Aplicação da metodologia ativa rotação por estações na Engenharia: uma prática de ensino híbrido
A era da informação proporciona informações e referências teóricas de forma dinâmica e acelerada, promovendo mudanças em todas as esferas sociais, inclusive na educacional. No contexto universitário a tecnologia entra na sala de aula como instrumento social do aluno onde, sua fonte rápida ao conheci...
Principais autores: | Quintilhano, Silvana Rodrigues, Tondato, Rogerio, Barreto, Mayara Rubio |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/11899 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-11899 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-118992022-10-20T20:06:40Z Aplicação da metodologia ativa rotação por estações na Engenharia: uma prática de ensino híbrido Quintilhano, Silvana Rodrigues Tondato, Rogerio Barreto, Mayara Rubio Educação Metodologia Ativa; Ensino Híbrido; Rotação por Estações; Engenharias A era da informação proporciona informações e referências teóricas de forma dinâmica e acelerada, promovendo mudanças em todas as esferas sociais, inclusive na educacional. No contexto universitário a tecnologia entra na sala de aula como instrumento social do aluno onde, sua fonte rápida ao conhecimento, modifica os papéis no processo de ensino-aprendizagem. O agente ativo na construção do conhecimento agora é o aluno, enquanto o professor torna-se mediador/facilitador. Nesse contexto, o objetivo desse artigo é analisar a aplicação da metodologia ativa Rotação por Estações para os alunos da disciplina de Planejamento Estratégico da Produção do 4º período de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, evidenciando sua eficiência no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, utilizou-se da abordagem quali-quantitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação. Os resultados obtidos comprovam a otimização no ensino-aprendizagem, colocando o estudante como protagonista no processo de construção de conhecimento, despertando maior engajamento e interesse pelo tema abordado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/11899 10.3895/rtr.v6n0.11899 Revista Transmutare; v. 6 (2021): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v6n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/11899/8692 http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/downloadSuppFile/11899/1640 Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Quintilhano, Silvana Rodrigues Tondato, Rogerio Barreto, Mayara Rubio |
spellingShingle |
Quintilhano, Silvana Rodrigues Tondato, Rogerio Barreto, Mayara Rubio Aplicação da metodologia ativa rotação por estações na Engenharia: uma prática de ensino híbrido |
author_sort |
Quintilhano, Silvana Rodrigues |
title |
Aplicação da metodologia ativa rotação por estações na Engenharia: uma prática de ensino híbrido |
title_short |
Aplicação da metodologia ativa rotação por estações na Engenharia: uma prática de ensino híbrido |
title_full |
Aplicação da metodologia ativa rotação por estações na Engenharia: uma prática de ensino híbrido |
title_fullStr |
Aplicação da metodologia ativa rotação por estações na Engenharia: uma prática de ensino híbrido |
title_full_unstemmed |
Aplicação da metodologia ativa rotação por estações na Engenharia: uma prática de ensino híbrido |
title_sort |
aplicação da metodologia ativa rotação por estações na engenharia: uma prática de ensino híbrido |
description |
A era da informação proporciona informações e referências teóricas de forma dinâmica e acelerada, promovendo mudanças em todas as esferas sociais, inclusive na educacional. No contexto universitário a tecnologia entra na sala de aula como instrumento social do aluno onde, sua fonte rápida ao conhecimento, modifica os papéis no processo de ensino-aprendizagem. O agente ativo na construção do conhecimento agora é o aluno, enquanto o professor torna-se mediador/facilitador. Nesse contexto, o objetivo desse artigo é analisar a aplicação da metodologia ativa Rotação por Estações para os alunos da disciplina de Planejamento Estratégico da Produção do 4º período de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, evidenciando sua eficiência no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, utilizou-se da abordagem quali-quantitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação. Os resultados obtidos comprovam a otimização no ensino-aprendizagem, colocando o estudante como protagonista no processo de construção de conhecimento, despertando maior engajamento e interesse pelo tema abordado. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2021 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/11899 |
_version_ |
1805450221989134336 |
score |
10,814766 |