A influência do conhecimento prévio no ensino de Física Moderna e Contemporânea: um relato de mudança conceitual como processo de aprendizagem significativa

Este trabalho buscou verificar se o ensino de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio pode ser potencialmente significativo quando inserido de forma conjunta com o ensino de Física Clássica. Os assuntos que foram trabalhados, com alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola da cidade...

ver descrição completa

Principais autores: Lino, Alex, Fusinato, Polônia Altoé
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1050
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1050
recordtype ojs
spelling peri-article-10502022-09-29T18:40:38Z A influência do conhecimento prévio no ensino de Física Moderna e Contemporânea: um relato de mudança conceitual como processo de aprendizagem significativa Lino, Alex Fusinato, Polônia Altoé Este trabalho buscou verificar se o ensino de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio pode ser potencialmente significativo quando inserido de forma conjunta com o ensino de Física Clássica. Os assuntos que foram trabalhados, com alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola da cidade de Paraguaçu Paulista, têm em comum os conceitos de calor e energia. Durante as aulas de processos de transferência de calor foi abordado o problema da radiação de corpo negro, inserindo conceitos de Física Quântica, como a quantização de energia. As aulas foram preparadas com base na teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e incluídas na grade da disciplina Física durante o primeiro semestre letivo do ano de 2010. As análises dos questionários revelaram que muitos alunos sofreram obliteração de seus subsunçores e os mapas nos mostraram hierarquias altamente organizadas das estruturas cognitivas dos alunos, que são indícios de aprendizagem significativa.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011-12-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1050 10.3895/S1982-873X2011000300004 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 3 (2011) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20110003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1050/735 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Lino, Alex
Fusinato, Polônia Altoé
spellingShingle Lino, Alex
Fusinato, Polônia Altoé
A influência do conhecimento prévio no ensino de Física Moderna e Contemporânea: um relato de mudança conceitual como processo de aprendizagem significativa
author_sort Lino, Alex
title A influência do conhecimento prévio no ensino de Física Moderna e Contemporânea: um relato de mudança conceitual como processo de aprendizagem significativa
title_short A influência do conhecimento prévio no ensino de Física Moderna e Contemporânea: um relato de mudança conceitual como processo de aprendizagem significativa
title_full A influência do conhecimento prévio no ensino de Física Moderna e Contemporânea: um relato de mudança conceitual como processo de aprendizagem significativa
title_fullStr A influência do conhecimento prévio no ensino de Física Moderna e Contemporânea: um relato de mudança conceitual como processo de aprendizagem significativa
title_full_unstemmed A influência do conhecimento prévio no ensino de Física Moderna e Contemporânea: um relato de mudança conceitual como processo de aprendizagem significativa
title_sort influência do conhecimento prévio no ensino de física moderna e contemporânea: um relato de mudança conceitual como processo de aprendizagem significativa
description Este trabalho buscou verificar se o ensino de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio pode ser potencialmente significativo quando inserido de forma conjunta com o ensino de Física Clássica. Os assuntos que foram trabalhados, com alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola da cidade de Paraguaçu Paulista, têm em comum os conceitos de calor e energia. Durante as aulas de processos de transferência de calor foi abordado o problema da radiação de corpo negro, inserindo conceitos de Física Quântica, como a quantização de energia. As aulas foram preparadas com base na teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e incluídas na grade da disciplina Física durante o primeiro semestre letivo do ano de 2010. As análises dos questionários revelaram que muitos alunos sofreram obliteração de seus subsunçores e os mapas nos mostraram hierarquias altamente organizadas das estruturas cognitivas dos alunos, que são indícios de aprendizagem significativa. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2011
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1050
_version_ 1805449020474130432
score 10,814766