Professores de ciências naturais e os desafios na inclusão do estudante surdo
A inclusão de estudantes com deficiência na educação básica é uma realidade que vem modificando a prática docente e a própria instituição escolar. Esta pesquisa objetivou investigar os desafios que os professores de Ciências Naturais possuem para a inclusão dos estudantes surdos em uma escola munici...
Principais autores: | Souza, Francisnaide dos Santos, Dias, Viviane Borges |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15229 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
A inclusão de estudantes com deficiência na educação básica é uma realidade que vem modificando a prática docente e a própria instituição escolar. Esta pesquisa objetivou investigar os desafios que os professores de Ciências Naturais possuem para a inclusão dos estudantes surdos em uma escola municipal do interior da Bahia. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com duas professoras de Naturais. Os resultados apontaram que existem lacunas formativas em relação à educação inclusiva, o que prejudica a aprendizagem do aluno surdo, visto que os docentes participantes não reconhecem o intérprete como aliado na inclusão, mas sim como único agente do processo. Ademais, os dados apontaram que um dos educadores utiliza imagens como recurso didático. Assim, o uso de recursos visuais por professores pode ajudar não só os estudantes surdos, mas outros alunos. Conclui-se que é preciso que os professores sejam formados para enfrentar os desafios que surgem na escola com o intuito de promover a inclusão. |
---|