A experiência de jovens professoras feministas e a rede social como lócus de militância
Esse artigo se detém sobre o discurso feminista que constitui a experiência de militância de três jovens professoras, a partir de suas práticas discursivas na rede social Facebook. A rede social é aqui entendida como lócus de militâncias de múltiplas pautas, múltiplos focos, múltiplos movimentos. O...
Autor principal: | Dorotéio, Patrícia Karla Soares Santos |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/12122 |
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Resumo: |
Esse artigo se detém sobre o discurso feminista que constitui a experiência de militância de três jovens professoras, a partir de suas práticas discursivas na rede social Facebook. A rede social é aqui entendida como lócus de militâncias de múltiplas pautas, múltiplos focos, múltiplos movimentos. O conceito de experiência, em Michel Foucault, fundamenta as análises. Procuramos apreender traços da correlação entre os saberes, poderes e as formas de subjetividade que estão em jogo nos discursos de militância feminista das professoras pesquisadas. Para responder as questões de pesquisa, foi feita uma netnografia no perfil da rede social Facebook, seguida por entrevista a cada uma delas. A partir do que publicam na rede social, é possível afirmar que elas fazem um movimento que mobiliza fragmentos, rastros, pedaços de discursos feministas historicamente construídos, de modo a realizar a luta, a denúncia e a resistência. |
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