Educação inclusiva e os estudantes cegos: proposição de um curso e contribuições à formação docente em química
Este artigo tem por objetivo delinear como a proposição de um curso, na perspectiva da educação inclusiva e os estudantes cegos, contribuiu para a formação de licenciandos em Química. A metodologia de pesquisa qualitativa, descritiva e de campo, envolveu a participação de treze licenciandos em Quími...
Principais autores: | Furutani Toyama, Karla Suzi, Figueiredo, Márcia Camilo, Prais, Jacqueline Lidiane de Souza |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15374 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este artigo tem por objetivo delinear como a proposição de um curso, na perspectiva da educação inclusiva e os estudantes cegos, contribuiu para a formação de licenciandos em Química. A metodologia de pesquisa qualitativa, descritiva e de campo, envolveu a participação de treze licenciandos em Química na proposta formativa, a qual foi aprovada junto a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) de uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para a coleta de dados, antes de iniciar o curso, aplicamos um questionário inicial, a fim de identificar os conhecimentos prévios dos participantes em relação a temática. Após a conclusão do curso, os participantes responderam um questionário final. Os resultados obtidos foram interpretados de acordo com a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados evidenciam que o curso contribuiu com a formação dos licenciandos em vários aspectos, como repensar e reelaborar as suas concepções prévias em relação a Educação Inclusiva e a Educação Especial, entenderam a importância que há em obter conhecimentos a respeito do como fazer adaptações de materiais didáticos, revelaram compreensões de que é preciso tanto a oferta de cursos para a formação continuada de professores, como a necessidade de modificar os espaços comuns da estrutura física da escola em razão da inclusão educacional de todos os estudantes, em especial dos estudantes cegos. Somado a esses resultados, os licenciandos descreveram ter tido a oportunidade de conhecerem materiais didáticos adaptados ao ensino de Química aos estudantes cegos. |
---|