Apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicos
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e análise de uma atividade aplicada para alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino localizada em Curitiba, a qual buscou mostrar a importância da química no cotidiano dos alunos bem como despertar o interesse pelos conte...
Principais autores: | de Lara Pereira, Edirene, Nishihara Thie Koki, Ana Carolina, de Biassio, Mayara, Prado Cardoso da Silva, Gesieli, Sutille Miranda, Flávia, Grassmann, Camila Gabriela, Michalsky, Gabrielly, Strapação Heine, Rômulo, Lambach, Marcelo |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10781 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e análise de uma atividade aplicada para alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino localizada em Curitiba, a qual buscou mostrar a importância da química no cotidiano dos alunos bem como despertar o interesse pelos conteúdos estudados. A dinâmica da atividade foi inspirada no jogo de tabuleiro Zombicide, que envolve ataques de zumbis e a sobrevivência a eles, sendo que, neste caso, para os jogadores sobreviverem aos ataques, devem usar conhecimentos de química e raciocínio lógico, relacionando seus conteúdos escolares com o referido contexto. O jogo criado por licenciandos durante o PIBID é cooperativo, no qual os alunos participantes, no papel de sobreviventes de um apocalipse zumbi, tiveram que completar missões para sobreviver ao ataque. No decorrer do jogo, os participantes responderam questões relacionadas aos conteúdos de química cujas respostas se corretas tornavam o participante um sobrevivente ao ataque zumbi, já se as respostas estivessem incorretas, os participantes perdiam suas vidas no jogo. Para a conclusão do jogo, os participantes precisaram desenvolver as atividades relacionadas à sobrevivência, entre elas: experimentos sobre a conservação dos alimentos, purificação da água e desenvolvimento de pilhas de energia. Após esse processo, a equipe teve que resgatar um colega que estava no laboratório desenvolvendo a cura do vírus que transformava as pessoas em zumbis. Dessa forma, o jogo elaborado tentou trazer de maneira lúdica e interativa a importância da química para o aluno e o quanto ela pode estar presente no seu dia a dia, passando ou não por uma situação apocalíptica. Os alunos participantes do programa utilizaram perguntas e experimentos químicos para transmitir o conhecimento e expandir assim também a sala de aula. Aplicado no dia 29 de julho de 2019, pela manhã, o jogo apresentou um tabuleiro gigante com experimentos de química básica, desde a separação de misturas até a eletroquímica na físico-química. |
---|