specifically, the books analyzed were those aimed at the first year of high school, seeking to verify whether the approved works meet the PCN + in particular the theme Universo, Terra e Vida that deals with Astronomy. As a result it was noticed that there is a certain pattern about how Astronomy is approached and which content is more frequent. Another relevant fact is that few books fully contemplate the PCN+. A Astronomia é uma ciência que desperta interesse desde o início das civilizações, seja pelo céu noturno, seja pelo movimento dos astros ou nos dias atuais, com o desenvolvimento tecnológico e as viagens espaciais. Ela está intimamente ligada a Física e isso pode ser um fator positivo quando se trata do ensino de Física, pois ao utilizar a Astronomia para explicar conceitos físicos, pode haver um interesse maior dos estudantes. Por isso, o trabalho em questão tem como objetivo analisar como a Astronomia está presente nos livros didáticos aprovados no Plano Nacional do Livro Didático de 2018, seguindo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+) e a tabela de classificação da Astronomia segundo Bretones (1999). Especificamente, os livros analisados foram aqueles voltados ao primeiro ano do Ensino Médio, procurando-se verificar se as obras aprovadas atendem ao PCN+ em especial ao tema Universo, Terra e Vida que tratam da parte da Astronomia. Como resultado percebeu-se que há um certo padrão sobre como a Astronomia é abordada e em quais conteúdos é mais frequente. Outro dado relevante é que poucos livros contemplam integralmente o PCN+. 2020-11-11T18:24:44Z 2020-11-11T18:24:44Z 2019-12-03 bachelorThesis XAVIER, Lucas Eduardo. Análise dos temas de astronomia nos livros didáticos de física do 1º ano do ensino médio aprovados no PNLD 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8826 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Licenciatura em Física UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Astronomia - Estudo e ensino
Livros didáticos
Currículos
Astronomy - Study and teaching
Textbooks
Education - Curricula
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
spellingShingle Astronomia - Estudo e ensino
Livros didáticos
Currículos
Astronomy - Study and teaching
Textbooks
Education - Curricula
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Xavier, Lucas Eduardo
Análise dos temas de astronomia nos livros didáticos de física do 1º ano do ensino médio aprovados no PNLD 2018
description Astronomy is a science that arouses interest from the beginning of civilizations, whether by the night sky, the movement of the stars, to the present day with technological developments or space travel. It is closely linked to physics and this can be a positive factor when it comes to teaching physics, as using astronomy to explain physical concepts may be of greater interest to students. Therefore, this paper aims to analyze how Astronomy is present in textbooks approved in the Plano Nacional do Livro Didático de 2018, following the Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+) and the classification table of Astronomy according to Bretones (1999). Specifically, the books analyzed were those aimed at the first year of high school, seeking to verify whether the approved works meet the PCN + in particular the theme Universo, Terra e Vida that deals with Astronomy. As a result it was noticed that there is a certain pattern about how Astronomy is approached and which content is more frequent. Another relevant fact is that few books fully contemplate the PCN+.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Xavier, Lucas Eduardo
author_sort Xavier, Lucas Eduardo
title Análise dos temas de astronomia nos livros didáticos de física do 1º ano do ensino médio aprovados no PNLD 2018
title_short Análise dos temas de astronomia nos livros didáticos de física do 1º ano do ensino médio aprovados no PNLD 2018
title_full Análise dos temas de astronomia nos livros didáticos de física do 1º ano do ensino médio aprovados no PNLD 2018
title_fullStr Análise dos temas de astronomia nos livros didáticos de física do 1º ano do ensino médio aprovados no PNLD 2018
title_full_unstemmed Análise dos temas de astronomia nos livros didáticos de física do 1º ano do ensino médio aprovados no PNLD 2018
title_sort análise dos temas de astronomia nos livros didáticos de física do 1º ano do ensino médio aprovados no pnld 2018
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation XAVIER, Lucas Eduardo. Análise dos temas de astronomia nos livros didáticos de física do 1º ano do ensino médio aprovados no PNLD 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8826
_version_ 1805306610800656384
score 10,814766