Análise da trajetória de um programa de pós-graduação profissional em ensino (PPGFCET) sob a perspectiva da epistemologia de Fleck

Este trabalho analisa a trajetória do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), perante a perspectiva da epistemologia de Ludwik Fleck. A partir da reestruturação da Lei de Diretrizes e Bases de 1996,...

ver descrição completa

Principais autores: Barbosa, Wilton Gimenes, Saavedra, Nestor Cortez, Miquelin, Awdry Feisser
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14582
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-14582
recordtype ojs
spelling peri-article-145822022-10-26T14:10:30Z Análise da trajetória de um programa de pós-graduação profissional em ensino (PPGFCET) sob a perspectiva da epistemologia de Fleck Analysis of the path of a professional postgraduate program in education (PPGFCET) from the perspective of fleck's epistemology Barbosa, Wilton Gimenes Saavedra, Nestor Cortez Miquelin, Awdry Feisser 7.08.00.00-6 Educação PPGFCET; Ludwik Fleck; Coletivos de Pensamentos PPGFCET; Ludwick Fleck; Collectives of Thoughts Este trabalho analisa a trajetória do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), perante a perspectiva da epistemologia de Ludwik Fleck. A partir da reestruturação da Lei de Diretrizes e Bases de 1996, da criação da área de Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais e outros documentos oficiais e programas governamentais, é observado quais os pressupostos e características dos círculos esotéricos e exotéricos, com os seus respectivos coletivos de pensamentos, bem como a transferência de conhecimentos intra e intercoletiva que culminaram na criação e desenvolvimento do programa. Verifica-se que o programa demonstra estar de acordo com as mudanças propostas na educação brasileira, sendo necessários às demandas sociais, e que está alinhado com a circulação de conhecimento de Fleck, respeitando as características do processo de criação científica. Constata-se também que a interdisciplinaridade é um elemento comum e necessário tanto para a perspectiva de Fleck quanto para os documentos oficiais. This paper analyzes the trajectory of the Graduate Program in Scientific, Educational and Technological (PPGFCET) at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), from the perspective of Ludwik Fleck's epistemology. From the Law of Guidelines and Bases of 1996, the creation of the Teaching of Science and Mathematics Area, the Program for Restructuring and Expansion of Federal Universities and other official documents and regulated programs, the assumptions and characteristics of esoteric circles and exoteric, with their respective collectives of thoughts, as well as the transfer of intra and inter-collective knowledge that culminated in the creation and development of the program. It is verified that the Program demonstrates to agree with the proposed changes in Brazilian education, being sent to social demands, and that it is aligned with Fleck's circulation of knowledge, respecting the characteristics of the scientific creation process. It is also found that interdisciplinarity is a common and necessary element both for Fleck's perspective and for official documents. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-11-05 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo de Caso, Pesquisa documental application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14582 10.3895/actio.v6n3.14582 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 3 (2021); 1-30 ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 3 (2021); 1-30 2525-8923 10.3895/actio.v6n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14582/8589 Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Barbosa, Wilton Gimenes
Saavedra, Nestor Cortez
Miquelin, Awdry Feisser
spellingShingle Barbosa, Wilton Gimenes
Saavedra, Nestor Cortez
Miquelin, Awdry Feisser
Análise da trajetória de um programa de pós-graduação profissional em ensino (PPGFCET) sob a perspectiva da epistemologia de Fleck
author_sort Barbosa, Wilton Gimenes
title Análise da trajetória de um programa de pós-graduação profissional em ensino (PPGFCET) sob a perspectiva da epistemologia de Fleck
title_short Análise da trajetória de um programa de pós-graduação profissional em ensino (PPGFCET) sob a perspectiva da epistemologia de Fleck
title_full Análise da trajetória de um programa de pós-graduação profissional em ensino (PPGFCET) sob a perspectiva da epistemologia de Fleck
title_fullStr Análise da trajetória de um programa de pós-graduação profissional em ensino (PPGFCET) sob a perspectiva da epistemologia de Fleck
title_full_unstemmed Análise da trajetória de um programa de pós-graduação profissional em ensino (PPGFCET) sob a perspectiva da epistemologia de Fleck
title_sort análise da trajetória de um programa de pós-graduação profissional em ensino (ppgfcet) sob a perspectiva da epistemologia de fleck
description Este trabalho analisa a trajetória do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), perante a perspectiva da epistemologia de Ludwik Fleck. A partir da reestruturação da Lei de Diretrizes e Bases de 1996, da criação da área de Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais e outros documentos oficiais e programas governamentais, é observado quais os pressupostos e características dos círculos esotéricos e exotéricos, com os seus respectivos coletivos de pensamentos, bem como a transferência de conhecimentos intra e intercoletiva que culminaram na criação e desenvolvimento do programa. Verifica-se que o programa demonstra estar de acordo com as mudanças propostas na educação brasileira, sendo necessários às demandas sociais, e que está alinhado com a circulação de conhecimento de Fleck, respeitando as características do processo de criação científica. Constata-se também que a interdisciplinaridade é um elemento comum e necessário tanto para a perspectiva de Fleck quanto para os documentos oficiais.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2021
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14582
_version_ 1805451058098470912
score 10,814766