Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes
Este artigo objetiva analisar a percepção de mães e professoras sobre implicações das atividades de ensino à distância na rotina dos/as estudantes do ensino fundamental durante o período de distanciamento social vivenciado no ano de 2020. Participaram desta pesquisa mães e/ou professoras de diversas...
Principais autores: | Casagrande, Lindamir Salete, Vega Incerti, Tania Gracieli, Freitas, Lucas Bueno de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14942 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-14942 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-149422024-05-01T15:48:25Z Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes Casagrande, Lindamir Salete Vega Incerti, Tania Gracieli Freitas, Lucas Bueno de Educação, métodos e técnicas de ensino Cansaço; Crianças e Adolescentes; Educação; Ensino à distância; Pandemia. Este artigo objetiva analisar a percepção de mães e professoras sobre implicações das atividades de ensino à distância na rotina dos/as estudantes do ensino fundamental durante o período de distanciamento social vivenciado no ano de 2020. Participaram desta pesquisa mães e/ou professoras de diversas escolas, principalmente do Paraná. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online, com perguntas objetivas e descritivas, que foi divulgado e aplicado por meio de redes sociais e obteve 174 respostas. Os resultados indicam que as participantes percebem o cansaço e a dificuldade de adaptação das crianças e adolescentes com o “novo” formato de ensino e com a rotina de estudos, os quais, somado a toda a situação imposta pela pandemia do Coronavírus, mostraram-se desgastante e estressante para os/as estudantes, que sentem muita vontade de voltar à escola. Concluímos que, na percepção das participantes, apesar de ser a única opção para esse momento, o ensino remoto não é adequado aos/às estudantes do ensino fundamental. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-10-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14942 10.3895/rts.v18n54.14942 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 187-206 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 187-206 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v18n54 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14942/9111 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Casagrande, Lindamir Salete Vega Incerti, Tania Gracieli Freitas, Lucas Bueno de |
spellingShingle |
Casagrande, Lindamir Salete Vega Incerti, Tania Gracieli Freitas, Lucas Bueno de Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes |
author_sort |
Casagrande, Lindamir Salete |
title |
Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes |
title_short |
Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes |
title_full |
Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes |
title_fullStr |
Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes |
title_full_unstemmed |
Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes |
title_sort |
quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes |
description |
Este artigo objetiva analisar a percepção de mães e professoras sobre implicações das atividades de ensino à distância na rotina dos/as estudantes do ensino fundamental durante o período de distanciamento social vivenciado no ano de 2020. Participaram desta pesquisa mães e/ou professoras de diversas escolas, principalmente do Paraná. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online, com perguntas objetivas e descritivas, que foi divulgado e aplicado por meio de redes sociais e obteve 174 respostas. Os resultados indicam que as participantes percebem o cansaço e a dificuldade de adaptação das crianças e adolescentes com o “novo” formato de ensino e com a rotina de estudos, os quais, somado a toda a situação imposta pela pandemia do Coronavírus, mostraram-se desgastante e estressante para os/as estudantes, que sentem muita vontade de voltar à escola. Concluímos que, na percepção das participantes, apesar de ser a única opção para esse momento, o ensino remoto não é adequado aos/às estudantes do ensino fundamental. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2022 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14942 |
_version_ |
1805535561420636160 |
score |
10,814766 |