Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes
Este artigo objetiva analisar a percepção de mães e professoras sobre implicações das atividades de ensino à distância na rotina dos/as estudantes do ensino fundamental durante o período de distanciamento social vivenciado no ano de 2020. Participaram desta pesquisa mães e/ou professoras de diversas...
Principais autores: | Casagrande, Lindamir Salete, Vega Incerti, Tania Gracieli, Freitas, Lucas Bueno de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14942 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este artigo objetiva analisar a percepção de mães e professoras sobre implicações das atividades de ensino à distância na rotina dos/as estudantes do ensino fundamental durante o período de distanciamento social vivenciado no ano de 2020. Participaram desta pesquisa mães e/ou professoras de diversas escolas, principalmente do Paraná. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online, com perguntas objetivas e descritivas, que foi divulgado e aplicado por meio de redes sociais e obteve 174 respostas. Os resultados indicam que as participantes percebem o cansaço e a dificuldade de adaptação das crianças e adolescentes com o “novo” formato de ensino e com a rotina de estudos, os quais, somado a toda a situação imposta pela pandemia do Coronavírus, mostraram-se desgastante e estressante para os/as estudantes, que sentem muita vontade de voltar à escola. Concluímos que, na percepção das participantes, apesar de ser a única opção para esse momento, o ensino remoto não é adequado aos/às estudantes do ensino fundamental. |
---|