Abordagens mistas na pesquisa em dissertações de mestrado de um programa de pós-graduação de educação

Como a triangulação metodológica está sendo utilizada nas dissertações de mestrado em Educação? Apesar de ser consensual a importância da combinação de técnicas quantitativas e qualitativas, ainda são raros os trabalhos que efetivamente utilizam uma abordagem multimétodo. Este artigo apresenta uma...

ver descrição completa

Principais autores: Oliveira, Edjofre Coelho de, Moreira, Francisco Jadson Franco, Silva, Saulo Vieira Cavalcante da
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/11322
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Como a triangulação metodológica está sendo utilizada nas dissertações de mestrado em Educação? Apesar de ser consensual a importância da combinação de técnicas quantitativas e qualitativas, ainda são raros os trabalhos que efetivamente utilizam uma abordagem multimétodo. Este artigo apresenta uma introdução ao método misto e uma análise da utilização deste nas dissertações de mestrado de um programa de Pós-Graduação em Educação. O problema está centrado em investigar: quantas dissertações de mestrado em Educação trazem a abordagem mista nas suas metodologias de pesquisa? Nosso objeto de estudo são as dissertações de mestrado defendidas no período de 2013 a 2018 e devidamente registradas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação estudado nesta pesquisa. Metodologicamente, sintetizamos as principais recomendações da literatura a partir de Sampieri, Collado e Lúcio (2013) e Creswell (2010). Com este artigo, esperamos difundir a utilização de métodos mistos nas ciências humanas e sociais brasileiras e demonstrar que se pode obter mais clareza com a combinação das pesquisas quantitativa e qualitativa do que com cada uma das abordagens isoladamente.