A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações
O presente estudo, de natureza qualitativa, visa apresentar aspectos marcantes vinculados à formação inicial de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, aqui definidos como novo lócus de formação docente. Para este propósito, por meio do Catálogo de Teses e Dissertações...
Principais autores: | Alves, Marcos Fernando Soares, Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, Neves, Marcos Cesar Danhoni |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10794 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-10794 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-107942022-10-18T23:53:40Z A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações Initial teacher training in the federal institutes based on theses and dissertations Alves, Marcos Fernando Soares Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Neves, Marcos Cesar Danhoni Educação. Planejamento e Avaliação Educacional. Política Educacional Formação Docente; Ensino de Ciências; Ensino Superior Teacher Training; Science Teaching; Higher Education O presente estudo, de natureza qualitativa, visa apresentar aspectos marcantes vinculados à formação inicial de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, aqui definidos como novo lócus de formação docente. Para este propósito, por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, realizamos um estudo do tipo estado da arte em teses e dissertações acadêmicas que foram analisadas considerando os pressupostos da Análise de Conteúdo. Ao longo do trabalho, apresentamos e discutimos algumas características organizacionais e pedagógicas dos Institutos Federais, ressaltando as potencialidades apresentadas nesse espaço formativo e os desafios para a consolidação, com qualidade, dos cursos de licenciaturas ofertados. Notamos que tais instituições, apesar de recentes, apresentam significativa contribuição no campo da formação docente, mas que ainda podem avançar à medida que suas potencialidades sejam bem exploradas. The present qualitative research aims to present remarkable features linked to initial teacher training in the Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Federal Institutes of Education, Science and Technology), herein defined as a new locus of teacher training. For this purpose, based on the CAPES Catalogue of Theses and Dissertations and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, we carried out a state-of-the-art type of research on academic theses and dissertations which were under analysis, taking into consideration Content Analysis premises. Throughout the process, we presented and discussed a few of the organizational and pedagogical characteristics of Federal Institutes, highlighting their potential presented in this formative space and the challenges for the consolidation, with quality, of the teaching degrees offered. We have observed that such institutes, despite being recent, present a significant contribution to the teacher education field, but also, that they may still advance as long as their potentials are well-explored. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-04-11 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Qualitativa; revisão bibliográfica; análise de conteúdo application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10794 10.3895/actio.v5n1.10794 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 1 (2020); 1-21 ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 1 (2020); 1-21 2525-8923 10.3895/actio.v5n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10794/7292 Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Alves, Marcos Fernando Soares Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Neves, Marcos Cesar Danhoni |
spellingShingle |
Alves, Marcos Fernando Soares Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Neves, Marcos Cesar Danhoni A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações |
author_sort |
Alves, Marcos Fernando Soares |
title |
A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações |
title_short |
A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações |
title_full |
A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações |
title_fullStr |
A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações |
title_full_unstemmed |
A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações |
title_sort |
formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações |
description |
O presente estudo, de natureza qualitativa, visa apresentar aspectos marcantes vinculados à formação inicial de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, aqui definidos como novo lócus de formação docente. Para este propósito, por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, realizamos um estudo do tipo estado da arte em teses e dissertações acadêmicas que foram analisadas considerando os pressupostos da Análise de Conteúdo. Ao longo do trabalho, apresentamos e discutimos algumas características organizacionais e pedagógicas dos Institutos Federais, ressaltando as potencialidades apresentadas nesse espaço formativo e os desafios para a consolidação, com qualidade, dos cursos de licenciaturas ofertados. Notamos que tais instituições, apesar de recentes, apresentam significativa contribuição no campo da formação docente, mas que ainda podem avançar à medida que suas potencialidades sejam bem exploradas. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10794 |
_version_ |
1805450884092526592 |
score |
10,814766 |