Do que é feito: visões de ciência e de cientista de alunos do ensino médio no desenvolvimento de uma oficina a partir de um laboratório de pesquisa

This work on display is dedicated to investigate the views of Science and Scientist of a group of high school students and the perceptions they start to present when they participate in educational activity in research laboratory science and training environment for Science. With this purpose a work...

ver descrição completa

Autor principal: Lara, Alessandro Luiz de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8842
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-8842
recordtype dspace
spelling riut-1-88422020-11-11T18:25:03Z Do que é feito: visões de ciência e de cientista de alunos do ensino médio no desenvolvimento de uma oficina a partir de um laboratório de pesquisa Lara, Alessandro Luiz de Alves, João Amadeus Pereira Ciência Cientistas Pesquisa Science Scientists Research Licenciatura em Física This work on display is dedicated to investigate the views of Science and Scientist of a group of high school students and the perceptions they start to present when they participate in educational activity in research laboratory science and training environment for Science. With this purpose a workshop with four meetings with four students attending the Sala de Recursos Altas Habilidades/Superdotação, in Instituto de Educação do Paraná Erasmo Pilotto, em Curitiba-PR. The structure of the workshop provides a discussion of the topic spectroscopy, technical applications and the structure of science. In the final part of the workshop performing experiments on spectroscopy in a research lab UTFPR occurred. With activities was developed to explore new themes and discussions about Science and Scientist: form of research funding; dissemination of work in events; interaction with the scientific community; and development of almost unique methodologies for each search. A visit to the laboratory allowed contact with a research environment and with different levels of professionals working in scientific activity. Thus it was possible to present science in its place of origin and construction, providing opportunities for the vision of a dynamic and little linear process, different from those presented in the textbooks. This activity proved to be a way to approach the school's academic environment and bring students of Basic Education with activities related to the scientific field - something that can be understood as a contribution to the formation of scientific culture. Este trabalho dedica-se a investigar as visões de Ciência e de Cientista de um grupo de estudantes do Ensino Médio e as percepções que eles passam a apresentar quando participam de atividade educacional em ambiente de laboratório de pesquisa. Com essa finalidade foi desenvolvida uma oficina com quatro encontros com quatro alunos que frequentam a Sala de Recursos Altas Habilidades/Superdotação, sediada no Instituto de Educação do Paraná Erasmo Pilotto, em Curitiba-PR. A estrutura da oficina envolveu a discussão do tema espectroscopia, aplicações da técnica e a estrutura da Ciência. Na parte final da oficina ocorreu a realização de experimentos sobre espectroscopia em um laboratório de pesquisa da UTFPR. Com as atividades desenvolvidas foi possível explorar novos temas e discussões sobre Ciência e Cientista: forma de financiamento das pesquisas; divulgação dos trabalhos em eventos; interação com a comunidade científica; e desenvolvimento de metodologias quase singulares para cada pesquisa. A visita ao laboratório permitiu contato com um ambiente de pesquisa e com profissionais de diferentes níveis que trabalham em atividade científica. Assim foi possível apresentar a Ciência no seu local de origem e construção, oportunizando a visão de um processo dinâmico e pouco linear, diferente dos apresentados nos manuais didáticos. Essa atividade mostrou-se como uma forma de aproximar a escola do ambiente acadêmico e de aproximar estudantes da Educação Básica a atividades inerentes ao campo científico – algo que pode ser entendido como uma contribuição para a formação da cultura cientifica. 2020-11-11T18:25:03Z 2020-11-11T18:25:03Z 2014-08-19 bachelorThesis LARA, Alessandro Luiz de. Do que é feito: visões de ciência e de cientista de alunos do ensino médio no desenvolvimento de uma oficina a partir de um laboratório de pesquisa. 2014. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8842 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Física
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ciência
Cientistas
Pesquisa
Science
Scientists
Research
Licenciatura em Física
spellingShingle Ciência
Cientistas
Pesquisa
Science
Scientists
Research
Licenciatura em Física
Lara, Alessandro Luiz de
Do que é feito: visões de ciência e de cientista de alunos do ensino médio no desenvolvimento de uma oficina a partir de um laboratório de pesquisa
description This work on display is dedicated to investigate the views of Science and Scientist of a group of high school students and the perceptions they start to present when they participate in educational activity in research laboratory science and training environment for Science. With this purpose a workshop with four meetings with four students attending the Sala de Recursos Altas Habilidades/Superdotação, in Instituto de Educação do Paraná Erasmo Pilotto, em Curitiba-PR. The structure of the workshop provides a discussion of the topic spectroscopy, technical applications and the structure of science. In the final part of the workshop performing experiments on spectroscopy in a research lab UTFPR occurred. With activities was developed to explore new themes and discussions about Science and Scientist: form of research funding; dissemination of work in events; interaction with the scientific community; and development of almost unique methodologies for each search. A visit to the laboratory allowed contact with a research environment and with different levels of professionals working in scientific activity. Thus it was possible to present science in its place of origin and construction, providing opportunities for the vision of a dynamic and little linear process, different from those presented in the textbooks. This activity proved to be a way to approach the school's academic environment and bring students of Basic Education with activities related to the scientific field - something that can be understood as a contribution to the formation of scientific culture.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Lara, Alessandro Luiz de
author_sort Lara, Alessandro Luiz de
title Do que é feito: visões de ciência e de cientista de alunos do ensino médio no desenvolvimento de uma oficina a partir de um laboratório de pesquisa
title_short Do que é feito: visões de ciência e de cientista de alunos do ensino médio no desenvolvimento de uma oficina a partir de um laboratório de pesquisa
title_full Do que é feito: visões de ciência e de cientista de alunos do ensino médio no desenvolvimento de uma oficina a partir de um laboratório de pesquisa
title_fullStr Do que é feito: visões de ciência e de cientista de alunos do ensino médio no desenvolvimento de uma oficina a partir de um laboratório de pesquisa
title_full_unstemmed Do que é feito: visões de ciência e de cientista de alunos do ensino médio no desenvolvimento de uma oficina a partir de um laboratório de pesquisa
title_sort do que é feito: visões de ciência e de cientista de alunos do ensino médio no desenvolvimento de uma oficina a partir de um laboratório de pesquisa
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation LARA, Alessandro Luiz de. Do que é feito: visões de ciência e de cientista de alunos do ensino médio no desenvolvimento de uma oficina a partir de um laboratório de pesquisa. 2014. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8842
_version_ 1805306615948115968
score 10,814766