A afetividade no discurso do professor de Língua Portuguesa: a valoração do discurso de senso comum

This extended paper aimed at observing how the affective aspects are discursivized by the Elementary school Portuguese Language teachers. To do so, the research had as epistemic basis on the theory of affectivity by Henri Wallon (2007) and the concepts on utterance and its axiological horizon by The...

ver descrição completa

Autor principal: Saheli, Yohana Diel
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9002
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-9002
recordtype dspace
spelling riut-1-90022020-11-11T18:38:18Z A afetividade no discurso do professor de Língua Portuguesa: a valoração do discurso de senso comum Saheli, Yohana Diel Rohling, Nívea Professores de ensino fundamental Professores e alunos Afeto (Psicologia) Elementary school teachers Teacher-student relationships Affect (Psychology) Licenciatura em Letras This extended paper aimed at observing how the affective aspects are discursivized by the Elementary school Portuguese Language teachers. To do so, the research had as epistemic basis on the theory of affectivity by Henri Wallon (2007) and the concepts on utterance and its axiological horizon by The Bakhtin Circle ([1979]2003, [1929]2006). For this study, it was interviewed four Portuguese Language teachers. Two of them also produced a written recording of selected memories on the affective dimension of the teaching-learning process. The results of the analysis point to the discourse of affectivity as a positive aspect of teachinglearning process, what evinces the assimilation of the common sense discourse reuttered by the teachers. On the other hand, the utterances show a negative valuation of affectivity when the discourse regarding professional attitude permeate the teachers discourse. Este Trabalho de Conclusão de Curso objetivou observar como os aspectos afetivos são discursivizados por professores de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Para tal estudo, tomamos como aporte epistemológico a teoria acerca da afetividade de Henri Wallon (2007) e os conceitos sobre o enunciado e seu horizonte axiológico do Círculo de Bakhtin ([1979]2003, [1929]2006). O estudo tem caráter qualitativo interpretativista e teve a participação de quatro professoras de língua portuguesa. Desse modo, os dados analisados constituem-se de quatro entrevistas com professores de língua portuguesa e dois memoriais escritos pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados da análise dos dados apontam para a discursivização da concepção de afetividade como aspecto positivo, o que mostra a assimilação do discurso do senso comum, reenunciados pelas professoras. Por outro lado, os enunciados mostraram uma valoração negativa da dimensão afetiva do processo de ensinoaprendizagem quando o discurso do profissionalismo permeia o discurso das professoras. 2020-11-11T18:38:18Z 2020-11-11T18:38:18Z 2013-09-25 bachelorThesis SAHELI, Yohana Diel. A afetividade no discurso do professor de Língua Portuguesa: a valoração do discurso de senso comum. 2013. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9002 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Professores de ensino fundamental
Professores e alunos
Afeto (Psicologia)
Elementary school teachers
Teacher-student relationships
Affect (Psychology)
Licenciatura em Letras
spellingShingle Professores de ensino fundamental
Professores e alunos
Afeto (Psicologia)
Elementary school teachers
Teacher-student relationships
Affect (Psychology)
Licenciatura em Letras
Saheli, Yohana Diel
A afetividade no discurso do professor de Língua Portuguesa: a valoração do discurso de senso comum
description This extended paper aimed at observing how the affective aspects are discursivized by the Elementary school Portuguese Language teachers. To do so, the research had as epistemic basis on the theory of affectivity by Henri Wallon (2007) and the concepts on utterance and its axiological horizon by The Bakhtin Circle ([1979]2003, [1929]2006). For this study, it was interviewed four Portuguese Language teachers. Two of them also produced a written recording of selected memories on the affective dimension of the teaching-learning process. The results of the analysis point to the discourse of affectivity as a positive aspect of teachinglearning process, what evinces the assimilation of the common sense discourse reuttered by the teachers. On the other hand, the utterances show a negative valuation of affectivity when the discourse regarding professional attitude permeate the teachers discourse.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Saheli, Yohana Diel
author_sort Saheli, Yohana Diel
title A afetividade no discurso do professor de Língua Portuguesa: a valoração do discurso de senso comum
title_short A afetividade no discurso do professor de Língua Portuguesa: a valoração do discurso de senso comum
title_full A afetividade no discurso do professor de Língua Portuguesa: a valoração do discurso de senso comum
title_fullStr A afetividade no discurso do professor de Língua Portuguesa: a valoração do discurso de senso comum
title_full_unstemmed A afetividade no discurso do professor de Língua Portuguesa: a valoração do discurso de senso comum
title_sort afetividade no discurso do professor de língua portuguesa: a valoração do discurso de senso comum
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SAHELI, Yohana Diel. A afetividade no discurso do professor de Língua Portuguesa: a valoração do discurso de senso comum. 2013. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9002
_version_ 1805314374445826048
score 10,814766