Aulas de Matemática na EJA: o que pensam os professores
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que visa compreender e refletir sobre algumas crenças e opiniões dos professores relativas à Matemática e ao seu ensino em uma situação particular vinculada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este estudo foi estruturado tendo por base as respost...
Principais autores: | Passos, Marinez Meneghello, Fidelis, Reginaldo, Mora, Rosemeri |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1405 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1405 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-14052022-09-29T18:40:41Z Aulas de Matemática na EJA: o que pensam os professores Passos, Marinez Meneghello Fidelis, Reginaldo Mora, Rosemeri Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que visa compreender e refletir sobre algumas crenças e opiniões dos professores relativas à Matemática e ao seu ensino em uma situação particular vinculada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este estudo foi estruturado tendo por base as respostas obtidas por meio de um questionário aplicado a 17 professores desta categoria de ensino. Essa investigação assume caráter qualitativo pautando-se nos procedimentos da Análise de Conteúdo. Todavia, as informações coletadas também foram interpretadas de forma quantitativa, para averiguar se há relação de dependência entre as variáveis analisadas, a partir do teste estatístico “Teste G”. Observou-se que existem muitos vestígios de uma educação em que o professor é aquele que ensina e o aluno aquele que aprende; no que diz respeito às tendências metodológicas da Educação Matemática e a relação desses professores com essas tendências é possível evidenciar que elas estão sendo desenvolvidas de acordo com as compreensões que cada um desses professores desenvolveu durante sua formação inicial e continuada. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-04-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1405 10.3895/S1982-873X2013000100003 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 1 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1405/969 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Passos, Marinez Meneghello Fidelis, Reginaldo Mora, Rosemeri |
spellingShingle |
Passos, Marinez Meneghello Fidelis, Reginaldo Mora, Rosemeri Aulas de Matemática na EJA: o que pensam os professores |
author_sort |
Passos, Marinez Meneghello |
title |
Aulas de Matemática na EJA: o que pensam os professores |
title_short |
Aulas de Matemática na EJA: o que pensam os professores |
title_full |
Aulas de Matemática na EJA: o que pensam os professores |
title_fullStr |
Aulas de Matemática na EJA: o que pensam os professores |
title_full_unstemmed |
Aulas de Matemática na EJA: o que pensam os professores |
title_sort |
aulas de matemática na eja: o que pensam os professores |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que visa compreender e refletir sobre algumas crenças e opiniões dos professores relativas à Matemática e ao seu ensino em uma situação particular vinculada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este estudo foi estruturado tendo por base as respostas obtidas por meio de um questionário aplicado a 17 professores desta categoria de ensino. Essa investigação assume caráter qualitativo pautando-se nos procedimentos da Análise de Conteúdo. Todavia, as informações coletadas também foram interpretadas de forma quantitativa, para averiguar se há relação de dependência entre as variáveis analisadas, a partir do teste estatístico “Teste G”. Observou-se que existem muitos vestígios de uma educação em que o professor é aquele que ensina e o aluno aquele que aprende; no que diz respeito às tendências metodológicas da Educação Matemática e a relação desses professores com essas tendências é possível evidenciar que elas estão sendo desenvolvidas de acordo com as compreensões que cada um desses professores desenvolveu durante sua formação inicial e continuada. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2013 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1405 |
_version_ |
1805448976270360576 |
score |
10,814766 |