Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes

Este artigo objetiva analisar a percepção de mães e professoras sobre implicações das atividades de ensino à distância na rotina dos/as estudantes do ensino fundamental durante o período de distanciamento social vivenciado no ano de 2020. Participaram desta pesquisa mães e/ou professoras de diversas...

ver descrição completa

Principais autores: Casagrande, Lindamir Salete, Vega Incerti, Tania Gracieli, Freitas, Lucas Bueno de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14942
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-14942
recordtype ojs
spelling peri-article-149422024-05-01T15:48:25Z Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes Casagrande, Lindamir Salete Vega Incerti, Tania Gracieli Freitas, Lucas Bueno de Educação, métodos e técnicas de ensino Cansaço; Crianças e Adolescentes; Educação; Ensino à distância; Pandemia. Este artigo objetiva analisar a percepção de mães e professoras sobre implicações das atividades de ensino à distância na rotina dos/as estudantes do ensino fundamental durante o período de distanciamento social vivenciado no ano de 2020. Participaram desta pesquisa mães e/ou professoras de diversas escolas, principalmente do Paraná. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online, com perguntas objetivas e descritivas, que foi divulgado e aplicado por meio de redes sociais e obteve 174 respostas. Os resultados indicam que as participantes percebem o cansaço e a dificuldade de adaptação das crianças e adolescentes com o “novo” formato de ensino e com a rotina de estudos, os quais, somado a toda a situação imposta pela pandemia do Coronavírus, mostraram-se desgastante e estressante para os/as estudantes, que sentem muita vontade de voltar à escola. Concluímos que, na percepção das participantes, apesar de ser a única opção para esse momento, o ensino remoto não é adequado aos/às estudantes do ensino fundamental. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-10-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14942 10.3895/rts.v18n54.14942 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 187-206 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 187-206 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v18n54 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14942/9111 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Casagrande, Lindamir Salete
Vega Incerti, Tania Gracieli
Freitas, Lucas Bueno de
spellingShingle Casagrande, Lindamir Salete
Vega Incerti, Tania Gracieli
Freitas, Lucas Bueno de
Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes
author_sort Casagrande, Lindamir Salete
title Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes
title_short Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes
title_full Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes
title_fullStr Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes
title_full_unstemmed Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes
title_sort quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes
description Este artigo objetiva analisar a percepção de mães e professoras sobre implicações das atividades de ensino à distância na rotina dos/as estudantes do ensino fundamental durante o período de distanciamento social vivenciado no ano de 2020. Participaram desta pesquisa mães e/ou professoras de diversas escolas, principalmente do Paraná. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online, com perguntas objetivas e descritivas, que foi divulgado e aplicado por meio de redes sociais e obteve 174 respostas. Os resultados indicam que as participantes percebem o cansaço e a dificuldade de adaptação das crianças e adolescentes com o “novo” formato de ensino e com a rotina de estudos, os quais, somado a toda a situação imposta pela pandemia do Coronavírus, mostraram-se desgastante e estressante para os/as estudantes, que sentem muita vontade de voltar à escola. Concluímos que, na percepção das participantes, apesar de ser a única opção para esse momento, o ensino remoto não é adequado aos/às estudantes do ensino fundamental.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2022
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14942
_version_ 1805535561420636160
score 10,814766