Aulas de Matemática na EJA: o que pensam os professores

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que visa compreender e refletir sobre algumas crenças e opiniões dos professores relativas à Matemática e ao seu ensino em uma situação particular vinculada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este estudo foi estruturado tendo por base as respost...

ver descrição completa

Principais autores: Passos, Marinez Meneghello, Fidelis, Reginaldo, Mora, Rosemeri
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1405
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1405
recordtype ojs
spelling peri-article-14052022-09-29T18:40:41Z Aulas de Matemática na EJA: o que pensam os professores Passos, Marinez Meneghello Fidelis, Reginaldo Mora, Rosemeri Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que visa compreender e refletir sobre algumas crenças e opiniões dos professores relativas à Matemática e ao seu ensino em uma situação particular vinculada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este estudo foi estruturado tendo por base as respostas obtidas por meio de um questionário aplicado a 17 professores desta categoria de ensino. Essa investigação assume caráter qualitativo pautando-se nos procedimentos da Análise de Conteúdo. Todavia, as informações coletadas também foram interpretadas de forma quantitativa, para averiguar se há relação de dependência entre as variáveis analisadas, a partir do teste estatístico “Teste G”. Observou-se que existem muitos vestígios de uma educação em que o professor é aquele que ensina e o aluno aquele que aprende; no que diz respeito às tendências metodológicas da Educação Matemática e a relação desses professores com essas tendências é possível evidenciar que elas estão sendo desenvolvidas de acordo com as compreensões que cada um desses professores desenvolveu durante sua formação inicial e continuada. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-04-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1405 10.3895/S1982-873X2013000100003 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 1 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1405/969 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Passos, Marinez Meneghello
Fidelis, Reginaldo
Mora, Rosemeri
spellingShingle Passos, Marinez Meneghello
Fidelis, Reginaldo
Mora, Rosemeri
Aulas de Matemática na EJA: o que pensam os professores
author_sort Passos, Marinez Meneghello
title Aulas de Matemática na EJA: o que pensam os professores
title_short Aulas de Matemática na EJA: o que pensam os professores
title_full Aulas de Matemática na EJA: o que pensam os professores
title_fullStr Aulas de Matemática na EJA: o que pensam os professores
title_full_unstemmed Aulas de Matemática na EJA: o que pensam os professores
title_sort aulas de matemática na eja: o que pensam os professores
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que visa compreender e refletir sobre algumas crenças e opiniões dos professores relativas à Matemática e ao seu ensino em uma situação particular vinculada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este estudo foi estruturado tendo por base as respostas obtidas por meio de um questionário aplicado a 17 professores desta categoria de ensino. Essa investigação assume caráter qualitativo pautando-se nos procedimentos da Análise de Conteúdo. Todavia, as informações coletadas também foram interpretadas de forma quantitativa, para averiguar se há relação de dependência entre as variáveis analisadas, a partir do teste estatístico “Teste G”. Observou-se que existem muitos vestígios de uma educação em que o professor é aquele que ensina e o aluno aquele que aprende; no que diz respeito às tendências metodológicas da Educação Matemática e a relação desses professores com essas tendências é possível evidenciar que elas estão sendo desenvolvidas de acordo com as compreensões que cada um desses professores desenvolveu durante sua formação inicial e continuada.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2013
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1405
_version_ 1805448976270360576
score 10,814766