Engajamento de estudantes e abordagem de temas contemporâneos: desafios estruturais, curriculares e metodológicos

As demandas de integração entre áreas de conhecimento e de vinculação de conteúdos escolares com elementos vivenciais dos sujeitos podem ser compreendidas no escopo de abordagem de temas contemporâneos na Educação Básica. Essa perspectiva pode agregar problematização de relações entre Ciência, Tecno...

ver descrição completa

Principais autores: Carvalho da Silva, Josiane, Sampaio Nogueira, Camila, Sutil, Noemi, Massahiko Higashi, Eduardo
Formato: Artigo
Idioma: Inglês
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10713
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-10713
recordtype ojs
spelling peri-article-107132022-10-18T23:53:40Z Engajamento de estudantes e abordagem de temas contemporâneos: desafios estruturais, curriculares e metodológicos Student engagement and contemporary themes approach: structural, curricular and methodological challenges Carvalho da Silva, Josiane Sampaio Nogueira, Camila Sutil, Noemi Massahiko Higashi, Eduardo Educação Ensino de Física; Formação docente; Energia elétrica Physics teaching; Teacher Education; Electric energy As demandas de integração entre áreas de conhecimento e de vinculação de conteúdos escolares com elementos vivenciais dos sujeitos podem ser compreendidas no escopo de abordagem de temas contemporâneos na Educação Básica. Essa perspectiva pode agregar problematização de relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), o posicionamento e a proposição de alternativas, direcionados a questões controversas. Nessa vertente educativa, apresentam-se, neste relato de experiência, análises concernentes ao desenvolvimento de proposta educacional no âmbito do Programa de Residência Pedagógica de Física, com alunos do terceiro ano de uma instituição pública de Curitiba, Paraná, entre os meses de fevereiro e setembro de 2019. Essas ações foram empreendidas considerando pressupostos de abordagem de relações entre CTSA e engajamento, com tema vinculado à Produção, Distribuição e Uso de Energia Elétrica. Em referência a esse processo, objetiva-se apontar desafios estruturais, curriculares e metodológicos. Entre as atividades educacionais desenvolvidas, destacam-se processos de leitura, discussão, experimentação e elaboração de maquetes. As análises incidiram sobre relatórios elaborados pelos residentes, materiais produzidos pelos alunos da Educação Básica (atividades escritas, entregues em papel e no Google Classroom; maquetes) e questionário. Os materiais escritos foram analisados considerando elementos de Análise de Conteúdo. No processo de análise de dados, foram destacados aspectos de engajamento dos estudantes e correlações com desafios estruturais, curriculares e metodológicos. Evidenciou-se engajamento dos estudantes nas atividades, com reconhecimento, problematização e proposição de alternativas a situações problemáticas contemporâneas. Contudo, identificaram-se dificuldades concernentes à participação de estudantes e utilização de elementos de matemática. Em termos de desafios, houve necessidade de adaptações e articulações, considerando características das instituições e sujeitos envolvidos; estes compreenderam vertente estrutural, organização curricular e abordagem metodológica, concernentes à ruptura com aspectos de ensino tradicional.  Salienta-se que o desenvolvimento da referida proposta viabilizou aos residentes a articulação entre teoria e prática, com ação e reflexão direcionadas à própria prática educacional The demands of integration among areas of knowledge and the linking of school contents with the experiential elements of the subjects can be understood within the scope of the contemporary themes approach in Basic Education. This perspective can aggregate the problem-posing of relations between Science, Technology, Society and Environment (STSE), the positioning and the proposition of alternatives, towards controversial issues. Regarding this educational conception, in this experience report, some analysis are presented concerning the development of an educational proposal within the scope of the Pedagogical Residence of Physics, with students from the third year of a public institution in Curitiba, Paraná, from February to September 2019. These actions were undertaken considering the assumptions of approach of STSE relations and engagement, with theme related to the Production, Distribution and Use of Electric Energy. In reference to this process, the objective is to point out structural, curricular and methodological challenges. Among the developed educational activities, reading processes, discussions, experimental activities and model making stand out. The analysis focused on reports elaborated by residents, materials produced by students in Basic Education (written activities delivered on paper and in Google Classroom; models) and questionnaire. The written materials were analyzed considering elements of Content Analysis. In the data analysis process, aspects of student involvement and correlations with structural, curricular and methodological challenges were highlighted. It was evidenced student engagement in the activities, with recognition, problem-posing and proposition of alternatives to contemporary problematic situations. However, difficulties concerning student participation and the use of mathematical elements were identified. In terms of challenges, there was a need for adaptations and articulations, considering the characteristics of the institutions and the subjects involved; these comprised structural perspective, curricular organization and methodological approach, concerning the break with aspects of traditional teaching. It should be noted that the development of this proposal made it possible for residents to articulate theory and practice, with action and reflection towards the educational practice itself. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 2020-04-11 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Relato de experiência application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10713 10.3895/actio.v5n1.10713 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 1 (2020); 1-19 ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 1 (2020); 1-19 2525-8923 10.3895/actio.v5n1 eng http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10713/7289 Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Inglês
format Artigo
author Carvalho da Silva, Josiane
Sampaio Nogueira, Camila
Sutil, Noemi
Massahiko Higashi, Eduardo
spellingShingle Carvalho da Silva, Josiane
Sampaio Nogueira, Camila
Sutil, Noemi
Massahiko Higashi, Eduardo
Engajamento de estudantes e abordagem de temas contemporâneos: desafios estruturais, curriculares e metodológicos
author_sort Carvalho da Silva, Josiane
title Engajamento de estudantes e abordagem de temas contemporâneos: desafios estruturais, curriculares e metodológicos
title_short Engajamento de estudantes e abordagem de temas contemporâneos: desafios estruturais, curriculares e metodológicos
title_full Engajamento de estudantes e abordagem de temas contemporâneos: desafios estruturais, curriculares e metodológicos
title_fullStr Engajamento de estudantes e abordagem de temas contemporâneos: desafios estruturais, curriculares e metodológicos
title_full_unstemmed Engajamento de estudantes e abordagem de temas contemporâneos: desafios estruturais, curriculares e metodológicos
title_sort engajamento de estudantes e abordagem de temas contemporâneos: desafios estruturais, curriculares e metodológicos
description As demandas de integração entre áreas de conhecimento e de vinculação de conteúdos escolares com elementos vivenciais dos sujeitos podem ser compreendidas no escopo de abordagem de temas contemporâneos na Educação Básica. Essa perspectiva pode agregar problematização de relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), o posicionamento e a proposição de alternativas, direcionados a questões controversas. Nessa vertente educativa, apresentam-se, neste relato de experiência, análises concernentes ao desenvolvimento de proposta educacional no âmbito do Programa de Residência Pedagógica de Física, com alunos do terceiro ano de uma instituição pública de Curitiba, Paraná, entre os meses de fevereiro e setembro de 2019. Essas ações foram empreendidas considerando pressupostos de abordagem de relações entre CTSA e engajamento, com tema vinculado à Produção, Distribuição e Uso de Energia Elétrica. Em referência a esse processo, objetiva-se apontar desafios estruturais, curriculares e metodológicos. Entre as atividades educacionais desenvolvidas, destacam-se processos de leitura, discussão, experimentação e elaboração de maquetes. As análises incidiram sobre relatórios elaborados pelos residentes, materiais produzidos pelos alunos da Educação Básica (atividades escritas, entregues em papel e no Google Classroom; maquetes) e questionário. Os materiais escritos foram analisados considerando elementos de Análise de Conteúdo. No processo de análise de dados, foram destacados aspectos de engajamento dos estudantes e correlações com desafios estruturais, curriculares e metodológicos. Evidenciou-se engajamento dos estudantes nas atividades, com reconhecimento, problematização e proposição de alternativas a situações problemáticas contemporâneas. Contudo, identificaram-se dificuldades concernentes à participação de estudantes e utilização de elementos de matemática. Em termos de desafios, houve necessidade de adaptações e articulações, considerando características das instituições e sujeitos envolvidos; estes compreenderam vertente estrutural, organização curricular e abordagem metodológica, concernentes à ruptura com aspectos de ensino tradicional.  Salienta-se que o desenvolvimento da referida proposta viabilizou aos residentes a articulação entre teoria e prática, com ação e reflexão direcionadas à própria prática educacional
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10713
_version_ 1805450492098117632
score 10,814766