Movimentos epistêmicos propostos por uma professora de ciências para construção de processos argumentativos no ensino de ciências por investigação

Pesquisas vêm discutindo a importância dos movimentos epistêmicos do professor, em aulas investigativas, para a construção de processos argumentativos pelos estudantes. Diante disso, objetivamos identificar e discutir os movimentos epistêmicos, propostos por uma professora de Ciências, que favoreçam...

ver descrição completa

Principais autores: de Jesus, Diorleno Santos, Sedano, Luciana
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13809
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-13809
recordtype ojs
spelling peri-article-138092023-03-01T13:38:36Z Movimentos epistêmicos propostos por uma professora de ciências para construção de processos argumentativos no ensino de ciências por investigação Epistemic movements proposed by a science teacher for the construction of argumentative processes in science teaching by inquiry de Jesus, Diorleno Santos Sedano, Luciana Educação - Ensino de Ciências Movimentos Epistêmicos; Interações discursivas; Argumentação; Ensino de Ciências por Investigação Epistemic Movements; Discursive interactions; Argumentation; Teaching Science by Inquiry Pesquisas vêm discutindo a importância dos movimentos epistêmicos do professor, em aulas investigativas, para a construção de processos argumentativos pelos estudantes. Diante disso, objetivamos identificar e discutir os movimentos epistêmicos, propostos por uma professora de Ciências, que favoreçam a construção de processos argumentativos, a partir da proposição de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI). A participante desta investigação é uma professora com formação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Mestrado em Educação em Ciências. Também compõem a estrutura colaborativa para a construção da SEI, três integrantes de um grupo de pesquisa. Os dados desse estudo foram obtidos a partir de cinco reuniões realizadas e gravadas via videochamadas, através do programa Skype. Como categorias de análise, utilizamos os movimentos epistêmicos propostos por Silva (2015). Mediante a utilização de dois episódios de ensino extraídos das reuniões, identificamos os movimentos epistêmicos de Elaboração, Reelaboração e Instrução, implícitos na fala da professora, que podem contribuir para o engajamento dos alunos tanto na investigação, quanto no desenvolvimento de processos argumentativos, devido às múltiplas interações que podem ser suscitadas por meio do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI). Some researches has been discussing the importance of the teacher's epistemic movements, in investigative classes, for the construction of argumentative processes by students. Therefore, in this work, we aim to identify and discuss the epistemic movements, proposed by a Science teacher, that favor the construction of argumentative processes, based on the proposition of an Investigative Teaching Sequence (ITS). The participant of this investigation is a teacher, who holds a degree in Biological Sciences and a Master's in Science Education. Futhermore, three members of a research group also make up the collaborative structure for the construction of the presented ITS. The data from this study were obtained from five meetings held and recorded by video calls, using the Skype program. As categories of analysis, we use the epistemic movements proposed by Silva (2015). Through the use of two teaching episodes extracted from the meetings, we identified the epistemic movements of Elaboration, Re-elaboration and Instruction, implicit in the teacher's speech, which can contribute to the students' engagement both in the investigation and in the development of argumentative processes, due to the multiple interactions that can be raised through the Teaching of Science by Inquiry. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) 2022-04-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13809 10.3895/actio.v7n1.13809 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 1 (2022); 1-21 ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 1 (2022); 1-21 2525-8923 10.3895/actio.v7n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13809/8868 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13809/2106 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13809/2107 Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author de Jesus, Diorleno Santos
Sedano, Luciana
spellingShingle de Jesus, Diorleno Santos
Sedano, Luciana
Movimentos epistêmicos propostos por uma professora de ciências para construção de processos argumentativos no ensino de ciências por investigação
author_sort de Jesus, Diorleno Santos
title Movimentos epistêmicos propostos por uma professora de ciências para construção de processos argumentativos no ensino de ciências por investigação
title_short Movimentos epistêmicos propostos por uma professora de ciências para construção de processos argumentativos no ensino de ciências por investigação
title_full Movimentos epistêmicos propostos por uma professora de ciências para construção de processos argumentativos no ensino de ciências por investigação
title_fullStr Movimentos epistêmicos propostos por uma professora de ciências para construção de processos argumentativos no ensino de ciências por investigação
title_full_unstemmed Movimentos epistêmicos propostos por uma professora de ciências para construção de processos argumentativos no ensino de ciências por investigação
title_sort movimentos epistêmicos propostos por uma professora de ciências para construção de processos argumentativos no ensino de ciências por investigação
description Pesquisas vêm discutindo a importância dos movimentos epistêmicos do professor, em aulas investigativas, para a construção de processos argumentativos pelos estudantes. Diante disso, objetivamos identificar e discutir os movimentos epistêmicos, propostos por uma professora de Ciências, que favoreçam a construção de processos argumentativos, a partir da proposição de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI). A participante desta investigação é uma professora com formação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Mestrado em Educação em Ciências. Também compõem a estrutura colaborativa para a construção da SEI, três integrantes de um grupo de pesquisa. Os dados desse estudo foram obtidos a partir de cinco reuniões realizadas e gravadas via videochamadas, através do programa Skype. Como categorias de análise, utilizamos os movimentos epistêmicos propostos por Silva (2015). Mediante a utilização de dois episódios de ensino extraídos das reuniões, identificamos os movimentos epistêmicos de Elaboração, Reelaboração e Instrução, implícitos na fala da professora, que podem contribuir para o engajamento dos alunos tanto na investigação, quanto no desenvolvimento de processos argumentativos, devido às múltiplas interações que podem ser suscitadas por meio do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI).
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2022
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13809
_version_ 1805450787293233152
score 10,814766