Ligações químicas em livros didáticos de química do PNLD-2015: análise de conteúdo sobre um olhar das concepções alternativas

The textbook plays a main role in the relationship between learning and teaching. For that reason, the textbook is the object of several studies. One of those studies focus on understanding the difficulties of teaching and learning Chemistry concepts due of how they are displayed in the textbooks. I...

ver descrição completa

Autor principal: Szychta, Amanda Luíza
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9111
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-9111
recordtype dspace
spelling riut-1-91112020-11-11T19:07:19Z Ligações químicas em livros didáticos de química do PNLD-2015: análise de conteúdo sobre um olhar das concepções alternativas Chemical bonds in chemistry textbooks of PNLD-2015: content analysis on a look of alternative conceptions Szychta, Amanda Luíza Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Monego, Maurici Luzia Charnevski Del Fabro, Luciana Didonet Del- Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Schnitzler, Danielle Caroline Química - Estudo e ensino Livros didáticos Ligações químicas Chemistry - Study and teaching Textbooks Chemical bonds CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA The textbook plays a main role in the relationship between learning and teaching. For that reason, the textbook is the object of several studies. One of those studies focus on understanding the difficulties of teaching and learning Chemistry concepts due of how they are displayed in the textbooks. In Chemistry, chemical bond is the topic that creates a lot of understanding problems for the students. That difficulty is based on comprehending the created bond models, which are object of wrong analogies and alternative conceptions. The wrong analogies come from student’s explanations of the phenomenon that is not scientific acceptable. Thus, the objective of this study is to analyze four different Chemistry textbooks, used in the National Plan of Textbooks (PNLD) of 2015, trying to find alternative conceptions of chemical bonds based on Bardin’s methodology of data analysis. The analysis was based mainly on Gastón Bachelard’s study, who divided the learning and teaching obstacles into five categories, which may lead to alternative conceptions, that occur in the teaching-learning process. The methodology consists firstly to read and identifying different hypothesis, then trying to find connections between them and models created. In the results, all the books had positive and negative points in relation to the content of the approach, leading to higher or lower inductions alternative conceptions. The book that stood out for lower induction of alternative conceptions was the author Eduardo Mortimer and Andrea Machado, mainly to differentiate the chemical bonds and intermolecular forces. But still it was not an ideal book in its entirety, can go through pedagogical and didactic restatements at some points, taking into account the importance of alternative conceptions in the teaching-learning process. O livro didático desempenha papel fundamental nas relações entre o ensino e o cotidiano da prática docente no ensino médio, sendo, por isso, objeto de diversas pesquisas. Uma delas é direcionada para as dificuldades que os alunos apresentam no processo de ensino-aprendizagem de conceitos de química, muitas vezes, gerado pela forma como o conteúdo é abordado e apresentado nos livros didáticos. No ensino de química, o conteúdo de ligações químicas é um dos que mais gera dificuldades de aprendizagem justamente por necessitar da compreensão do comportamento de modelos teóricos, podendo ser facilmente objeto de analogias errôneas e concepções alternativas ou espontâneas. Elas surgem quando os alunos apresentam explicações para os fenômenos, muitas vezes, diferentes daquelas que seriam aceitáveis cientificamente, dificultando o processo de ensino-aprendizagem. Assim, objetivou-se avaliar quatro livros didáticos de química, indicados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, quanto à presença de concepções alternativas no conteúdo de ligações químicas, a partir da revisão dos estudos sobre as concepções alternativas dos alunos e da análise dos livros didáticos, utilizando a metodologia de Bardin de análise dos dados. A revisão foi fundamentada principalmente no estudo de Gastón Bachelard, que dividiu em cinco categorias os obstáculos epistemológicos, os quais podem levar à concepção alternativa, que ocorrem no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada consiste na realização de uma leitura primeira, em que surgem hipóteses ou questões norteadoras, e num segundo momento, em que são codificadas as semelhanças e os contrastes, investigando todo o texto. Nos resultados, todos os livros apresentaram pontos positivos e negativos, em relação à abordagem do conteúdo, levando a maiores ou menores induções de concepções alternativas. O livro que se destacou pela menor indução de concepções alternativas foi dos autores Eduardo Mortimer e Andréa Machado, principalmente por fazer a diferenciação das ligações químicas e forças intermoleculares. Porém, ainda não foi um livro ideal na sua plenitude, podendo passar por reformulações pedagógicas e didáticas em alguns pontos, levando em consideração a importância das concepções alternativas no processo de ensino-aprendizagem. 2020-11-11T19:07:18Z 2020-11-11T19:07:18Z 2015-07-10 bachelorThesis SZYCHTA, Amanda Luíza. Ligações químicas em livros didáticos de química do PNLD-2015: análise de conteúdo sobre um olhar das concepções alternativas. 2015. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9111 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Departamento Acadêmico de Química e Biologia Química UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Química - Estudo e ensino
Livros didáticos
Ligações químicas
Chemistry - Study and teaching
Textbooks
Chemical bonds
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle Química - Estudo e ensino
Livros didáticos
Ligações químicas
Chemistry - Study and teaching
Textbooks
Chemical bonds
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Szychta, Amanda Luíza
Ligações químicas em livros didáticos de química do PNLD-2015: análise de conteúdo sobre um olhar das concepções alternativas
description The textbook plays a main role in the relationship between learning and teaching. For that reason, the textbook is the object of several studies. One of those studies focus on understanding the difficulties of teaching and learning Chemistry concepts due of how they are displayed in the textbooks. In Chemistry, chemical bond is the topic that creates a lot of understanding problems for the students. That difficulty is based on comprehending the created bond models, which are object of wrong analogies and alternative conceptions. The wrong analogies come from student’s explanations of the phenomenon that is not scientific acceptable. Thus, the objective of this study is to analyze four different Chemistry textbooks, used in the National Plan of Textbooks (PNLD) of 2015, trying to find alternative conceptions of chemical bonds based on Bardin’s methodology of data analysis. The analysis was based mainly on Gastón Bachelard’s study, who divided the learning and teaching obstacles into five categories, which may lead to alternative conceptions, that occur in the teaching-learning process. The methodology consists firstly to read and identifying different hypothesis, then trying to find connections between them and models created. In the results, all the books had positive and negative points in relation to the content of the approach, leading to higher or lower inductions alternative conceptions. The book that stood out for lower induction of alternative conceptions was the author Eduardo Mortimer and Andrea Machado, mainly to differentiate the chemical bonds and intermolecular forces. But still it was not an ideal book in its entirety, can go through pedagogical and didactic restatements at some points, taking into account the importance of alternative conceptions in the teaching-learning process.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Szychta, Amanda Luíza
author_sort Szychta, Amanda Luíza
title Ligações químicas em livros didáticos de química do PNLD-2015: análise de conteúdo sobre um olhar das concepções alternativas
title_short Ligações químicas em livros didáticos de química do PNLD-2015: análise de conteúdo sobre um olhar das concepções alternativas
title_full Ligações químicas em livros didáticos de química do PNLD-2015: análise de conteúdo sobre um olhar das concepções alternativas
title_fullStr Ligações químicas em livros didáticos de química do PNLD-2015: análise de conteúdo sobre um olhar das concepções alternativas
title_full_unstemmed Ligações químicas em livros didáticos de química do PNLD-2015: análise de conteúdo sobre um olhar das concepções alternativas
title_sort ligações químicas em livros didáticos de química do pnld-2015: análise de conteúdo sobre um olhar das concepções alternativas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SZYCHTA, Amanda Luíza. Ligações químicas em livros didáticos de química do PNLD-2015: análise de conteúdo sobre um olhar das concepções alternativas. 2015. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9111
_version_ 1805296661785739264
score 10,814766