O método recepcional como fio condutor do ensino de língua portuguesa e literatura

Literature is a fundamental right for human being, according to Candido. However, ProLeitura research demonstrates that only a half of Brazilians considered themselves as readers. Considering that school occupies a central role in readers formation, it must be a place where literature’s teaching hap...

ver descrição completa

Autor principal: Tremba, Gabriela Bastos Cordeiro
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9012
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-9012
recordtype dspace
spelling riut-1-90122020-11-11T18:38:53Z O método recepcional como fio condutor do ensino de língua portuguesa e literatura Tremba, Gabriela Bastos Cordeiro Matsuda, Alice Atsuko Matsuda, Alice Atsuko Remenche, Maria de Lourdes Rossi Polese, Edna da Silva Ensino - Metodologia Literatura - Estudo e ensino Linguagem e línguas - Estudo e ensino Leitura Teaching - Methodology Literature - Study and teaching Language and languages - Study and teaching Reading CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Literature is a fundamental right for human being, according to Candido. However, ProLeitura research demonstrates that only a half of Brazilians considered themselves as readers. Considering that school occupies a central role in readers formation, it must be a place where literature’s teaching happens in an efficient way. In this sense, it is important to emphasize that Método Recepcional is recommended by Diretrizes Curriculares as a tool to teach Literature, regardless most of public schools teachers in Curitiba and Região Metropolitana does not know this method or does not use it. Considering this context, the present study intend to verify how the Método Recepcional can be used for the teachers as an efficient method to ally Literature and Language teaching helping to form proficient readers. To achieve this aim, it was elaborated and applied a didactic sequence based on Método Recepcional in a nineth grade of a public school. This practice was analyzed and the students did an assessment to evaluate how efficient the method was. During this process, some barriers appeared such as lack of resources, difficulties to contextualize the sequence and the literary reading due the fragmented teaching that students used to have and also the available time. Nevertheless, through methodological alternatives it was possible that the students developed their reading and their comprehension about Literature, improving the readers’ formation at school, since 24 in 30 of them have achieved, at least partially, the expectations of interpret a literary text and produce a critical review. De acordo com Candido, a literatura é um direito fundamental do ser humano. Uma pesquisa do Instituto Pró-Leitura, no entanto, apontou que apenas metade dos brasileiros se consideram leitores. Levando em conta que a escola ocupa um papel central na formação do leitor, ela deve ser um espaço em que o ensino da literatura aconteça de forma eficaz. Para isso, há necessidade de uma base teórica e metodológica. Nesse sentido, o Método Recepcional preconizado pelas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Paraná como base para o ensino de literatura tem-se mostrado eficiente em vários estudos. Mesmo assim, muitos professores da rede pública de ensino de Curitiba e Região Metropolitana desconhecem ou não aplicam o método. Cabe ainda destacar a necessidade de não se trabalhar a literatura de forma isolada. Portanto, o presente trabalho pretende verificar se o Método Recepcional juntamente com a sequência didática proposta por Schnewly e Dolz pode ser utilizado como uma ferramenta eficiente para aliar o ensino de língua e literatura, de maneira a contribuir para a formação de leitores proficientes. Para isso, foi elaborada e aplicada uma sequência didática baseada no Método Recepcional para uma turma de nono ano do ensino fundamental da escola pública. Os resultados apontaram que existem diversas barreiras para que uma sequência como essa se efetive, como a falta de recursos, a superação do ensino fragmentado e a capitalização dos conhecimentos adquiridos. Por outro lado, com estratégias que contornam essas barreiras, foi possível, ao mesmo tempo aliar a leitura literária à produção escrita e oral, além de ampliar o horizonte de expectativa dos alunos-leitores. 2020-11-11T18:38:52Z 2020-11-11T18:38:52Z 2015-11-26 bachelorThesis TREMBA, Gabriela Bastos Cordeiro. O método recepcional como fio condutor do ensino de língua portuguesa e literatura. 2015. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português-Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9012 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Licenciatura em Letras Português/Inglês UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino - Metodologia
Literatura - Estudo e ensino
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Leitura
Teaching - Methodology
Literature - Study and teaching
Language and languages - Study and teaching
Reading
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Ensino - Metodologia
Literatura - Estudo e ensino
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Leitura
Teaching - Methodology
Literature - Study and teaching
Language and languages - Study and teaching
Reading
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Tremba, Gabriela Bastos Cordeiro
O método recepcional como fio condutor do ensino de língua portuguesa e literatura
description Literature is a fundamental right for human being, according to Candido. However, ProLeitura research demonstrates that only a half of Brazilians considered themselves as readers. Considering that school occupies a central role in readers formation, it must be a place where literature’s teaching happens in an efficient way. In this sense, it is important to emphasize that Método Recepcional is recommended by Diretrizes Curriculares as a tool to teach Literature, regardless most of public schools teachers in Curitiba and Região Metropolitana does not know this method or does not use it. Considering this context, the present study intend to verify how the Método Recepcional can be used for the teachers as an efficient method to ally Literature and Language teaching helping to form proficient readers. To achieve this aim, it was elaborated and applied a didactic sequence based on Método Recepcional in a nineth grade of a public school. This practice was analyzed and the students did an assessment to evaluate how efficient the method was. During this process, some barriers appeared such as lack of resources, difficulties to contextualize the sequence and the literary reading due the fragmented teaching that students used to have and also the available time. Nevertheless, through methodological alternatives it was possible that the students developed their reading and their comprehension about Literature, improving the readers’ formation at school, since 24 in 30 of them have achieved, at least partially, the expectations of interpret a literary text and produce a critical review.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Tremba, Gabriela Bastos Cordeiro
author_sort Tremba, Gabriela Bastos Cordeiro
title O método recepcional como fio condutor do ensino de língua portuguesa e literatura
title_short O método recepcional como fio condutor do ensino de língua portuguesa e literatura
title_full O método recepcional como fio condutor do ensino de língua portuguesa e literatura
title_fullStr O método recepcional como fio condutor do ensino de língua portuguesa e literatura
title_full_unstemmed O método recepcional como fio condutor do ensino de língua portuguesa e literatura
title_sort o método recepcional como fio condutor do ensino de língua portuguesa e literatura
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation TREMBA, Gabriela Bastos Cordeiro. O método recepcional como fio condutor do ensino de língua portuguesa e literatura. 2015. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português-Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9012
_version_ 1805316180265664512
score 10,814766