Dados no apoio à gestão pública estadual: conhecendo o "Programa Inteligência Artificial do Paraná – PIÁ"

O Estado do Paraná criou uma iniciativa para uso de inteligência artificial denominado Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), responsável pela centralização dos serviços prestados pelo governo. A consulta de informação pelos usuários, torna a captura desses dados uma possibilidade da utilização dos m...

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Principais autores: Maia, Marcelo, Maia, Marcos, Tsunoda, Denise Fukumi, Bezerra, Cicero Aparecido
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13236
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Resumo: O Estado do Paraná criou uma iniciativa para uso de inteligência artificial denominado Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), responsável pela centralização dos serviços prestados pelo governo. A consulta de informação pelos usuários, torna a captura desses dados uma possibilidade da utilização dos mesmos para possível análise na gestão pública. Com este intuito, procedeu-se mineração de dados na base do programa, a qual fora disponibilizada pela Celepar - Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná. Os dados se referem ao ano de 2019, ano em que a plataforma unificando mais de 400 serviços teve seu lançamento no final do mês de junho. Utilizaram-se os softwares Microsoft Excel® para a preparação dos dados e o Weka para a mineração via algoritmo APRIORI. A pesquisa teve início com a parceria entre as instituições Companhia de Informação do Paraná e a Universidade Federal do Paraná, para a constituição da base de dados para a análise do sistema. A partir da disponibilização ocorre a realização das etapas de análise estatísticas e mineração de dados, utilizando o algoritmo de associação (APRIORI). As análises revelaram que no ano de 2019, o período da tarde (12h às 18h exclusive) apresenta maior demanda, exigindo que os serviços devem estar disponíveis independente do “tipo de exibição” (online e/ou presencial, por telefone, somente online, somente presencial), passando aos gestores que este horário deve apresentar funcionários disponíveis para atender a população. Pesquisas futuras podem aumentar o escopo da pesquisa, mais períodos de análise, comparando investimentos aos órgãos com a demanda do serviço.