Análise da trajetória de um programa de pós-graduação profissional em ensino (PPGFCET) sob a perspectiva da epistemologia de Fleck

Este trabalho analisa a trajetória do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), perante a perspectiva da epistemologia de Ludwik Fleck. A partir da reestruturação da Lei de Diretrizes e Bases de 1996,...

ver descrição completa

Principais autores: Barbosa, Wilton Gimenes, Saavedra, Nestor Cortez, Miquelin, Awdry Feisser
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14582
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este trabalho analisa a trajetória do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), perante a perspectiva da epistemologia de Ludwik Fleck. A partir da reestruturação da Lei de Diretrizes e Bases de 1996, da criação da área de Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais e outros documentos oficiais e programas governamentais, é observado quais os pressupostos e características dos círculos esotéricos e exotéricos, com os seus respectivos coletivos de pensamentos, bem como a transferência de conhecimentos intra e intercoletiva que culminaram na criação e desenvolvimento do programa. Verifica-se que o programa demonstra estar de acordo com as mudanças propostas na educação brasileira, sendo necessários às demandas sociais, e que está alinhado com a circulação de conhecimento de Fleck, respeitando as características do processo de criação científica. Constata-se também que a interdisciplinaridade é um elemento comum e necessário tanto para a perspectiva de Fleck quanto para os documentos oficiais.