Estudantes surdos no ensino técnico e superior: uma análise da produção bibliográfica no Brasil entre 2015 e 2019

Esta pesquisa apresenta os resultados de um levantamento quantitativo descritivo da produção bibliográfica dos últimos cinco anos (2015-2019) sobre o acesso e permanência de estudantes surdos no nível técnico e ensino superior no Brasil. A coleta foi realizada na plataforma Google Scholar e resultou...

ver descrição completa

Autor principal: Ferreira, Rita de Cassia Cunha
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12769
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-12769
recordtype ojs
spelling peri-article-127692023-02-28T13:01:21Z Estudantes surdos no ensino técnico e superior: uma análise da produção bibliográfica no Brasil entre 2015 e 2019 Ferreira, Rita de Cassia Cunha 7.08.07.05-1 e 7.08.07.07-8 Educação de surdos; Ensino técnico; Ensino superior; Inclusão escolar Esta pesquisa apresenta os resultados de um levantamento quantitativo descritivo da produção bibliográfica dos últimos cinco anos (2015-2019) sobre o acesso e permanência de estudantes surdos no nível técnico e ensino superior no Brasil. A coleta foi realizada na plataforma Google Scholar e resultou em um conjunto de 24 trabalhos entre teses, dissertações, artigos científicos e glossários técnicos. O material foi organizado em tabelas com informações referentes ao ano de produção, autor, modalidade, tipologia e área de concentração. Foram identificadas quatro categorias de pesquisas: 1) os que tratam de aspecto legais que favorecem a acessibilidade de estudantes surdos ao ensino superior e profissionalizante; 2) estudos de caso, que se estruturam, na maioria das vezes, por entrevistas e que visam identificar as narrativas e demandas dos próprios alunos surdos em suas trajetórias escolares; 3) trabalhos que ampliam a concepção de inclusão para além da sala de aula, como adequação ao ensino à distância e sistemas informacionais, assim como a elaboração de glossários técnicos; e  4) reflexões sobre os limites da prática do intérprete de Libras e da atuação docente como avaliação e estratégias de ensino. Os resultados mostraram que houve um expressivo crescimento de trabalhos sobre o tema nos últimos cinco anos; no entanto, a produção acadêmica ainda é restrita, e sua discussão é de extrema relevância. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-09-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12769 10.3895/rtr.v7n0.12769 Revista Transmutare; v. 7 (2022): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v7n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12769/9094 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Ferreira, Rita de Cassia Cunha
spellingShingle Ferreira, Rita de Cassia Cunha
Estudantes surdos no ensino técnico e superior: uma análise da produção bibliográfica no Brasil entre 2015 e 2019
author_sort Ferreira, Rita de Cassia Cunha
title Estudantes surdos no ensino técnico e superior: uma análise da produção bibliográfica no Brasil entre 2015 e 2019
title_short Estudantes surdos no ensino técnico e superior: uma análise da produção bibliográfica no Brasil entre 2015 e 2019
title_full Estudantes surdos no ensino técnico e superior: uma análise da produção bibliográfica no Brasil entre 2015 e 2019
title_fullStr Estudantes surdos no ensino técnico e superior: uma análise da produção bibliográfica no Brasil entre 2015 e 2019
title_full_unstemmed Estudantes surdos no ensino técnico e superior: uma análise da produção bibliográfica no Brasil entre 2015 e 2019
title_sort estudantes surdos no ensino técnico e superior: uma análise da produção bibliográfica no brasil entre 2015 e 2019
description Esta pesquisa apresenta os resultados de um levantamento quantitativo descritivo da produção bibliográfica dos últimos cinco anos (2015-2019) sobre o acesso e permanência de estudantes surdos no nível técnico e ensino superior no Brasil. A coleta foi realizada na plataforma Google Scholar e resultou em um conjunto de 24 trabalhos entre teses, dissertações, artigos científicos e glossários técnicos. O material foi organizado em tabelas com informações referentes ao ano de produção, autor, modalidade, tipologia e área de concentração. Foram identificadas quatro categorias de pesquisas: 1) os que tratam de aspecto legais que favorecem a acessibilidade de estudantes surdos ao ensino superior e profissionalizante; 2) estudos de caso, que se estruturam, na maioria das vezes, por entrevistas e que visam identificar as narrativas e demandas dos próprios alunos surdos em suas trajetórias escolares; 3) trabalhos que ampliam a concepção de inclusão para além da sala de aula, como adequação ao ensino à distância e sistemas informacionais, assim como a elaboração de glossários técnicos; e  4) reflexões sobre os limites da prática do intérprete de Libras e da atuação docente como avaliação e estratégias de ensino. Os resultados mostraram que houve um expressivo crescimento de trabalhos sobre o tema nos últimos cinco anos; no entanto, a produção acadêmica ainda é restrita, e sua discussão é de extrema relevância.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2022
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12769
_version_ 1805450228212432896
score 10,814766