Reflexões sobre possibilidades e dissonâncias em atividades envolvendo relações CTS no ensino de física

Neste relato de experiência, objetiva-se apresentar interpretações, partindo de perspectivas subjetivas, sobre o desenvolvimento de atividades pedagógicas em um contexto de prática educacional de ensino de Física. Também, sob esse enfoque, o intento é analisar os momentos de práticas de regência ped...

ver descrição completa

Principais autores: Pereira, Eduardo de Assis, Sutil, Noemi, Higashi, Eduardo Massahiko
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10805
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-10805
recordtype ojs
spelling peri-article-108052022-10-18T23:53:49Z Reflexões sobre possibilidades e dissonâncias em atividades envolvendo relações CTS no ensino de física Pereira, Eduardo de Assis Sutil, Noemi Higashi, Eduardo Massahiko 7.08.04.00-1 - Ensino-Aprendizagem Educação; Ensino de Física; Ciência; Tecnologia; Sociedade Neste relato de experiência, objetiva-se apresentar interpretações, partindo de perspectivas subjetivas, sobre o desenvolvimento de atividades pedagógicas em um contexto de prática educacional de ensino de Física. Também, sob esse enfoque, o intento é analisar os momentos de práticas de regência pedagógica considerando possibilidades e dissonâncias entre o planejado e o desenvolvido para esse mesmo contexto. As discussões sobre os conhecimentos científicos e suas intersecções no desenvolvimento tecnológico e social são tomadas como orientadoras das práticas realizadas com alunos do terceiro ano do Ensino Médio regular público na cidade de Curitiba, Paraná, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Para tanto, consideram-se os pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Nas atividades educacionais relatadas, buscaram-se desenvolver habilidades e competências a fim de preparar os alunos para serem capazes de lidar com situações e tomadas de decisões em vivências cotidianas, compreendendo assim a formação de valores, autonomia e senso crítico que são pertinentes ao exercício de cidadania. Com vistas a essas intenções, foram articulados em sala de aula os conhecimentos físicos sobre os fenômenos que estavam sendo discutidos e observados nas atividades. A primeira atividade consistiu em discussão sobre produção em larga escala de energia no Brasil, sendo considerados os impactos sociais e ambientais. Nessa atividade, em sala de aula, buscou-se dar ênfase aos conhecimentos e às informações que os alunos apresentavam sobre o tema. Para a segunda atividade foi realizada uma prática investigativa, no laboratório didático de ciências, sobre a existência das cargas elétricas, em que os alunos construíram um eletroscópio de folhas, anotaram observações e elaboraram hipóteses sobre o observado. Dessa forma, tiveram contato com aspectos da prática científica. A terceira atividade consistiu na construção de uma maquete residencial compreendendo um pequeno circuito elétrico com LEDs. Nessa atividade, o objetivo foi simular um circuito real de lâmpadas e de forma concomitante apresentar grandezas físicas envolvidas no processo. A quarta atividade tratou sobre o desenvolvimento da análise de uma conta de energia elétrica residencial. Os alunos observaram as grandezas envolvidas, calcularam os custos relativos ao consumo de energia elétrica e realizaram alguns exercícios que visavam avaliar se compreenderam ou se relacionavam alguns conceitos em situações práticas. A quinta atividade consiste na elaboração de uma maquete funcional de uma usina de produção de energia elétrica de larga escala. Foram apresentadas a cada turma as opções para a construção de usina hidrelétrica, eólica ou térmica. Nessa atividade, objetiva-se alusão à primeira atividade, no entanto, agora, serão acrescidos à abordagem inicial os fenômenos magnéticos e eletromagnéticos. Entre as possibilidades evidenciadas, ressaltam-se indícios de reconhecimento e problematização de relações CTS. Entretanto, obstáculos associados à utilização de aparato matemático e estrutura escolar constituem desafios pertinentes à abordagem desenvolvida. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 2020-01-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Relato de experiência - Pôster application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10805 10.3895/actio.v1n1.10805 ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster 2525-8923 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10805/6961 Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Pereira, Eduardo de Assis
Sutil, Noemi
Higashi, Eduardo Massahiko
spellingShingle Pereira, Eduardo de Assis
Sutil, Noemi
Higashi, Eduardo Massahiko
Reflexões sobre possibilidades e dissonâncias em atividades envolvendo relações CTS no ensino de física
author_sort Pereira, Eduardo de Assis
title Reflexões sobre possibilidades e dissonâncias em atividades envolvendo relações CTS no ensino de física
title_short Reflexões sobre possibilidades e dissonâncias em atividades envolvendo relações CTS no ensino de física
title_full Reflexões sobre possibilidades e dissonâncias em atividades envolvendo relações CTS no ensino de física
title_fullStr Reflexões sobre possibilidades e dissonâncias em atividades envolvendo relações CTS no ensino de física
title_full_unstemmed Reflexões sobre possibilidades e dissonâncias em atividades envolvendo relações CTS no ensino de física
title_sort reflexões sobre possibilidades e dissonâncias em atividades envolvendo relações cts no ensino de física
description Neste relato de experiência, objetiva-se apresentar interpretações, partindo de perspectivas subjetivas, sobre o desenvolvimento de atividades pedagógicas em um contexto de prática educacional de ensino de Física. Também, sob esse enfoque, o intento é analisar os momentos de práticas de regência pedagógica considerando possibilidades e dissonâncias entre o planejado e o desenvolvido para esse mesmo contexto. As discussões sobre os conhecimentos científicos e suas intersecções no desenvolvimento tecnológico e social são tomadas como orientadoras das práticas realizadas com alunos do terceiro ano do Ensino Médio regular público na cidade de Curitiba, Paraná, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Para tanto, consideram-se os pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Nas atividades educacionais relatadas, buscaram-se desenvolver habilidades e competências a fim de preparar os alunos para serem capazes de lidar com situações e tomadas de decisões em vivências cotidianas, compreendendo assim a formação de valores, autonomia e senso crítico que são pertinentes ao exercício de cidadania. Com vistas a essas intenções, foram articulados em sala de aula os conhecimentos físicos sobre os fenômenos que estavam sendo discutidos e observados nas atividades. A primeira atividade consistiu em discussão sobre produção em larga escala de energia no Brasil, sendo considerados os impactos sociais e ambientais. Nessa atividade, em sala de aula, buscou-se dar ênfase aos conhecimentos e às informações que os alunos apresentavam sobre o tema. Para a segunda atividade foi realizada uma prática investigativa, no laboratório didático de ciências, sobre a existência das cargas elétricas, em que os alunos construíram um eletroscópio de folhas, anotaram observações e elaboraram hipóteses sobre o observado. Dessa forma, tiveram contato com aspectos da prática científica. A terceira atividade consistiu na construção de uma maquete residencial compreendendo um pequeno circuito elétrico com LEDs. Nessa atividade, o objetivo foi simular um circuito real de lâmpadas e de forma concomitante apresentar grandezas físicas envolvidas no processo. A quarta atividade tratou sobre o desenvolvimento da análise de uma conta de energia elétrica residencial. Os alunos observaram as grandezas envolvidas, calcularam os custos relativos ao consumo de energia elétrica e realizaram alguns exercícios que visavam avaliar se compreenderam ou se relacionavam alguns conceitos em situações práticas. A quinta atividade consiste na elaboração de uma maquete funcional de uma usina de produção de energia elétrica de larga escala. Foram apresentadas a cada turma as opções para a construção de usina hidrelétrica, eólica ou térmica. Nessa atividade, objetiva-se alusão à primeira atividade, no entanto, agora, serão acrescidos à abordagem inicial os fenômenos magnéticos e eletromagnéticos. Entre as possibilidades evidenciadas, ressaltam-se indícios de reconhecimento e problematização de relações CTS. Entretanto, obstáculos associados à utilização de aparato matemático e estrutura escolar constituem desafios pertinentes à abordagem desenvolvida. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10805
_version_ 1805450624318308352
score 10,814766