Inserção de tópicos de física moderna na realidade escolar do planalto norte catarinense

This study concerns a qualitative survey conducted in the city of Itaiópolis / SC, located in northern Santa Catarina plateau, whose objective was to develop and implement a Modern Physics and Contemporary teaching proposal for Secondary Education, based on the topics: Photoelectric Effect and exper...

ver descrição completa

Autor principal: Abilino, Jonata Eduardo Dresseno
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8857
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-8857
recordtype dspace
spelling riut-1-88572020-11-11T18:25:24Z Inserção de tópicos de física moderna na realidade escolar do planalto norte catarinense Abilino, Jonata Eduardo Dresseno Saavedra Filho, Nestor Cortez ., . ., . ., . Física - Estudo e ensino Abordagem interdisciplinar do conhecimento Tecnologia da informação - Projeto auxiliado por computador Physics - Study and teaching Interdisciplinary approach to knowledge Information technology - Computer-aided design CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA This study concerns a qualitative survey conducted in the city of Itaiópolis / SC, located in northern Santa Catarina plateau, whose objective was to develop and implement a Modern Physics and Contemporary teaching proposal for Secondary Education, based on the topics: Photoelectric Effect and experiment Double-slit, through ICT and experience at the State Primary School Virgil Lowland, answering the question: Is it feasible to enter the discussion in high school on the Modern and Contemporary Physics ICT-mediated and experiments, based on the effect of topical photoelectric and double-slit experiment in public schools? To consolidate research, data collection was done using audio recordings of instruments and a field diary. The evaluation and verification of the data were made via content analysis, from the audio transcript. Data collected during the survey provide indications that can be applied topics of Modern and Contemporary Physics in high school since the teacher implant a minimum teaching-learning methodology and use ICT in order to mediate the didactic transposition, thus facilitating student learning. The research also showed the importance of training of the teaching, so that it knows how to use it properly pedagogical tools, and finally also shows that it is feasible to apply the topics of FMC in school and its context, it should also be feasible to extrapolate results by applying the proposal to the rest of the public schools, except the minimum boundary conditions. O presente trabalho diz respeito a uma pesquisa qualitativa realizada na cidade de Itaiópolis/SC, localizada no planalto norte catarinense, cujo objetivo foi desenvolver e aplicar uma proposta de ensino de Física Moderna e Contemporânea para o Ensino Médio, com base nos tópicos: Efeito Fotoelétrico e Experimento Dupla-fenda, através de TIC e experimento na Escola Estadual Básica Virgílio Várzea, respondendo à pergunta: É viável a inserção da discussão no Ensino Médio sobre a Física Moderna e Contemporânea mediadas pelas TIC e experimentos, tendo por base os tópicos de efeito fotoelétrico e experimento dupla-fenda, em escolas públicas? Para consolidar a pesquisa, a coleta dos dados foi feita utilizando-se de instrumentos de gravações de áudio e um diário de campo. A apreciação e verificação dos dados foram feita via análise de conteúdo, a partir do áudio transcrito. Os dados coletados durante a pesquisa fornecem indicativos de que é possível aplicar tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, desde que o professor implante uma metodologia de ensino- aprendizagem mínima e use as TIC de forma a mediar à transposição didática, facilitando assim a aprendizagem dos alunos. A pesquisa também mostrou a importância da formação do docente, de modo que o mesmo saiba usar o ferramental pedagógico adequadamente, e por fim mostra também que se é viável aplicar os tópicos de FMC na escola e seu contexto, deve ser também viável extrapolar os resultados aplicando a proposta ao restante das escolas públicas, salvo as condições mínimas de contorno. 2020-11-11T18:25:24Z 2020-11-11T18:25:24Z 2015-07-08 bachelorThesis ABILINO, Jonata Eduardo Dresseno. Inserção de tópicos de física moderna na realidade escolar do planalto norte catarinense. 2015. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8857 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Departamento Acadêmico de Física Licenciatura em Física UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Física - Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Tecnologia da informação - Projeto auxiliado por computador
Physics - Study and teaching
Interdisciplinary approach to knowledge
Information technology - Computer-aided design
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
spellingShingle Física - Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Tecnologia da informação - Projeto auxiliado por computador
Physics - Study and teaching
Interdisciplinary approach to knowledge
Information technology - Computer-aided design
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Abilino, Jonata Eduardo Dresseno
Inserção de tópicos de física moderna na realidade escolar do planalto norte catarinense
description This study concerns a qualitative survey conducted in the city of Itaiópolis / SC, located in northern Santa Catarina plateau, whose objective was to develop and implement a Modern Physics and Contemporary teaching proposal for Secondary Education, based on the topics: Photoelectric Effect and experiment Double-slit, through ICT and experience at the State Primary School Virgil Lowland, answering the question: Is it feasible to enter the discussion in high school on the Modern and Contemporary Physics ICT-mediated and experiments, based on the effect of topical photoelectric and double-slit experiment in public schools? To consolidate research, data collection was done using audio recordings of instruments and a field diary. The evaluation and verification of the data were made via content analysis, from the audio transcript. Data collected during the survey provide indications that can be applied topics of Modern and Contemporary Physics in high school since the teacher implant a minimum teaching-learning methodology and use ICT in order to mediate the didactic transposition, thus facilitating student learning. The research also showed the importance of training of the teaching, so that it knows how to use it properly pedagogical tools, and finally also shows that it is feasible to apply the topics of FMC in school and its context, it should also be feasible to extrapolate results by applying the proposal to the rest of the public schools, except the minimum boundary conditions.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Abilino, Jonata Eduardo Dresseno
author_sort Abilino, Jonata Eduardo Dresseno
title Inserção de tópicos de física moderna na realidade escolar do planalto norte catarinense
title_short Inserção de tópicos de física moderna na realidade escolar do planalto norte catarinense
title_full Inserção de tópicos de física moderna na realidade escolar do planalto norte catarinense
title_fullStr Inserção de tópicos de física moderna na realidade escolar do planalto norte catarinense
title_full_unstemmed Inserção de tópicos de física moderna na realidade escolar do planalto norte catarinense
title_sort inserção de tópicos de física moderna na realidade escolar do planalto norte catarinense
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ABILINO, Jonata Eduardo Dresseno. Inserção de tópicos de física moderna na realidade escolar do planalto norte catarinense. 2015. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8857
_version_ 1805315581391405056
score 10,814766