Apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicos

O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e análise de uma atividade aplicada para alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino localizada em Curitiba, a qual buscou mostrar a importância da química no cotidiano dos alunos bem como despertar o interesse pelos conte...

ver descrição completa

Principais autores: de Lara Pereira, Edirene, Nishihara Thie Koki, Ana Carolina, de Biassio, Mayara, Prado Cardoso da Silva, Gesieli, Sutille Miranda, Flávia, Grassmann, Camila Gabriela, Michalsky, Gabrielly, Strapação Heine, Rômulo, Lambach, Marcelo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10781
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-10781
recordtype ojs
spelling peri-article-107812022-10-18T23:53:48Z Apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicos de Lara Pereira, Edirene Nishihara Thie Koki, Ana Carolina de Biassio, Mayara Prado Cardoso da Silva, Gesieli Sutille Miranda, Flávia Grassmann, Camila Gabriela Michalsky, Gabrielly Strapação Heine, Rômulo Lambach, Marcelo Química, físico-química, química orgânica, química analítica, química inorgânica Ensino de química; jogos didáticos; sobrevivência; ensino médio. O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e análise de uma atividade aplicada para alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino localizada em Curitiba, a qual buscou mostrar a importância da química no cotidiano dos alunos bem como despertar o interesse pelos conteúdos estudados. A dinâmica da atividade foi inspirada no jogo de tabuleiro Zombicide, que envolve ataques de zumbis e a sobrevivência a eles, sendo que, neste caso, para os jogadores sobreviverem aos ataques, devem usar conhecimentos de química e raciocínio lógico, relacionando seus conteúdos escolares com o referido contexto. O jogo criado por licenciandos durante o PIBID é cooperativo, no qual os alunos participantes, no papel de sobreviventes de um apocalipse zumbi, tiveram que completar missões para sobreviver ao ataque. No decorrer do jogo, os participantes responderam questões relacionadas aos conteúdos de química cujas respostas se corretas tornavam o participante um sobrevivente ao ataque zumbi, já se as respostas estivessem incorretas, os participantes perdiam suas vidas no jogo. Para a conclusão do jogo, os participantes precisaram desenvolver as atividades relacionadas à sobrevivência, entre elas: experimentos sobre a conservação dos alimentos, purificação da água e desenvolvimento de pilhas de energia. Após esse processo, a equipe teve que resgatar um colega que estava no laboratório desenvolvendo a cura do vírus que transformava as pessoas em zumbis. Dessa forma, o jogo elaborado tentou trazer de maneira lúdica e interativa a importância da química para o aluno e o quanto ela pode estar presente no seu dia a dia, passando ou não por uma situação apocalíptica. Os alunos participantes do programa utilizaram perguntas e experimentos químicos para transmitir o conhecimento e expandir assim também a sala de aula. Aplicado no dia 29 de julho de 2019, pela manhã, o jogo apresentou um tabuleiro gigante com experimentos de química básica, desde a separação de misturas até a eletroquímica na físico-química. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-01-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares PIBID application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10781 10.3895/actio.v1n1.10781 ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral 2525-8923 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10781/6983 Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author de Lara Pereira, Edirene
Nishihara Thie Koki, Ana Carolina
de Biassio, Mayara
Prado Cardoso da Silva, Gesieli
Sutille Miranda, Flávia
Grassmann, Camila Gabriela
Michalsky, Gabrielly
Strapação Heine, Rômulo
Lambach, Marcelo
spellingShingle de Lara Pereira, Edirene
Nishihara Thie Koki, Ana Carolina
de Biassio, Mayara
Prado Cardoso da Silva, Gesieli
Sutille Miranda, Flávia
Grassmann, Camila Gabriela
Michalsky, Gabrielly
Strapação Heine, Rômulo
Lambach, Marcelo
Apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicos
author_sort de Lara Pereira, Edirene
title Apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicos
title_short Apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicos
title_full Apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicos
title_fullStr Apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicos
title_full_unstemmed Apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicos
title_sort apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicos
description O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e análise de uma atividade aplicada para alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino localizada em Curitiba, a qual buscou mostrar a importância da química no cotidiano dos alunos bem como despertar o interesse pelos conteúdos estudados. A dinâmica da atividade foi inspirada no jogo de tabuleiro Zombicide, que envolve ataques de zumbis e a sobrevivência a eles, sendo que, neste caso, para os jogadores sobreviverem aos ataques, devem usar conhecimentos de química e raciocínio lógico, relacionando seus conteúdos escolares com o referido contexto. O jogo criado por licenciandos durante o PIBID é cooperativo, no qual os alunos participantes, no papel de sobreviventes de um apocalipse zumbi, tiveram que completar missões para sobreviver ao ataque. No decorrer do jogo, os participantes responderam questões relacionadas aos conteúdos de química cujas respostas se corretas tornavam o participante um sobrevivente ao ataque zumbi, já se as respostas estivessem incorretas, os participantes perdiam suas vidas no jogo. Para a conclusão do jogo, os participantes precisaram desenvolver as atividades relacionadas à sobrevivência, entre elas: experimentos sobre a conservação dos alimentos, purificação da água e desenvolvimento de pilhas de energia. Após esse processo, a equipe teve que resgatar um colega que estava no laboratório desenvolvendo a cura do vírus que transformava as pessoas em zumbis. Dessa forma, o jogo elaborado tentou trazer de maneira lúdica e interativa a importância da química para o aluno e o quanto ela pode estar presente no seu dia a dia, passando ou não por uma situação apocalíptica. Os alunos participantes do programa utilizaram perguntas e experimentos químicos para transmitir o conhecimento e expandir assim também a sala de aula. Aplicado no dia 29 de julho de 2019, pela manhã, o jogo apresentou um tabuleiro gigante com experimentos de química básica, desde a separação de misturas até a eletroquímica na físico-química.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10781
_version_ 1805450622643732480
score 10,814766