Gestão e currículo: representações sociais de gestores escolares de um município catarinense
O presente trabalho descreve a pesquisa que buscou analisar e compreender as representações sociais de gestores de escolas públicas de um município do sul catarinense sobre a relação currículo e gestão escolar. Para tanto, autores como Jodelet (2001), Libâneo (2001), Libâneo; Oliveira; Toschi (2003)...
Principais autores: | Milanez, Gisele da Silva, Pereira, Antonio Serafim |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/11023 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-11023 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-110232022-10-20T20:06:43Z Gestão e currículo: representações sociais de gestores escolares de um município catarinense Milanez, Gisele da Silva Pereira, Antonio Serafim Educação; Administração de Unidades Educativas Representações sociais; Gestão escolar; Currículo O presente trabalho descreve a pesquisa que buscou analisar e compreender as representações sociais de gestores de escolas públicas de um município do sul catarinense sobre a relação currículo e gestão escolar. Para tanto, autores como Jodelet (2001), Libâneo (2001), Libâneo; Oliveira; Toschi (2003), Moscovici (2015) e Silva (2013), entre outros, foram tomados como referência teórica. Os dados foram obtidos por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora de três escolas municipais, que versaram sobre as questões mais significativas na gestão escolar; definição de currículo; relação entre currículo e gestão escolar, dentre outros itens. A partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2014), foi possível inferir que os gestores, na sua maioria: a) sublinham que o currículo engloba os conteúdos disciplinares, constituindo-se preocupação organizativa da gestão, em vista da cobrança de resultados decorrentes das políticas oficiais de avaliação nacional de larga escala acerca do desempenho dos alunos; b) apontam em comum a integração/parceria como foco para a organização do trabalho escolar. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) PIBIC/UNESC 2019-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/11023 10.3895/rtr.v4n0.11023 Revista Transmutare; v. 4 (2019): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v4n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/11023/7333 Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Milanez, Gisele da Silva Pereira, Antonio Serafim |
spellingShingle |
Milanez, Gisele da Silva Pereira, Antonio Serafim Gestão e currículo: representações sociais de gestores escolares de um município catarinense |
author_sort |
Milanez, Gisele da Silva |
title |
Gestão e currículo: representações sociais de gestores escolares de um município catarinense |
title_short |
Gestão e currículo: representações sociais de gestores escolares de um município catarinense |
title_full |
Gestão e currículo: representações sociais de gestores escolares de um município catarinense |
title_fullStr |
Gestão e currículo: representações sociais de gestores escolares de um município catarinense |
title_full_unstemmed |
Gestão e currículo: representações sociais de gestores escolares de um município catarinense |
title_sort |
gestão e currículo: representações sociais de gestores escolares de um município catarinense |
description |
O presente trabalho descreve a pesquisa que buscou analisar e compreender as representações sociais de gestores de escolas públicas de um município do sul catarinense sobre a relação currículo e gestão escolar. Para tanto, autores como Jodelet (2001), Libâneo (2001), Libâneo; Oliveira; Toschi (2003), Moscovici (2015) e Silva (2013), entre outros, foram tomados como referência teórica. Os dados foram obtidos por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora de três escolas municipais, que versaram sobre as questões mais significativas na gestão escolar; definição de currículo; relação entre currículo e gestão escolar, dentre outros itens. A partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2014), foi possível inferir que os gestores, na sua maioria: a) sublinham que o currículo engloba os conteúdos disciplinares, constituindo-se preocupação organizativa da gestão, em vista da cobrança de resultados decorrentes das políticas oficiais de avaliação nacional de larga escala acerca do desempenho dos alunos; b) apontam em comum a integração/parceria como foco para a organização do trabalho escolar. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/11023 |
_version_ |
1805450220704628736 |
score |
10,814766 |