Evolução da alfabetização científica dos alunos ao longo do ensino médio de um colégio particular de São Paulo

O estudo apresenta os resultados da evolução da alfabetização científica ao longo dos três anos de Ensino Médio de um Colégio particular de São Paulo, especificamente nas dimensões da natureza da ciência, conteúdo da ciência e impacto da ciência e da tecnologia na sociedade. O trabalho integra-se a...

ver descrição completa

Autor principal: Coppi, Marcelo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14138
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O estudo apresenta os resultados da evolução da alfabetização científica ao longo dos três anos de Ensino Médio de um Colégio particular de São Paulo, especificamente nas dimensões da natureza da ciência, conteúdo da ciência e impacto da ciência e da tecnologia na sociedade. O trabalho integra-se a um Programa de Estudo iniciado em 2016, com a aplicação do Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB) aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e encerrado em 2019, mediante a aplicação do teste aos alunos da 3ª série do Ensino Médio que haviam participado da primeira aplicação e que permaneceram no Colégio durante todo o Ensino Médio. O instrumento de avaliação utilizado foi o TACB, composto por 110 itens no formato verdadeiro-falso. O teste foi respondido por 87 alunos da 3ª série do Ensino Médio. Todos estes 87 alunos participaram da primeira aplicação no 9º ano e permaneceram no Colégio durante os três anos do Ensino Médio. Para a análise da proporção de alunos cientificamente alfabetizados foram utilizadas análises de frequência, realizadas por meio do software SPSS. Embora abaixo do esperado, os resultados revelaram um aumento expressivo de 42,2% de alunos cientificamente alfabetizados.