Dificuldades de comunicação oral em língua inglesa: uma análise em períodos iniciais de um curso de dupla licenciatura

This research analyses the main difficulties in communicating orally shown by the students of the first periods of the Licenciatura em Letras Português-Inglês course at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) at campus Curitiba, from the students’ perspective of their experience relat...

ver descrição completa

Autor principal: Quisen, Julia Basso Caetano
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8967
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-8967
recordtype dspace
spelling riut-1-89672020-11-11T18:36:35Z Dificuldades de comunicação oral em língua inglesa: uma análise em períodos iniciais de um curso de dupla licenciatura Difficulties in oral communication in English language: an analysis in initial periods of a double degree course Quisen, Julia Basso Caetano Pazello, Elizabeth Pazello, Elizabeth Polchlopek, Silvana Ayub Lindstron, Jacqueline Andreucci Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.] Comunicação oral Aquisição da segunda língua English language - Study and teaching - French, [Spanish, etc.] speakers Oral communication Second language acquisition CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES This research analyses the main difficulties in communicating orally shown by the students of the first periods of the Licenciatura em Letras Português-Inglês course at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) at campus Curitiba, from the students’ perspective of their experience related to the English language. A bibliographic research of the foreign language teaching in Brazil with emphasis on the English language and its main teaching methods and strategies was made, focusing on oral communication. The research has as its main theoretical and conceptual basis the ideas of BROWN (2007), RICHARDS & RODGERS (1998) and LARSEN-FREEMAN (2000) about the history and main aspects of global teaching of the English language, and of GIL (2008), GÜNTHER (2003) and DÖRNYEI (2003) about the elaboration, application and data analysis of a questionnaire. The main objective of this research was to provide relevant data about the development of the oral communication skills of the students to the Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM-UTFPR), and also offer a view of the current situation of the learning of the English language and its relation to the methods and strategies used in the course, from the critical perspective of the students. Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa as principais dificuldades em comunicação oral apresentadas pelos alunos dos períodos iniciais do curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do campus Curitiba, sob a perspectiva dos alunos acerca de suas experiências relacionadas à língua inglesa. Foi realizada uma revisão bibliográfica do ensino de língua estrangeira no Brasil com ênfase na língua inglesa e das principais metodologias e estratégias de ensino que têm foco na comunicação e expressão oral da língua inglesa. A pesquisa tem como principal base conceitual teórica as ideias de BROWN (2007), RICHARDS & RODGERS (1998) e LARSEN-FREEMAN (2000) a respeito da historicidade e principais aspectos do ensino global de língua inglesa, e de GIL (2008), GÜNTHER (2003) e DÖRNYEI (2003) sobre a elaboração, aplicação e análise de dados por meio de questionário. O objetivo principal dessa pesquisa foi prover dados relevantes acerca do desenvolvimento da habilidade de comunicação oral dos alunos ao Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM-UTFPR), e também oferecer um parâmetro da situação corrente da aprendizagem de língua inglesa em sua relação com as metodologias e estratégias metodológicas utilizadas, sob a visão crítica dos alunos. 2020-11-11T18:36:35Z 2020-11-11T18:36:35Z 2015-11-23 bachelorThesis QUISEN, Julia Basso Caetano. Dificuldades de comunicação oral em língua inglesa: uma análise em períodos iniciais de um curso de dupla licenciatura. 2015. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português-Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8967 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Licenciatura em Letras Português/Inglês UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Comunicação oral
Aquisição da segunda língua
English language - Study and teaching - French, [Spanish, etc.] speakers
Oral communication
Second language acquisition
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Comunicação oral
Aquisição da segunda língua
English language - Study and teaching - French, [Spanish, etc.] speakers
Oral communication
Second language acquisition
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Quisen, Julia Basso Caetano
Dificuldades de comunicação oral em língua inglesa: uma análise em períodos iniciais de um curso de dupla licenciatura
description This research analyses the main difficulties in communicating orally shown by the students of the first periods of the Licenciatura em Letras Português-Inglês course at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) at campus Curitiba, from the students’ perspective of their experience related to the English language. A bibliographic research of the foreign language teaching in Brazil with emphasis on the English language and its main teaching methods and strategies was made, focusing on oral communication. The research has as its main theoretical and conceptual basis the ideas of BROWN (2007), RICHARDS & RODGERS (1998) and LARSEN-FREEMAN (2000) about the history and main aspects of global teaching of the English language, and of GIL (2008), GÜNTHER (2003) and DÖRNYEI (2003) about the elaboration, application and data analysis of a questionnaire. The main objective of this research was to provide relevant data about the development of the oral communication skills of the students to the Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM-UTFPR), and also offer a view of the current situation of the learning of the English language and its relation to the methods and strategies used in the course, from the critical perspective of the students.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Quisen, Julia Basso Caetano
author_sort Quisen, Julia Basso Caetano
title Dificuldades de comunicação oral em língua inglesa: uma análise em períodos iniciais de um curso de dupla licenciatura
title_short Dificuldades de comunicação oral em língua inglesa: uma análise em períodos iniciais de um curso de dupla licenciatura
title_full Dificuldades de comunicação oral em língua inglesa: uma análise em períodos iniciais de um curso de dupla licenciatura
title_fullStr Dificuldades de comunicação oral em língua inglesa: uma análise em períodos iniciais de um curso de dupla licenciatura
title_full_unstemmed Dificuldades de comunicação oral em língua inglesa: uma análise em períodos iniciais de um curso de dupla licenciatura
title_sort dificuldades de comunicação oral em língua inglesa: uma análise em períodos iniciais de um curso de dupla licenciatura
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation QUISEN, Julia Basso Caetano. Dificuldades de comunicação oral em língua inglesa: uma análise em períodos iniciais de um curso de dupla licenciatura. 2015. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português-Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8967
_version_ 1805325213076815872
score 10,814766