O uso de recursos didáticos nas aulas de ciências das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública em Viçosa do Ceará – CE

O presente trabalho foi realizado com o objetivo principal de identificar, junto a seis professores do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Viçosa do Ceará – CE, os recursos didáticos mais utilizados no desenvolvimento de suas aulas de Ciências. Para obtenção das informações, foi aplicado...

ver descrição completa

Principais autores: Alves, Francisco Ailton da Silva, Gomes, Geovany Amorim
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12735
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-12735
recordtype ojs
spelling peri-article-127352022-10-18T23:38:28Z O uso de recursos didáticos nas aulas de ciências das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública em Viçosa do Ceará – CE The use of teaching resources in science classes of the final series of fundamental education of a public school in Viçosa do Ceará – CE Alves, Francisco Ailton da Silva Gomes, Geovany Amorim Educação - Ensino-aprendizagem - Métodos e Técnicas de Ensino Ensino de Ciências; Docentes; Recursos didáticos. Science teaching; Teachers; Didactic resources. O presente trabalho foi realizado com o objetivo principal de identificar, junto a seis professores do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Viçosa do Ceará – CE, os recursos didáticos mais utilizados no desenvolvimento de suas aulas de Ciências. Para obtenção das informações, foi aplicado um questionário aos professores, além da observação do espaço escolar com a finalidade de localizar os materiais didáticos disponíveis. Os resultados demonstraram que boa parte dos docentes se limita ao uso do livro didático e data show em suas aulas, além de considerarem este último instrumento como agente fomentador da motivação nos alunos. Ademais, a maioria possui entendimento parcial sobre a importância dos recursos didáticos no contexto escolar, bem como ignoram a grande diversidade de ferramentas instrucionais presentes na escola e desconhecem as vantagens em relação à confecção de materiais alternativos para a educação científica. Portanto, apesar da metade dos informantes serem habilitados para ensinar Ciências, sugere-se que a maior parte receba capacitação em curso de formação continuada com enfoque na questão das ferramentas pedagógicas. Com esse aperfeiçoamento profissional, espera-se que esses professores renovem suas práticas pedagógicas no seu local de trabalho, passando a construir seus próprios materiais de apoio e/ou aproveitando ao máximo aqueles oferecidos pela escola. The present work was carried out with the main objective of identifying, together with six elementary school teachers II of a public school in Viçosa do Ceará - CE, the didactic resources most used in the development of their science classes. To obtain the information, a questionnaire was applied to the teachers, in addition to observing the school space in order to locate available teaching materials. The results showed that most teachers are limited to the use of textbook and data show in their classes, besides considering the latter instrument as an agent that promotes motivation in students. Moreover, most have partial understanding of the importance of teaching resources in the school context, as well as ignore the great diversity of instructional tools present in the school and are unaware of the advantages in relation to the preparation of alternative materials for scientific education. Therefore, although half of the informants are qualified to teach science, it is suggested that most receive training in a continuing education course with a focus on the issue of pedagogical tools. With this professional improvement, these teachers are expected to renew their pedagogical practices in their workplace, starting to build their own support materials and/or making the most of those offered by the school. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-04-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12735 10.3895/actio.v6n1.12735 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 1 (2021); 1-22 ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 1 (2021); 1-22 2525-8923 10.3895/actio.v6n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12735/8330 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12735/1853 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12735/1934 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12735/1935 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12735/2027 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12735/2028 Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Alves, Francisco Ailton da Silva
Gomes, Geovany Amorim
spellingShingle Alves, Francisco Ailton da Silva
Gomes, Geovany Amorim
O uso de recursos didáticos nas aulas de ciências das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública em Viçosa do Ceará – CE
author_sort Alves, Francisco Ailton da Silva
title O uso de recursos didáticos nas aulas de ciências das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública em Viçosa do Ceará – CE
title_short O uso de recursos didáticos nas aulas de ciências das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública em Viçosa do Ceará – CE
title_full O uso de recursos didáticos nas aulas de ciências das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública em Viçosa do Ceará – CE
title_fullStr O uso de recursos didáticos nas aulas de ciências das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública em Viçosa do Ceará – CE
title_full_unstemmed O uso de recursos didáticos nas aulas de ciências das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública em Viçosa do Ceará – CE
title_sort o uso de recursos didáticos nas aulas de ciências das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública em viçosa do ceará – ce
description O presente trabalho foi realizado com o objetivo principal de identificar, junto a seis professores do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Viçosa do Ceará – CE, os recursos didáticos mais utilizados no desenvolvimento de suas aulas de Ciências. Para obtenção das informações, foi aplicado um questionário aos professores, além da observação do espaço escolar com a finalidade de localizar os materiais didáticos disponíveis. Os resultados demonstraram que boa parte dos docentes se limita ao uso do livro didático e data show em suas aulas, além de considerarem este último instrumento como agente fomentador da motivação nos alunos. Ademais, a maioria possui entendimento parcial sobre a importância dos recursos didáticos no contexto escolar, bem como ignoram a grande diversidade de ferramentas instrucionais presentes na escola e desconhecem as vantagens em relação à confecção de materiais alternativos para a educação científica. Portanto, apesar da metade dos informantes serem habilitados para ensinar Ciências, sugere-se que a maior parte receba capacitação em curso de formação continuada com enfoque na questão das ferramentas pedagógicas. Com esse aperfeiçoamento profissional, espera-se que esses professores renovem suas práticas pedagógicas no seu local de trabalho, passando a construir seus próprios materiais de apoio e/ou aproveitando ao máximo aqueles oferecidos pela escola.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2021
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12735
_version_ 1805450646972792832
score 10,814766