Delimitação da cultura lúdica e cultura local para proposição de jogos e atividades lúdicas: uma análise dos diferentes instrumentos de coleta de dados fundamentada em Bourdieu
Os jogos sempre estiveram presente na vida do ser humano, contudo, no âmbito educacional brasileiro, mais especificamente no ensino de Química/Ciências, sua inserção é recente, e ainda necessita de muito aprofundamento e discussões de cunho teórico/epistemológico. Nesse sentido, pretende-se a partir...
Principais autores: | Rezende, Felipe Augusto de Mello, Martins, Laiane Pereira, Oliveira, Mariana Fonseca, Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13574 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-13574 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-135742022-09-29T18:41:13Z Delimitação da cultura lúdica e cultura local para proposição de jogos e atividades lúdicas: uma análise dos diferentes instrumentos de coleta de dados fundamentada em Bourdieu Delimitation of playful culture and local culture for proposing games and playful activities: an analysis of the different data collection instruments based on Bourdieu Rezende, Felipe Augusto de Mello Martins, Laiane Pereira Oliveira, Mariana Fonseca Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa Ensino de Ciências Jogo; Cultura lúdica; Cultura local; Ensino e aprendizagem; Educação Game; Playful culture; Local culture; Teaching and learning; Education Os jogos sempre estiveram presente na vida do ser humano, contudo, no âmbito educacional brasileiro, mais especificamente no ensino de Química/Ciências, sua inserção é recente, e ainda necessita de muito aprofundamento e discussões de cunho teórico/epistemológico. Nesse sentido, pretende-se a partir deste trabalho discutir sobre a importância da cultura para os jogos e atividades lúdicas. A pesquisa utiliza-se de elementos da abordagem qualitativa, exploradas para obtenção de dados descritivos que permitissem identificar os elementos culturais dos estudantes envolvidos (cerca de 84 estudantes de 8° ano de uma escola pública do interior de Goiás), tanto em relação ao ambiente escolar quanto familiar, bem como verificar sua concepção acerca da Ciência, de forma a responder à pergunta de pesquisa: Os instrumentos de coleta de dados utilizados em consonância com o referencial Bourdieusiano possibilitam compreender a cultura que os estudantes estão imersos? Os resultados possibilitaram identificar a cultura em que os estudantes estão imersos, e sua influência na apropriação dos conhecimentos científicos, uma vez que observou-se obstáculos epistemológicos relacionados ao conhecimento científico, decorrentes de elementos culturais apropriados pelos estudantes ao longo de suas vidas. Games have always been present in the life of human beings, however, in the Brazilian educational scope, more specifically in the teaching of Chemistry/Sciences, their insertion is recent, and still needs a lot of deepening and development of the theoretical/ epistemological nature. In this sense, it is intended from this work to discuss the importance of culture for games and recreational activities. A research uses elements of the qualitative approach, explored to obtain descriptive data that allow the identification of the cultural elements of the students involved (about 84 students with 8th grade from a public school in the interior of Goiás), both in relation to the school environment as well as familiar, as well as verifying their conception about Science, in order to answer the research question: Do the data collection instruments used in line with the Bourdieusian framework make it possible to understand the culture that students are immersed in? The results made it possible to identify the culture in which students are immersed, as well as their influence on the appropriation of scientific knowledge, since we observed even epistemological obstacles related to scientific knowledge, resulting from cultural elements appropriated by students throughout their lives. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-08-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13574 10.3895/rbect.v14n2.13574 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2021) 1982-873X 10.3895/rbect.v14n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13574/pdf Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Rezende, Felipe Augusto de Mello Martins, Laiane Pereira Oliveira, Mariana Fonseca Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa |
spellingShingle |
Rezende, Felipe Augusto de Mello Martins, Laiane Pereira Oliveira, Mariana Fonseca Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa Delimitação da cultura lúdica e cultura local para proposição de jogos e atividades lúdicas: uma análise dos diferentes instrumentos de coleta de dados fundamentada em Bourdieu |
author_sort |
Rezende, Felipe Augusto de Mello |
title |
Delimitação da cultura lúdica e cultura local para proposição de jogos e atividades lúdicas: uma análise dos diferentes instrumentos de coleta de dados fundamentada em Bourdieu |
title_short |
Delimitação da cultura lúdica e cultura local para proposição de jogos e atividades lúdicas: uma análise dos diferentes instrumentos de coleta de dados fundamentada em Bourdieu |
title_full |
Delimitação da cultura lúdica e cultura local para proposição de jogos e atividades lúdicas: uma análise dos diferentes instrumentos de coleta de dados fundamentada em Bourdieu |
title_fullStr |
Delimitação da cultura lúdica e cultura local para proposição de jogos e atividades lúdicas: uma análise dos diferentes instrumentos de coleta de dados fundamentada em Bourdieu |
title_full_unstemmed |
Delimitação da cultura lúdica e cultura local para proposição de jogos e atividades lúdicas: uma análise dos diferentes instrumentos de coleta de dados fundamentada em Bourdieu |
title_sort |
delimitação da cultura lúdica e cultura local para proposição de jogos e atividades lúdicas: uma análise dos diferentes instrumentos de coleta de dados fundamentada em bourdieu |
description |
Os jogos sempre estiveram presente na vida do ser humano, contudo, no âmbito educacional brasileiro, mais especificamente no ensino de Química/Ciências, sua inserção é recente, e ainda necessita de muito aprofundamento e discussões de cunho teórico/epistemológico. Nesse sentido, pretende-se a partir deste trabalho discutir sobre a importância da cultura para os jogos e atividades lúdicas. A pesquisa utiliza-se de elementos da abordagem qualitativa, exploradas para obtenção de dados descritivos que permitissem identificar os elementos culturais dos estudantes envolvidos (cerca de 84 estudantes de 8° ano de uma escola pública do interior de Goiás), tanto em relação ao ambiente escolar quanto familiar, bem como verificar sua concepção acerca da Ciência, de forma a responder à pergunta de pesquisa: Os instrumentos de coleta de dados utilizados em consonância com o referencial Bourdieusiano possibilitam compreender a cultura que os estudantes estão imersos? Os resultados possibilitaram identificar a cultura em que os estudantes estão imersos, e sua influência na apropriação dos conhecimentos científicos, uma vez que observou-se obstáculos epistemológicos relacionados ao conhecimento científico, decorrentes de elementos culturais apropriados pelos estudantes ao longo de suas vidas. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2021 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13574 |
_version_ |
1805449078916513792 |
score |
10,814766 |