Estudo e prática da docência na perspectiva da educação inclusiva: relato de uma experiência

Desde que a perspectiva da educação inclusiva passou a caracterizar os currículos escolares e práticas docentes, em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e conforme o apresentado na LDB nº 9.394/96, os cursos de formação de professores d...

ver descrição completa

Principais autores: Medeiros, Daniela, Borsekowsky, Alana Rafaela
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12868
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-12868
recordtype ojs
spelling peri-article-128682022-10-20T20:06:42Z Estudo e prática da docência na perspectiva da educação inclusiva: relato de uma experiência Medeiros, Daniela Borsekowsky, Alana Rafaela 7.08.00.00-6 Educação/7.08.07.05-1 Educação Especial Educação Inclusiva; Formação de Professores; Prática Pedagógica Desde que a perspectiva da educação inclusiva passou a caracterizar os currículos escolares e práticas docentes, em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e conforme o apresentado na LDB nº 9.394/96, os cursos de formação de professores dedicam um tempo e atenção aos momentos destinados para tal discussão e prática. Assim, este artigo tem sua centralidade em algumas práticas inclusivas desenvolvidas no curso de Licenciatura plena em Ciências Biológicas de um dos campi do Instituto Federal Farroupilha, em 2019, como decorrência de dois componentes curriculares. Questiona-se: Quais os significados produzidos por esses estudos e práticas na formação destes futuros professores? A partir de tal questionamento, objetiva-se relatar e analisar alguns desses espaços de estudos e práticas existentes no curso na intenção de perceber o quanto colaboram no processo formativo desses estudantes. Há clareza do não esgotamento dos estudos envolvendo tal temática, mas acredita-se que o modo como esses conteúdos/assuntos são propostos e vivenciados poderá ressignificar o olhar dos estudantes em formação. Para tanto, o percurso metodológico implica em um relato de experiência de cunho qualitativo, centrando suas atenções naquilo que diz das relações e significados produzidos. Compreende-se, que o que é proposto nestes espaços (cursos de formação de professores) deve ir além dos estudos de cunho teórico e conceitual, mas também produzir espaços de vivências e contatos diretos com sujeitos com deficiência, na pretensão de que os estudantes em formação compreendam algumas diferentes possibilidades que tratam dos modos de ensinar e aprender, ressignificando, assim, o processo de formação docente. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12868 10.3895/rtr.v5n0.12868 Revista Transmutare; v. 5 (2020): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v5n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12868/8202 Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Medeiros, Daniela
Borsekowsky, Alana Rafaela
spellingShingle Medeiros, Daniela
Borsekowsky, Alana Rafaela
Estudo e prática da docência na perspectiva da educação inclusiva: relato de uma experiência
author_sort Medeiros, Daniela
title Estudo e prática da docência na perspectiva da educação inclusiva: relato de uma experiência
title_short Estudo e prática da docência na perspectiva da educação inclusiva: relato de uma experiência
title_full Estudo e prática da docência na perspectiva da educação inclusiva: relato de uma experiência
title_fullStr Estudo e prática da docência na perspectiva da educação inclusiva: relato de uma experiência
title_full_unstemmed Estudo e prática da docência na perspectiva da educação inclusiva: relato de uma experiência
title_sort estudo e prática da docência na perspectiva da educação inclusiva: relato de uma experiência
description Desde que a perspectiva da educação inclusiva passou a caracterizar os currículos escolares e práticas docentes, em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e conforme o apresentado na LDB nº 9.394/96, os cursos de formação de professores dedicam um tempo e atenção aos momentos destinados para tal discussão e prática. Assim, este artigo tem sua centralidade em algumas práticas inclusivas desenvolvidas no curso de Licenciatura plena em Ciências Biológicas de um dos campi do Instituto Federal Farroupilha, em 2019, como decorrência de dois componentes curriculares. Questiona-se: Quais os significados produzidos por esses estudos e práticas na formação destes futuros professores? A partir de tal questionamento, objetiva-se relatar e analisar alguns desses espaços de estudos e práticas existentes no curso na intenção de perceber o quanto colaboram no processo formativo desses estudantes. Há clareza do não esgotamento dos estudos envolvendo tal temática, mas acredita-se que o modo como esses conteúdos/assuntos são propostos e vivenciados poderá ressignificar o olhar dos estudantes em formação. Para tanto, o percurso metodológico implica em um relato de experiência de cunho qualitativo, centrando suas atenções naquilo que diz das relações e significados produzidos. Compreende-se, que o que é proposto nestes espaços (cursos de formação de professores) deve ir além dos estudos de cunho teórico e conceitual, mas também produzir espaços de vivências e contatos diretos com sujeitos com deficiência, na pretensão de que os estudantes em formação compreendam algumas diferentes possibilidades que tratam dos modos de ensinar e aprender, ressignificando, assim, o processo de formação docente.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12868
_version_ 1805450118040649728
score 10,814766