Uso de gamificação e storytelling para introdução ao Pensamento Computacional

O Pensamento Computacional tem sido tema de diversas pesquisas nos últimos anos, sendo geralmente abordado de maneira isolada ou como introdução aos fundamentos de programação (Ciência da Computação). Esta pesquisa propõe uma abordagem, baseada em storytelling e gamificação, para promover o desenvol...

ver descrição completa

Publicado no: XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR
Principais autores: Slomp, Pablo Martinez, Maschio, Eleandro
Formato: Trabalho Apresentado em Evento
Idioma: Português
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2020/paper/view/7491/2120
http://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2020/paper/view/7491
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O Pensamento Computacional tem sido tema de diversas pesquisas nos últimos anos, sendo geralmente abordado de maneira isolada ou como introdução aos fundamentos de programação (Ciência da Computação). Esta pesquisa propõe uma abordagem, baseada em storytelling e gamificação, para promover o desenvolvimento do Pensamento Computacional.  A abordagem foi implementada em um protótipo educacional (um livro-jogo digital), de maneira que auxilie no desenvolvimento da capacidade do aluno para a resolução de problemas, tendo o Pensamento Computacional como elemento de correlação entre diferentes áreas de conhecimento (disciplinas). O jogo busca promover um maior envolvimento do aluno com o conteúdo, colocando-o como protagonista no enredo, para que encontre diferentes informações, caminhos e puzzles (desafios) de acordo com as escolhas feitas. O protótipo tem como público alunos entre 10 e 14 anos, compreendidos entre o 5º e o 8º ano do Ensino Fundamental.