Ensino de acústica: uma sequência didática para auxiliar o ensino de intensidade e frequência sonora, baseada na teoria da aprendizagem significativa

Music has great richness concerning conceptual physics, and that should be explored in a classroom, leading to discussions about the elements therein and giving grants for students to understand what happens physically. Following this line, the present work aims to use a didactic sequence to verify...

ver descrição completa

Autor principal: Stinglin, Douglas da Costa
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8843
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-8843
recordtype dspace
spelling riut-1-88432020-11-11T18:25:05Z Ensino de acústica: uma sequência didática para auxiliar o ensino de intensidade e frequência sonora, baseada na teoria da aprendizagem significativa Stinglin, Douglas da Costa Sutil, Noemi Freitas, Mário Sérgio Teixeira de Música - Acústica e física Ondas (Física) Ondas sonoras Music - Acoustics and physics Waves Sound-waves Licenciatura em Física Music has great richness concerning conceptual physics, and that should be explored in a classroom, leading to discussions about the elements therein and giving grants for students to understand what happens physically. Following this line, the present work aims to use a didactic sequence to verify whether the students had significant learning related to sound intensity and frequency, in addition to the new contents to high school, the spherical sound wave propagation. The theoretical framework is based on the theory of meaningful learning of Ausubel with the explanations of Marco Antonio Moreira, and also on a literature survey in the National Symposium of Physics of the last ten years, from 2003 to 2013, beyond theory of physics written by Eisberg. Thus this study aimed to apply the instructional sequence of 2 hours-class to collect data related to meaningful learning, with the use of a diary. Content analysis is taken by daily based on Laurence Bardin. A música tem grande riqueza conceitual física e isso deve ser explorado em sala de aula, causando discussões sobre os elementos ali existentes e dando subsídios para que os alunos possam entender o que acontece fisicamente. Seguindo esta linha o trabalho presente tem como objetivo usar uma sequência didática para observar se os alunos tiveram aprendizagem significativa com relação à intensidade e frequência sonora, além do conteúdo, novo para o ensino médio, a propagação esférica da onda sonora. O referencial teórico é baseado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel junto às explicações de Marco Antonio Moreira, também em uma pesquisa bibliográfica feita nos Simpósios Nacionais de Física dos últimos dez anos, de 2003 a 2013, além da teoria de Física escrita por Eisberg. Com isso este trabalho visou aplicar a sequência didática de 2 horas-aula para a coleta de dados referente à aprendizagem significativa, com o uso de um diário de campo. A análise de conteúdo feita pelo diário é fundamentada em Laurence Bardin. 2020-11-11T18:25:04Z 2020-11-11T18:25:04Z 2014-08-27 bachelorThesis STINGLIN, Douglas da Costa. Ensino de acústica: uma sequência didática para auxiliar o ensino de intensidade e frequência sonora, baseada na teoria da aprendizagem significativa. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8843 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Física
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Música - Acústica e física
Ondas (Física)
Ondas sonoras
Music - Acoustics and physics
Waves
Sound-waves
Licenciatura em Física
spellingShingle Música - Acústica e física
Ondas (Física)
Ondas sonoras
Music - Acoustics and physics
Waves
Sound-waves
Licenciatura em Física
Stinglin, Douglas da Costa
Ensino de acústica: uma sequência didática para auxiliar o ensino de intensidade e frequência sonora, baseada na teoria da aprendizagem significativa
description Music has great richness concerning conceptual physics, and that should be explored in a classroom, leading to discussions about the elements therein and giving grants for students to understand what happens physically. Following this line, the present work aims to use a didactic sequence to verify whether the students had significant learning related to sound intensity and frequency, in addition to the new contents to high school, the spherical sound wave propagation. The theoretical framework is based on the theory of meaningful learning of Ausubel with the explanations of Marco Antonio Moreira, and also on a literature survey in the National Symposium of Physics of the last ten years, from 2003 to 2013, beyond theory of physics written by Eisberg. Thus this study aimed to apply the instructional sequence of 2 hours-class to collect data related to meaningful learning, with the use of a diary. Content analysis is taken by daily based on Laurence Bardin.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Stinglin, Douglas da Costa
author_sort Stinglin, Douglas da Costa
title Ensino de acústica: uma sequência didática para auxiliar o ensino de intensidade e frequência sonora, baseada na teoria da aprendizagem significativa
title_short Ensino de acústica: uma sequência didática para auxiliar o ensino de intensidade e frequência sonora, baseada na teoria da aprendizagem significativa
title_full Ensino de acústica: uma sequência didática para auxiliar o ensino de intensidade e frequência sonora, baseada na teoria da aprendizagem significativa
title_fullStr Ensino de acústica: uma sequência didática para auxiliar o ensino de intensidade e frequência sonora, baseada na teoria da aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Ensino de acústica: uma sequência didática para auxiliar o ensino de intensidade e frequência sonora, baseada na teoria da aprendizagem significativa
title_sort ensino de acústica: uma sequência didática para auxiliar o ensino de intensidade e frequência sonora, baseada na teoria da aprendizagem significativa
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation STINGLIN, Douglas da Costa. Ensino de acústica: uma sequência didática para auxiliar o ensino de intensidade e frequência sonora, baseada na teoria da aprendizagem significativa. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8843
_version_ 1805323497866526720
score 10,814766