Comparação entre propagandas de produtos infantis da década de 80 com os dias atuais: um estudo à luz da análise do discurso

All publicity aims to produce an ideological discourse to reach the audience. For the most part, publicity is supported by advertising for such purpose text and pictorial resources, which serve as major agents of the spread of speech. By having a comprehensive broadcasting, advertising through these...

ver descrição completa

Autor principal: Chiquetti, Camille
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8934
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-8934
recordtype dspace
spelling riut-1-89342020-11-11T18:35:14Z Comparação entre propagandas de produtos infantis da década de 80 com os dias atuais: um estudo à luz da análise do discurso Comparison of children’s products advertisements from the 80s to current day: a glance at discourse analysis Chiquetti, Camille Nunes, Paula Ávila Nunes, Paula Ávila Remenche, Maria de Lourdes Rossi Mandaji, Carolina Fernandes da Silva Publicidade Crianças Análise do discurso Publicity Children Discourse analysis CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA All publicity aims to produce an ideological discourse to reach the audience. For the most part, publicity is supported by advertising for such purpose text and pictorial resources, which serve as major agents of the spread of speech. By having a comprehensive broadcasting, advertising through these resources, reproduces and constructs representations of a society in the target audience to consume and this happens even with children who, increasingly, have been the target of advertising campaigns. When we consider the process of identity construction and the children's critical thinking through interaction society-family, it is noted that the representations of being a child presented in advertisements can influence the child's education process through speeches that they arrive. Thus, a discursive analysis of advertising campaigns aimed at children in the 80 will be held, as compared to other, similar products, conveyed today, resulting in a comparison between the parties. The aim is to see if there were changes in the way such pieces convey his speeches, and especially how these discourses have changed (or not) over the last three decades. Toda propaganda publicitária tem por objetivo reproduzir um discurso ideológico para atingir seus expectadores. Em sua grande maioria, esses meios publicitários têm como suporte para tal fim texto e recursos imagéticos, que servem como agentes principais da propagação do discurso. Por ter uma veiculação abrangente, a publicidade, por meio desses recursos, reproduz e constrói representações de uma sociedade no público-alvo para que consumam, e isso acontece, inclusive, com crianças, que, cada vez mais, têm sido alvo de peças publicitárias. Ao levarmos em consideração o processo de construção de identidade e do pensamento crítico infantil por intermédio da interação sociedade-família, nota-se que as representações do que é ser criança presentes nas peças publicitárias podem influenciar o processo de formação da criança por meio dos discursos que a elas chegam. Assim, será realizada uma análise discursiva de peças publicitárias destinadas ao público infantil na década de 80, em comparação com outras, de produtos similares, veiculadas nos dias atuais, resultando em uma comparação entre as partes. Pretende-se observar se houve mudanças na forma como tais peças veiculam seus discursos e, principalmente, como esses discursos se modificaram (ou não) ao longo das últimas três décadas. 2020-11-11T18:35:14Z 2020-11-11T18:35:14Z 2015-11-24 bachelorThesis CHIQUETTI, Camille. Comparação entre propagandas de produtos infantis da década de 80 com os dias atuais: um estudo à luz da análise do discurso. 2015. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português-Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8934 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Publicidade
Crianças
Análise do discurso
Publicity
Children
Discourse analysis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Publicidade
Crianças
Análise do discurso
Publicity
Children
Discourse analysis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Chiquetti, Camille
Comparação entre propagandas de produtos infantis da década de 80 com os dias atuais: um estudo à luz da análise do discurso
description All publicity aims to produce an ideological discourse to reach the audience. For the most part, publicity is supported by advertising for such purpose text and pictorial resources, which serve as major agents of the spread of speech. By having a comprehensive broadcasting, advertising through these resources, reproduces and constructs representations of a society in the target audience to consume and this happens even with children who, increasingly, have been the target of advertising campaigns. When we consider the process of identity construction and the children's critical thinking through interaction society-family, it is noted that the representations of being a child presented in advertisements can influence the child's education process through speeches that they arrive. Thus, a discursive analysis of advertising campaigns aimed at children in the 80 will be held, as compared to other, similar products, conveyed today, resulting in a comparison between the parties. The aim is to see if there were changes in the way such pieces convey his speeches, and especially how these discourses have changed (or not) over the last three decades.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Chiquetti, Camille
author_sort Chiquetti, Camille
title Comparação entre propagandas de produtos infantis da década de 80 com os dias atuais: um estudo à luz da análise do discurso
title_short Comparação entre propagandas de produtos infantis da década de 80 com os dias atuais: um estudo à luz da análise do discurso
title_full Comparação entre propagandas de produtos infantis da década de 80 com os dias atuais: um estudo à luz da análise do discurso
title_fullStr Comparação entre propagandas de produtos infantis da década de 80 com os dias atuais: um estudo à luz da análise do discurso
title_full_unstemmed Comparação entre propagandas de produtos infantis da década de 80 com os dias atuais: um estudo à luz da análise do discurso
title_sort comparação entre propagandas de produtos infantis da década de 80 com os dias atuais: um estudo à luz da análise do discurso
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation CHIQUETTI, Camille. Comparação entre propagandas de produtos infantis da década de 80 com os dias atuais: um estudo à luz da análise do discurso. 2015. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português-Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8934
_version_ 1805321380965646336
score 10,814766