Estudantes surdos no ensino técnico e superior: uma análise da produção bibliográfica no Brasil entre 2015 e 2019
Esta pesquisa apresenta os resultados de um levantamento quantitativo descritivo da produção bibliográfica dos últimos cinco anos (2015-2019) sobre o acesso e permanência de estudantes surdos no nível técnico e ensino superior no Brasil. A coleta foi realizada na plataforma Google Scholar e resultou...
Autor principal: | Ferreira, Rita de Cassia Cunha |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12769 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-12769 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-127692023-02-28T13:01:21Z Estudantes surdos no ensino técnico e superior: uma análise da produção bibliográfica no Brasil entre 2015 e 2019 Ferreira, Rita de Cassia Cunha 7.08.07.05-1 e 7.08.07.07-8 Educação de surdos; Ensino técnico; Ensino superior; Inclusão escolar Esta pesquisa apresenta os resultados de um levantamento quantitativo descritivo da produção bibliográfica dos últimos cinco anos (2015-2019) sobre o acesso e permanência de estudantes surdos no nível técnico e ensino superior no Brasil. A coleta foi realizada na plataforma Google Scholar e resultou em um conjunto de 24 trabalhos entre teses, dissertações, artigos científicos e glossários técnicos. O material foi organizado em tabelas com informações referentes ao ano de produção, autor, modalidade, tipologia e área de concentração. Foram identificadas quatro categorias de pesquisas: 1) os que tratam de aspecto legais que favorecem a acessibilidade de estudantes surdos ao ensino superior e profissionalizante; 2) estudos de caso, que se estruturam, na maioria das vezes, por entrevistas e que visam identificar as narrativas e demandas dos próprios alunos surdos em suas trajetórias escolares; 3) trabalhos que ampliam a concepção de inclusão para além da sala de aula, como adequação ao ensino à distância e sistemas informacionais, assim como a elaboração de glossários técnicos; e 4) reflexões sobre os limites da prática do intérprete de Libras e da atuação docente como avaliação e estratégias de ensino. Os resultados mostraram que houve um expressivo crescimento de trabalhos sobre o tema nos últimos cinco anos; no entanto, a produção acadêmica ainda é restrita, e sua discussão é de extrema relevância. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-09-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12769 10.3895/rtr.v7n0.12769 Revista Transmutare; v. 7 (2022): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v7n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12769/9094 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Ferreira, Rita de Cassia Cunha |
spellingShingle |
Ferreira, Rita de Cassia Cunha Estudantes surdos no ensino técnico e superior: uma análise da produção bibliográfica no Brasil entre 2015 e 2019 |
author_sort |
Ferreira, Rita de Cassia Cunha |
title |
Estudantes surdos no ensino técnico e superior: uma análise da produção bibliográfica no Brasil entre 2015 e 2019 |
title_short |
Estudantes surdos no ensino técnico e superior: uma análise da produção bibliográfica no Brasil entre 2015 e 2019 |
title_full |
Estudantes surdos no ensino técnico e superior: uma análise da produção bibliográfica no Brasil entre 2015 e 2019 |
title_fullStr |
Estudantes surdos no ensino técnico e superior: uma análise da produção bibliográfica no Brasil entre 2015 e 2019 |
title_full_unstemmed |
Estudantes surdos no ensino técnico e superior: uma análise da produção bibliográfica no Brasil entre 2015 e 2019 |
title_sort |
estudantes surdos no ensino técnico e superior: uma análise da produção bibliográfica no brasil entre 2015 e 2019 |
description |
Esta pesquisa apresenta os resultados de um levantamento quantitativo descritivo da produção bibliográfica dos últimos cinco anos (2015-2019) sobre o acesso e permanência de estudantes surdos no nível técnico e ensino superior no Brasil. A coleta foi realizada na plataforma Google Scholar e resultou em um conjunto de 24 trabalhos entre teses, dissertações, artigos científicos e glossários técnicos. O material foi organizado em tabelas com informações referentes ao ano de produção, autor, modalidade, tipologia e área de concentração. Foram identificadas quatro categorias de pesquisas: 1) os que tratam de aspecto legais que favorecem a acessibilidade de estudantes surdos ao ensino superior e profissionalizante; 2) estudos de caso, que se estruturam, na maioria das vezes, por entrevistas e que visam identificar as narrativas e demandas dos próprios alunos surdos em suas trajetórias escolares; 3) trabalhos que ampliam a concepção de inclusão para além da sala de aula, como adequação ao ensino à distância e sistemas informacionais, assim como a elaboração de glossários técnicos; e 4) reflexões sobre os limites da prática do intérprete de Libras e da atuação docente como avaliação e estratégias de ensino. Os resultados mostraram que houve um expressivo crescimento de trabalhos sobre o tema nos últimos cinco anos; no entanto, a produção acadêmica ainda é restrita, e sua discussão é de extrema relevância. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2022 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12769 |
_version_ |
1805450228212432896 |
score |
10,814766 |