A pesquisa em ensino de química realizada por estudantes de licenciatura do Instituto Federal de Santa Catarina: estado do conhecimento e aproximações epistemológicas

O artigo apresenta pesquisa que analisa as produções acadêmicas sobre o Ensino de Química realizadas por estudantes de licenciatura do Instituto Federal de Santa Catarina, campus São José, e apresentadas como Trabalho de Conclusão de Curso entre os anos de 2013 a 2019. Assim, a partir da análise dos...

ver descrição completa

Principais autores: Alves, Ediely Teixeira da Silva, Dentz, Volmir von
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14092
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O artigo apresenta pesquisa que analisa as produções acadêmicas sobre o Ensino de Química realizadas por estudantes de licenciatura do Instituto Federal de Santa Catarina, campus São José, e apresentadas como Trabalho de Conclusão de Curso entre os anos de 2013 a 2019. Assim, a partir da análise dos 38 trabalhos localizados, buscou-se identificar quais são os objetos de estudo e as temáticas do ensino de Química priorizadas nas produções dos estudantes e quais são as metodologias e tendências teóricas que predominam no contexto investigado. A pesquisa fundamenta-se no referencial teórico-metodológico do Esquema Paradigmático, proposto por Sílvio Sanchez-Gamboa para análise da produção científica em Educação. Entre os principais resultados, evidenciam-se elementos que permitem caracterizar o estado do conhecimento sobre o Ensino de Química tal como é produzido na instituição. Entre outras coisas, destaca-se, por um lado, a diversidade de temáticas que são estudadas e o predomínio de pesquisas empíricas que utilizam aplicação de questionários, entrevistas e diários de campo, envolvendo sujeitos em escolas; e, por outro, algumas fragilidades relacionadas à fundamentação teórica dos trabalhos e às metodologias empregadas no tratamento dos dados nas pesquisas analisadas.