Estudantes surdos no ensino técnico e superior: uma análise da produção bibliográfica no Brasil entre 2015 e 2019
Esta pesquisa apresenta os resultados de um levantamento quantitativo descritivo da produção bibliográfica dos últimos cinco anos (2015-2019) sobre o acesso e permanência de estudantes surdos no nível técnico e ensino superior no Brasil. A coleta foi realizada na plataforma Google Scholar e resultou...
Autor principal: | Ferreira, Rita de Cassia Cunha |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12769 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Esta pesquisa apresenta os resultados de um levantamento quantitativo descritivo da produção bibliográfica dos últimos cinco anos (2015-2019) sobre o acesso e permanência de estudantes surdos no nível técnico e ensino superior no Brasil. A coleta foi realizada na plataforma Google Scholar e resultou em um conjunto de 24 trabalhos entre teses, dissertações, artigos científicos e glossários técnicos. O material foi organizado em tabelas com informações referentes ao ano de produção, autor, modalidade, tipologia e área de concentração. Foram identificadas quatro categorias de pesquisas: 1) os que tratam de aspecto legais que favorecem a acessibilidade de estudantes surdos ao ensino superior e profissionalizante; 2) estudos de caso, que se estruturam, na maioria das vezes, por entrevistas e que visam identificar as narrativas e demandas dos próprios alunos surdos em suas trajetórias escolares; 3) trabalhos que ampliam a concepção de inclusão para além da sala de aula, como adequação ao ensino à distância e sistemas informacionais, assim como a elaboração de glossários técnicos; e 4) reflexões sobre os limites da prática do intérprete de Libras e da atuação docente como avaliação e estratégias de ensino. Os resultados mostraram que houve um expressivo crescimento de trabalhos sobre o tema nos últimos cinco anos; no entanto, a produção acadêmica ainda é restrita, e sua discussão é de extrema relevância. |
---|