Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: análise de sua proposta para os anos iniciais
O presente artigo tem como objetivo discutir sobre as orientações que emanam dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), publicado pelo Ministério da Educação em 1997, analisando as principais premissas apontadas por este documento para a etapa dos anos iniciais do ensino fundamental. Entre suas pr...
Principais autores: | Costa, Jaqueline de Morais, Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1433 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1433 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-14332022-09-29T18:40:41Z Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: análise de sua proposta para os anos iniciais Costa, Jaqueline de Morais Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel O presente artigo tem como objetivo discutir sobre as orientações que emanam dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), publicado pelo Ministério da Educação em 1997, analisando as principais premissas apontadas por este documento para a etapa dos anos iniciais do ensino fundamental. Entre suas propostas, os PCN apontam: os conteúdos desenvolvidos nas esferas conceituais, procedimentais e atitudinais; a concretização de um currículo tratado de forma contextualizada e interdisciplinar; a organização escolar em ciclos; a avaliação tratada como processo formativo e; a formação integral do aluno. Mesmo após quinze anos de sua publicação, é possível perceber como os Parâmetros Curriculares Nacionais atendem as necessidades atuais da educação, sendo considerado que as fragilidades ainda presentes nas escolas brasileiras podem ser associadas a dificuldade de concretização de tais propostas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-04-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1433 10.3895/S1982-873X2013000100005 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 1 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1433/971 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Costa, Jaqueline de Morais Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel |
spellingShingle |
Costa, Jaqueline de Morais Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: análise de sua proposta para os anos iniciais |
author_sort |
Costa, Jaqueline de Morais |
title |
Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: análise de sua proposta para os anos iniciais |
title_short |
Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: análise de sua proposta para os anos iniciais |
title_full |
Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: análise de sua proposta para os anos iniciais |
title_fullStr |
Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: análise de sua proposta para os anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: análise de sua proposta para os anos iniciais |
title_sort |
parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: análise de sua proposta para os anos iniciais |
description |
O presente artigo tem como objetivo discutir sobre as orientações que emanam dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), publicado pelo Ministério da Educação em 1997, analisando as principais premissas apontadas por este documento para a etapa dos anos iniciais do ensino fundamental. Entre suas propostas, os PCN apontam: os conteúdos desenvolvidos nas esferas conceituais, procedimentais e atitudinais; a concretização de um currículo tratado de forma contextualizada e interdisciplinar; a organização escolar em ciclos; a avaliação tratada como processo formativo e; a formação integral do aluno. Mesmo após quinze anos de sua publicação, é possível perceber como os Parâmetros Curriculares Nacionais atendem as necessidades atuais da educação, sendo considerado que as fragilidades ainda presentes nas escolas brasileiras podem ser associadas a dificuldade de concretização de tais propostas. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2013 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1433 |
_version_ |
1805449081456164864 |
score |
10,814766 |