Evolução da alfabetização científica dos alunos ao longo do ensino médio de um colégio particular de São Paulo
O estudo apresenta os resultados da evolução da alfabetização científica ao longo dos três anos de Ensino Médio de um Colégio particular de São Paulo, especificamente nas dimensões da natureza da ciência, conteúdo da ciência e impacto da ciência e da tecnologia na sociedade. O trabalho integra-se a...
Autor principal: | Coppi, Marcelo |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14138 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-14138 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-141382024-05-01T10:05:54Z Evolução da alfabetização científica dos alunos ao longo do ensino médio de um colégio particular de São Paulo Assessment of scientific literacy of students along the high school of a private school in São Paulo Coppi, Marcelo Ensino de Ciências Alfabetização científica; Teste de alfabetização científica básica; Ensino médio. Scientific literacy; Test of basic scientific literacy; High School O estudo apresenta os resultados da evolução da alfabetização científica ao longo dos três anos de Ensino Médio de um Colégio particular de São Paulo, especificamente nas dimensões da natureza da ciência, conteúdo da ciência e impacto da ciência e da tecnologia na sociedade. O trabalho integra-se a um Programa de Estudo iniciado em 2016, com a aplicação do Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB) aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e encerrado em 2019, mediante a aplicação do teste aos alunos da 3ª série do Ensino Médio que haviam participado da primeira aplicação e que permaneceram no Colégio durante todo o Ensino Médio. O instrumento de avaliação utilizado foi o TACB, composto por 110 itens no formato verdadeiro-falso. O teste foi respondido por 87 alunos da 3ª série do Ensino Médio. Todos estes 87 alunos participaram da primeira aplicação no 9º ano e permaneceram no Colégio durante os três anos do Ensino Médio. Para a análise da proporção de alunos cientificamente alfabetizados foram utilizadas análises de frequência, realizadas por meio do software SPSS. Embora abaixo do esperado, os resultados revelaram um aumento expressivo de 42,2% de alunos cientificamente alfabetizados. The study presents the results of the evolution of scientific literacy over the three years of High School at a private School in São Paulo, specifically in terms of the nature of science, science content and the impact of science and technology on society. The work is part of a Study Program started in 2016, with the application of the Test of Basic Scientific Literacy (TBSL) to students of the 9th grade of Elementary School and ended in 2019, by applying the test to students of the 3rd grade High School students who had participated in the first application and remained in the School throughout High School. The assessment instrument used was the TACB, composed of 110 items in the true-false format. The test was answered by 87 students in the 3rd grade of High School. All of these 87 students participated in the first application in the 9th grade and remained at the school for the three years of high school. Frequency analyses, performed using SPSS software, were used to analyze the proportion of scientifically literate students. Although lower than expected, the results revealed a sharp evolution of 42,2% of scientifically literate students. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora - CIEP-UE 2023-03-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14138 10.3895/actio.v8n1.14138 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 1 (2023); 1-19 ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 1 (2023); 1-19 2525-8923 10.3895/actio.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14138/9438 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14138/2224 Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Coppi, Marcelo |
spellingShingle |
Coppi, Marcelo Evolução da alfabetização científica dos alunos ao longo do ensino médio de um colégio particular de São Paulo |
author_sort |
Coppi, Marcelo |
title |
Evolução da alfabetização científica dos alunos ao longo do ensino médio de um colégio particular de São Paulo |
title_short |
Evolução da alfabetização científica dos alunos ao longo do ensino médio de um colégio particular de São Paulo |
title_full |
Evolução da alfabetização científica dos alunos ao longo do ensino médio de um colégio particular de São Paulo |
title_fullStr |
Evolução da alfabetização científica dos alunos ao longo do ensino médio de um colégio particular de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Evolução da alfabetização científica dos alunos ao longo do ensino médio de um colégio particular de São Paulo |
title_sort |
evolução da alfabetização científica dos alunos ao longo do ensino médio de um colégio particular de são paulo |
description |
O estudo apresenta os resultados da evolução da alfabetização científica ao longo dos três anos de Ensino Médio de um Colégio particular de São Paulo, especificamente nas dimensões da natureza da ciência, conteúdo da ciência e impacto da ciência e da tecnologia na sociedade. O trabalho integra-se a um Programa de Estudo iniciado em 2016, com a aplicação do Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB) aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e encerrado em 2019, mediante a aplicação do teste aos alunos da 3ª série do Ensino Médio que haviam participado da primeira aplicação e que permaneceram no Colégio durante todo o Ensino Médio. O instrumento de avaliação utilizado foi o TACB, composto por 110 itens no formato verdadeiro-falso. O teste foi respondido por 87 alunos da 3ª série do Ensino Médio. Todos estes 87 alunos participaram da primeira aplicação no 9º ano e permaneceram no Colégio durante os três anos do Ensino Médio. Para a análise da proporção de alunos cientificamente alfabetizados foram utilizadas análises de frequência, realizadas por meio do software SPSS. Embora abaixo do esperado, os resultados revelaram um aumento expressivo de 42,2% de alunos cientificamente alfabetizados. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14138 |
_version_ |
1805535697139924992 |
score |
10,814766 |