A pesquisa em ensino de química realizada por estudantes de licenciatura do Instituto Federal de Santa Catarina: estado do conhecimento e aproximações epistemológicas
O artigo apresenta pesquisa que analisa as produções acadêmicas sobre o Ensino de Química realizadas por estudantes de licenciatura do Instituto Federal de Santa Catarina, campus São José, e apresentadas como Trabalho de Conclusão de Curso entre os anos de 2013 a 2019. Assim, a partir da análise dos...
Principais autores: | Alves, Ediely Teixeira da Silva, Dentz, Volmir von |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14092 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-14092 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-140922024-05-01T10:05:55Z A pesquisa em ensino de química realizada por estudantes de licenciatura do Instituto Federal de Santa Catarina: estado do conhecimento e aproximações epistemológicas he research on chemistry teaching performed by undergraduate students at the Federal Institute of Santa Catarina: state of knowledge and epistemological approaches Alves, Ediely Teixeira da Silva Dentz, Volmir von Educação / Ensino de Ciências / Ensino de Química Ensino de Química; Análise da Produção Científica; Trabalhos de Conclusão de Curso; Esquema Paradigmático Chemistry teaching; Analysis of Scientific Production; Undergraduate Thesis Work; Paradigmatic Scheme O artigo apresenta pesquisa que analisa as produções acadêmicas sobre o Ensino de Química realizadas por estudantes de licenciatura do Instituto Federal de Santa Catarina, campus São José, e apresentadas como Trabalho de Conclusão de Curso entre os anos de 2013 a 2019. Assim, a partir da análise dos 38 trabalhos localizados, buscou-se identificar quais são os objetos de estudo e as temáticas do ensino de Química priorizadas nas produções dos estudantes e quais são as metodologias e tendências teóricas que predominam no contexto investigado. A pesquisa fundamenta-se no referencial teórico-metodológico do Esquema Paradigmático, proposto por Sílvio Sanchez-Gamboa para análise da produção científica em Educação. Entre os principais resultados, evidenciam-se elementos que permitem caracterizar o estado do conhecimento sobre o Ensino de Química tal como é produzido na instituição. Entre outras coisas, destaca-se, por um lado, a diversidade de temáticas que são estudadas e o predomínio de pesquisas empíricas que utilizam aplicação de questionários, entrevistas e diários de campo, envolvendo sujeitos em escolas; e, por outro, algumas fragilidades relacionadas à fundamentação teórica dos trabalhos e às metodologias empregadas no tratamento dos dados nas pesquisas analisadas. A research is reported that analyzes the academic productions on the teaching of Chemistry carried out by undergraduate students at the Federal Institute of Santa Catarina, Campus São José, Brazil, and presented as Undergraduate Thesis Works from 2013 to 2019. Based the analysis of the 38 works, we aim to identify which are the objects of study and the themes of the teaching of Chemistry prioritized in the students’ productions, and which are the methodologies and theoretical trends that predominate in the investigated context. The research is based on the theoretical-methodological framework of the Paradigmatic Scheme, proposed by Sílvio Sanchez-Gamboa for the analysis of scientific production in Education. Elements are identified that make it possible to characterize the state of knowledge about the teaching of Chemistry as produced in the institution. Among other findings, we highlight the diversity of themes under study and the predominance of empirical research using questionnaires, interviews, and field diaries, involving subjects in schools, as well as some weaknesses related to the theoretical basis of the works and to the methodologies used in the treatment of data in the research analyzed. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) / Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) 2022-10-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14092 10.3895/actio.v7n3.14092 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-26 ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-26 2525-8923 10.3895/actio.v7n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14092/9134 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14092/2199 Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Alves, Ediely Teixeira da Silva Dentz, Volmir von |
spellingShingle |
Alves, Ediely Teixeira da Silva Dentz, Volmir von A pesquisa em ensino de química realizada por estudantes de licenciatura do Instituto Federal de Santa Catarina: estado do conhecimento e aproximações epistemológicas |
author_sort |
Alves, Ediely Teixeira da Silva |
title |
A pesquisa em ensino de química realizada por estudantes de licenciatura do Instituto Federal de Santa Catarina: estado do conhecimento e aproximações epistemológicas |
title_short |
A pesquisa em ensino de química realizada por estudantes de licenciatura do Instituto Federal de Santa Catarina: estado do conhecimento e aproximações epistemológicas |
title_full |
A pesquisa em ensino de química realizada por estudantes de licenciatura do Instituto Federal de Santa Catarina: estado do conhecimento e aproximações epistemológicas |
title_fullStr |
A pesquisa em ensino de química realizada por estudantes de licenciatura do Instituto Federal de Santa Catarina: estado do conhecimento e aproximações epistemológicas |
title_full_unstemmed |
A pesquisa em ensino de química realizada por estudantes de licenciatura do Instituto Federal de Santa Catarina: estado do conhecimento e aproximações epistemológicas |
title_sort |
pesquisa em ensino de química realizada por estudantes de licenciatura do instituto federal de santa catarina: estado do conhecimento e aproximações epistemológicas |
description |
O artigo apresenta pesquisa que analisa as produções acadêmicas sobre o Ensino de Química realizadas por estudantes de licenciatura do Instituto Federal de Santa Catarina, campus São José, e apresentadas como Trabalho de Conclusão de Curso entre os anos de 2013 a 2019. Assim, a partir da análise dos 38 trabalhos localizados, buscou-se identificar quais são os objetos de estudo e as temáticas do ensino de Química priorizadas nas produções dos estudantes e quais são as metodologias e tendências teóricas que predominam no contexto investigado. A pesquisa fundamenta-se no referencial teórico-metodológico do Esquema Paradigmático, proposto por Sílvio Sanchez-Gamboa para análise da produção científica em Educação. Entre os principais resultados, evidenciam-se elementos que permitem caracterizar o estado do conhecimento sobre o Ensino de Química tal como é produzido na instituição. Entre outras coisas, destaca-se, por um lado, a diversidade de temáticas que são estudadas e o predomínio de pesquisas empíricas que utilizam aplicação de questionários, entrevistas e diários de campo, envolvendo sujeitos em escolas; e, por outro, algumas fragilidades relacionadas à fundamentação teórica dos trabalhos e às metodologias empregadas no tratamento dos dados nas pesquisas analisadas. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2022 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14092 |
_version_ |
1805535696120709120 |
score |
10,814766 |