O ensino da química a partir do teatro interativo
O ensino da Química se faz presente nas Diretrizes Curriculares nacionais, no entanto faz-se necessário encontrar maneiras adequadas para ensinar os conteúdos aos estudantes. Sabe-se que através do ensino e das influências adquiridas nos anos escolares pode-se comprometer positivamente ou negativame...
Principais autores: | de Oliveira Lomba, César Henrique, Hack, Daniel Augusto Mendonça, Bonatto, Gabriel Chaise, Evaristo, Gabriel Filipe, Lambach, Marcelo |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10873 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-10873 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-108732022-10-18T23:53:53Z O ensino da química a partir do teatro interativo de Oliveira Lomba, César Henrique Hack, Daniel Augusto Mendonça Bonatto, Gabriel Chaise Evaristo, Gabriel Filipe Lambach, Marcelo Educação; Ensino-Aprendizagem Teatro Interativo; Ensino de Química; CTS. O ensino da Química se faz presente nas Diretrizes Curriculares nacionais, no entanto faz-se necessário encontrar maneiras adequadas para ensinar os conteúdos aos estudantes. Sabe-se que através do ensino e das influências adquiridas nos anos escolares pode-se comprometer positivamente ou negativamente a vida do estudante. Portanto é necessário o uso de diferentes metodologias para o bom desenvolvimento cultural e social do aluno. Diante disso o presente texto visa analisar as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) sob o tema “O ensino da Química a partir do Teatro Interativo” em um colégio estadual do Paraná, onde nosso grupo de bolsistas desenvolveu uma peça que possui maior proximidade com a plateia - inspirada no Teatro do Oprimido de Augusto Boal - a qual chamamos de Teatro Interativo. Tendo em vista que a metodologia tradicional está em prática há muitos anos, buscamos uma nova maneira de estimular a aprendizagem, onde o aluno possuíra voz ativa acerca das resoluções dos problemas, assim direcionando o professor a um mediador do conhecimento. O nosso teatro foi elaborado tendo como elemento principal o que chamamos de pontos de decisão, momentos em que a cena deveria parar e a plateia seria então questionada acerca do caminho que a trama deveria seguir, ocasionando assim maior interatividade. Produzimos a peça sob a temática do desastre ocorrido na cidade de Brumadinho no estado de Minas Gerais. Utilizamos de nomes ficcionais para tratar sobre o ocorrido. A peça se passou em uma cidade chamada Quimica’s Land e foi dividida em três atos. No primeiro ato, apresentou-se a origem do desastre: décadas antes do ocorrido, o prefeito teve a oportunidade de decidir entre lucro ou segurança no modo de construção da barragem, mas por questões relacionadas a ego e dinheiro optou por permitir a construção da barragem de rejeitos da maneira menos segura, ocasionando o posterior colapso da barragem. No segundo e terceiro atos apresentaram-se as consequências da escolha do prefeito e as decisões dos protagonistas para lidar com a situação: no início da cena foi mostrado que a barragem desmoronou. Para sobreviver, o melhor grupo de estudantes da região, tiveram de solucionar o problema relacionado a água potável, utilizando-se de recursos presentes na escola onde estudavam. Após decisões da plateia, reflexão e experimentos, foi solucionado o problema da água, tratando-a de forma adequada. Utilizamos de uma abordagem tomando por base a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), pois é um recurso bastante enriquecedor e em evidência na atualidade. Por fim objetiva-se através deste artigo relatar a elaboração e a apresentação de um teatro interativo com o intuito de proporcionar uma boa opção para lidar com o processo de ensino e aprendizagem, de forma que favoreça a alfabetização científica e a formação cidadã dos estudantes. Com o uso de atividades lúdicas os conceitos químicos puderam ser melhor compreendidos, pois se distinguem da ótica convencional de ensino possibilitando vislumbrar os conceitos químicos sob diferentes ângulos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES 2020-01-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10873 10.3895/actio.v1n1.10873 ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral 2525-8923 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10873/6997 Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
de Oliveira Lomba, César Henrique Hack, Daniel Augusto Mendonça Bonatto, Gabriel Chaise Evaristo, Gabriel Filipe Lambach, Marcelo |
spellingShingle |
de Oliveira Lomba, César Henrique Hack, Daniel Augusto Mendonça Bonatto, Gabriel Chaise Evaristo, Gabriel Filipe Lambach, Marcelo O ensino da química a partir do teatro interativo |
author_sort |
de Oliveira Lomba, César Henrique |
title |
O ensino da química a partir do teatro interativo |
title_short |
O ensino da química a partir do teatro interativo |
title_full |
O ensino da química a partir do teatro interativo |
title_fullStr |
O ensino da química a partir do teatro interativo |
title_full_unstemmed |
O ensino da química a partir do teatro interativo |
title_sort |
o ensino da química a partir do teatro interativo |
description |
O ensino da Química se faz presente nas Diretrizes Curriculares nacionais, no entanto faz-se necessário encontrar maneiras adequadas para ensinar os conteúdos aos estudantes. Sabe-se que através do ensino e das influências adquiridas nos anos escolares pode-se comprometer positivamente ou negativamente a vida do estudante. Portanto é necessário o uso de diferentes metodologias para o bom desenvolvimento cultural e social do aluno. Diante disso o presente texto visa analisar as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) sob o tema “O ensino da Química a partir do Teatro Interativo” em um colégio estadual do Paraná, onde nosso grupo de bolsistas desenvolveu uma peça que possui maior proximidade com a plateia - inspirada no Teatro do Oprimido de Augusto Boal - a qual chamamos de Teatro Interativo. Tendo em vista que a metodologia tradicional está em prática há muitos anos, buscamos uma nova maneira de estimular a aprendizagem, onde o aluno possuíra voz ativa acerca das resoluções dos problemas, assim direcionando o professor a um mediador do conhecimento. O nosso teatro foi elaborado tendo como elemento principal o que chamamos de pontos de decisão, momentos em que a cena deveria parar e a plateia seria então questionada acerca do caminho que a trama deveria seguir, ocasionando assim maior interatividade. Produzimos a peça sob a temática do desastre ocorrido na cidade de Brumadinho no estado de Minas Gerais. Utilizamos de nomes ficcionais para tratar sobre o ocorrido. A peça se passou em uma cidade chamada Quimica’s Land e foi dividida em três atos. No primeiro ato, apresentou-se a origem do desastre: décadas antes do ocorrido, o prefeito teve a oportunidade de decidir entre lucro ou segurança no modo de construção da barragem, mas por questões relacionadas a ego e dinheiro optou por permitir a construção da barragem de rejeitos da maneira menos segura, ocasionando o posterior colapso da barragem. No segundo e terceiro atos apresentaram-se as consequências da escolha do prefeito e as decisões dos protagonistas para lidar com a situação: no início da cena foi mostrado que a barragem desmoronou. Para sobreviver, o melhor grupo de estudantes da região, tiveram de solucionar o problema relacionado a água potável, utilizando-se de recursos presentes na escola onde estudavam. Após decisões da plateia, reflexão e experimentos, foi solucionado o problema da água, tratando-a de forma adequada. Utilizamos de uma abordagem tomando por base a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), pois é um recurso bastante enriquecedor e em evidência na atualidade. Por fim objetiva-se através deste artigo relatar a elaboração e a apresentação de um teatro interativo com o intuito de proporcionar uma boa opção para lidar com o processo de ensino e aprendizagem, de forma que favoreça a alfabetização científica e a formação cidadã dos estudantes. Com o uso de atividades lúdicas os conceitos químicos puderam ser melhor compreendidos, pois se distinguem da ótica convencional de ensino possibilitando vislumbrar os conceitos químicos sob diferentes ângulos. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10873 |
_version_ |
1805450630196625408 |
score |
10,814766 |