O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas Gerais

O Novo Plano Curricular do Ensino Médio do Estado de Minas Gerais inclui a produção, distribuição e adoção de materiais didáticos e outros destinados ao trabalho pedagógico do professor para as diversas disciplinas que compõem o currículo escolar. Neste artigo, realizamos uma análise linguística do...

ver descrição completa

Principais autores: Galieta, Tatiana, Caum, Catarine
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2012
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1384
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1384
recordtype ojs
spelling peri-article-13842022-09-29T18:40:40Z O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas Gerais Galieta, Tatiana Caum, Catarine O Novo Plano Curricular do Ensino Médio do Estado de Minas Gerais inclui a produção, distribuição e adoção de materiais didáticos e outros destinados ao trabalho pedagógico do professor para as diversas disciplinas que compõem o currículo escolar. Neste artigo, realizamos uma análise linguística do Conteúdo Básico Comum de Física  que privilegia aspectos relacionados  à  caracterização de seus materiais como um gênero de texto didático. Para tanto, são investigadas categorias como  os  relatos (classificação e composição),  experimentos,  as explicações, biografias, narrativas  e exposições; além de estruturas textuais como as  recapitulações e metáforas.  Os resultados da análise revelam algumas opções dos autores, bem como determinadas ausências, que acabam por compor um texto cujas características linguísticas se semelham as do livro didático, sobretudo os módulos didáticos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2012-12-20 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1384 10.3895/S1982-873X2012000300002 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 3 (2012) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20120003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1384/899 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Galieta, Tatiana
Caum, Catarine
spellingShingle Galieta, Tatiana
Caum, Catarine
O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas Gerais
author_sort Galieta, Tatiana
title O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas Gerais
title_short O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas Gerais
title_full O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas Gerais
title_fullStr O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas Gerais
title_full_unstemmed O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas Gerais
title_sort o “conteúdo básico comum”: uma análise linguística da proposta curricular de minas gerais
description O Novo Plano Curricular do Ensino Médio do Estado de Minas Gerais inclui a produção, distribuição e adoção de materiais didáticos e outros destinados ao trabalho pedagógico do professor para as diversas disciplinas que compõem o currículo escolar. Neste artigo, realizamos uma análise linguística do Conteúdo Básico Comum de Física  que privilegia aspectos relacionados  à  caracterização de seus materiais como um gênero de texto didático. Para tanto, são investigadas categorias como  os  relatos (classificação e composição),  experimentos,  as explicações, biografias, narrativas  e exposições; além de estruturas textuais como as  recapitulações e metáforas.  Os resultados da análise revelam algumas opções dos autores, bem como determinadas ausências, que acabam por compor um texto cujas características linguísticas se semelham as do livro didático, sobretudo os módulos didáticos.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2012
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1384
_version_ 1805449027136782336
score 10,814766