Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: análise de sua proposta para os anos iniciais

O presente artigo tem como objetivo discutir sobre as orientações que emanam dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), publicado pelo Ministério da Educação em 1997, analisando as principais premissas apontadas por este documento para a etapa dos anos iniciais do ensino fundamental. Entre suas pr...

ver descrição completa

Principais autores: Costa, Jaqueline de Morais, Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1433
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1433
recordtype ojs
spelling peri-article-14332022-09-29T18:40:41Z Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: análise de sua proposta para os anos iniciais Costa, Jaqueline de Morais Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel O presente artigo tem como objetivo discutir sobre as orientações que emanam dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), publicado pelo Ministério da Educação em 1997, analisando as principais premissas apontadas por este documento para a etapa dos anos iniciais do ensino fundamental. Entre suas propostas, os PCN apontam: os conteúdos desenvolvidos nas esferas conceituais, procedimentais e atitudinais; a concretização de um currículo tratado de forma contextualizada e interdisciplinar; a organização escolar em ciclos; a avaliação tratada como processo formativo e; a formação integral do aluno. Mesmo após quinze anos de sua publicação, é possível perceber como os Parâmetros Curriculares Nacionais atendem as necessidades atuais da educação, sendo considerado que as fragilidades ainda presentes nas escolas brasileiras podem ser associadas a dificuldade de concretização de tais propostas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-04-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1433 10.3895/S1982-873X2013000100005 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 1 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1433/971 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Costa, Jaqueline de Morais
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
spellingShingle Costa, Jaqueline de Morais
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: análise de sua proposta para os anos iniciais
author_sort Costa, Jaqueline de Morais
title Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: análise de sua proposta para os anos iniciais
title_short Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: análise de sua proposta para os anos iniciais
title_full Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: análise de sua proposta para os anos iniciais
title_fullStr Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: análise de sua proposta para os anos iniciais
title_full_unstemmed Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: análise de sua proposta para os anos iniciais
title_sort parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: análise de sua proposta para os anos iniciais
description O presente artigo tem como objetivo discutir sobre as orientações que emanam dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), publicado pelo Ministério da Educação em 1997, analisando as principais premissas apontadas por este documento para a etapa dos anos iniciais do ensino fundamental. Entre suas propostas, os PCN apontam: os conteúdos desenvolvidos nas esferas conceituais, procedimentais e atitudinais; a concretização de um currículo tratado de forma contextualizada e interdisciplinar; a organização escolar em ciclos; a avaliação tratada como processo formativo e; a formação integral do aluno. Mesmo após quinze anos de sua publicação, é possível perceber como os Parâmetros Curriculares Nacionais atendem as necessidades atuais da educação, sendo considerado que as fragilidades ainda presentes nas escolas brasileiras podem ser associadas a dificuldade de concretização de tais propostas.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2013
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1433
_version_ 1805449081456164864
score 10,814766