A representação da criança nos textos publicitários: uma análise do discurso na perspectiva francesa

Every text reproduces certain ideologies, or ways of being and thinking, and the texts produced by the media have a wide social reach, influencing the formation of one’s self. Advertising texts also influence the constitution of society’s representations, as well as its individuals and consequently...

ver descrição completa

Autor principal: Salça, Suelen Cristina
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8881
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-8881
recordtype dspace
spelling riut-1-88812020-11-11T18:33:54Z A representação da criança nos textos publicitários: uma análise do discurso na perspectiva francesa Salça, Suelen Cristina Remenche, Maria de Lourdes Rossi Análise do discurso Comunicação de massa e crianças Publicidade - Crianças Discourse analysis Mass media and children Publicity - Childrens Licenciatura em Letras Every text reproduces certain ideologies, or ways of being and thinking, and the texts produced by the media have a wide social reach, influencing the formation of one’s self. Advertising texts also influence the constitution of society’s representations, as well as its individuals and consequently of children. By understanding the child as a historical construct and its development through social and family interaction, we can perceive that children’s representations in society and in the media affect their human construction. Therefore, this work aims to analyze the representation of children in ten advertising texts in the perspective of the French School of Discourse Analysis. Todo texto reproduz certas ideologias, ou modos de ser e de pensar, e os textos produzidos pela mídia, por serem de grande alcance social, influenciam nas construções do sujeito. O mesmo acontece com os textos publicitários, que constroem e reproduzem representações da sociedade, dos sujeitos e, consequentemente, da criança. Ao compreendermos a criança como uma construção histórica e seu desenvolvimento por meio de relações com a sociedade e a família, percebemos que as representações do que é ser criança produzidas na sociedade e na mídia influenciam na formação humana da criança. Desse modo, este trabalho busca analisar a representação das crianças em cerca de dez textos publicitários na perspectiva da Análise do Discurso de vertente francesa. 2020-11-11T18:33:54Z 2020-11-11T18:33:54Z 2014-02-24 bachelorThesis SALÇA, Suelen Cristina. A representação da criança nos textos publicitários: uma análise do discurso na perspectiva francesa. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8881 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Análise do discurso
Comunicação de massa e crianças
Publicidade - Crianças
Discourse analysis
Mass media and children
Publicity - Childrens
Licenciatura em Letras
spellingShingle Análise do discurso
Comunicação de massa e crianças
Publicidade - Crianças
Discourse analysis
Mass media and children
Publicity - Childrens
Licenciatura em Letras
Salça, Suelen Cristina
A representação da criança nos textos publicitários: uma análise do discurso na perspectiva francesa
description Every text reproduces certain ideologies, or ways of being and thinking, and the texts produced by the media have a wide social reach, influencing the formation of one’s self. Advertising texts also influence the constitution of society’s representations, as well as its individuals and consequently of children. By understanding the child as a historical construct and its development through social and family interaction, we can perceive that children’s representations in society and in the media affect their human construction. Therefore, this work aims to analyze the representation of children in ten advertising texts in the perspective of the French School of Discourse Analysis.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Salça, Suelen Cristina
author_sort Salça, Suelen Cristina
title A representação da criança nos textos publicitários: uma análise do discurso na perspectiva francesa
title_short A representação da criança nos textos publicitários: uma análise do discurso na perspectiva francesa
title_full A representação da criança nos textos publicitários: uma análise do discurso na perspectiva francesa
title_fullStr A representação da criança nos textos publicitários: uma análise do discurso na perspectiva francesa
title_full_unstemmed A representação da criança nos textos publicitários: uma análise do discurso na perspectiva francesa
title_sort representação da criança nos textos publicitários: uma análise do discurso na perspectiva francesa
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SALÇA, Suelen Cristina. A representação da criança nos textos publicitários: uma análise do discurso na perspectiva francesa. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8881
_version_ 1805318919020347392
score 10,814766