Inteligência coletada: um primeiro passo na direção da inteligência coletiva para decisões de compra no comércio social
The present work deals with the development of a prototype that aims the creation of a mechanism for collecting and distributing intelligence regarding the quality of products, in the context of social commerce. To achieve this goal, the prototype will enable users to make product assessments and, e...
Principais autores: | Bueno, Lucas, Silva, Marcos Henrique da |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9287 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-9287 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-92872020-11-12T12:03:51Z Inteligência coletada: um primeiro passo na direção da inteligência coletiva para decisões de compra no comércio social Bueno, Lucas Silva, Marcos Henrique da Graeml, Alexandre Reis Inteligência coletiva Web 2.0 (Sistema de recuperação da informação) Comércio eletrônico Swarm intelligence Web 2.0 Electronic commerce Sistemas de Informação The present work deals with the development of a prototype that aims the creation of a mechanism for collecting and distributing intelligence regarding the quality of products, in the context of social commerce. To achieve this goal, the prototype will enable users to make product assessments and, especially, consult assessments made by other users, highlighting reviews from members of their own social networks. Opinions from known sources have a greater impact in a decision than opinions from unknown sources, which justifies the development of the prototype. Since in social networks the “connections” of the users are already formed, we use Facebook as a means to obtain this information. The prototype was developed for the Android mobile operating system and it was possible to obtain the necessary information from Facebook and arrange it in order to highlight information from the social circles of the users. O presente trabalho trata do desenvolvimento de um protótipo que tem por objetivo a criação de um mecanismo para coleta e distribuição de inteligência em relação à qualidade de produtos, no contexto do comércio social. Para atingir este objetivo, o protótipo possibilitará que os usuários façam avaliações de produtos e que, principalmente, consultem avaliações realizadas por outros usuários, com destaque para avaliações dos membros de suas redes sociais. Opiniões de fontes conhecidas têm um impacto maior na decisão da compra do que opiniões de fontes desconhecidas, o que justifica o desenvolvimento do protótipo aqui descrito. Como nas redes sociais, as “conexões” dos usuários já estão formadas, optou-se pela utilização da rede social Facebook como meio de obter as informações dos usuários. O protótipo foi desenvolvido para o sistema operacional para dispositivos móveis Android e foi possível obter as informações necessárias do Facebook e organizá-las de modo a destacar informações vindas dos círculos sociais dos usuários. 2020-11-12T12:03:51Z 2020-11-12T12:03:51Z 2014-03-21 bachelorThesis BUENO, Lucas; SILVA, Marcos Henrique da. Inteligência coletada: um primeiro passo na direção da inteligência coletiva para decisões de compra no comércio social. 2014. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9287 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Informática |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Inteligência coletiva Web 2.0 (Sistema de recuperação da informação) Comércio eletrônico Swarm intelligence Web 2.0 Electronic commerce Sistemas de Informação |
spellingShingle |
Inteligência coletiva Web 2.0 (Sistema de recuperação da informação) Comércio eletrônico Swarm intelligence Web 2.0 Electronic commerce Sistemas de Informação Bueno, Lucas Silva, Marcos Henrique da Inteligência coletada: um primeiro passo na direção da inteligência coletiva para decisões de compra no comércio social |
description |
The present work deals with the development of a prototype that aims the creation of a mechanism for collecting and distributing intelligence regarding the quality of products, in the context of social commerce. To achieve this goal, the prototype will enable users to make product assessments and, especially, consult assessments made by other users, highlighting reviews from members of their own social networks. Opinions from known sources have a greater impact in a decision than opinions from unknown sources, which justifies the development of the prototype. Since in social networks the “connections” of the users are already formed, we use Facebook as a means to obtain this information. The prototype was developed for the Android mobile operating system and it was possible to obtain the necessary information from Facebook and arrange it in order to highlight information from the social circles of the users. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Bueno, Lucas Silva, Marcos Henrique da |
author_sort |
Bueno, Lucas |
title |
Inteligência coletada: um primeiro passo na direção da inteligência coletiva para decisões de compra no comércio social |
title_short |
Inteligência coletada: um primeiro passo na direção da inteligência coletiva para decisões de compra no comércio social |
title_full |
Inteligência coletada: um primeiro passo na direção da inteligência coletiva para decisões de compra no comércio social |
title_fullStr |
Inteligência coletada: um primeiro passo na direção da inteligência coletiva para decisões de compra no comércio social |
title_full_unstemmed |
Inteligência coletada: um primeiro passo na direção da inteligência coletiva para decisões de compra no comércio social |
title_sort |
inteligência coletada: um primeiro passo na direção da inteligência coletiva para decisões de compra no comércio social |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
BUENO, Lucas; SILVA, Marcos Henrique da. Inteligência coletada: um primeiro passo na direção da inteligência coletiva para decisões de compra no comércio social. 2014. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9287 |
_version_ |
1805318464671318016 |
score |
10,814766 |