Educação inclusiva e os estudantes cegos: proposição de um curso e contribuições à formação docente em química

Este artigo tem por objetivo delinear como a proposição de um curso, na perspectiva da educação inclusiva e os estudantes cegos, contribuiu para a formação de licenciandos em Química. A metodologia de pesquisa qualitativa, descritiva e de campo, envolveu a participação de treze licenciandos em Quími...

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Principais autores: Furutani Toyama, Karla Suzi, Figueiredo, Márcia Camilo, Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15374
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spelling peri-article-153742024-05-01T10:05:59Z Educação inclusiva e os estudantes cegos: proposição de um curso e contribuições à formação docente em química Inclusive education and blind students: a course proposal and contributions to teacher education in chemistry Furutani Toyama, Karla Suzi Figueiredo, Márcia Camilo Prais, Jacqueline Lidiane de Souza Ciências Humanas. Educação. Materiais didáticos adaptados; Ação formativa; Formação docente Adapted teaching materials; Formative action; Teacher training Este artigo tem por objetivo delinear como a proposição de um curso, na perspectiva da educação inclusiva e os estudantes cegos, contribuiu para a formação de licenciandos em Química. A metodologia de pesquisa qualitativa, descritiva e de campo, envolveu a participação de treze licenciandos em Química na proposta formativa, a qual foi aprovada junto a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) de uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para a coleta de dados, antes de iniciar o curso, aplicamos um questionário inicial, a fim de identificar os conhecimentos prévios dos participantes em relação a temática. Após a conclusão do curso, os participantes responderam um questionário final. Os resultados obtidos foram interpretados de acordo com a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados evidenciam que o curso contribuiu com a formação dos licenciandos em vários aspectos,  como repensar e reelaborar as suas concepções prévias em relação a Educação Inclusiva e a Educação Especial, entenderam a importância que há em obter conhecimentos a respeito do como fazer adaptações de materiais didáticos, revelaram compreensões de que é preciso tanto a oferta de cursos para a formação continuada de professores, como a necessidade de modificar os espaços comuns da estrutura física da escola em razão da inclusão educacional de todos os estudantes, em especial dos estudantes cegos. Somado a esses resultados, os licenciandos descreveram ter tido a oportunidade de conhecerem materiais didáticos adaptados ao ensino de Química aos estudantes cegos. This paper aims to outline how a course proposal, from the perspective of inclusive education and blind students, contributed to the training of undergraduates in Chemistry. The qualitative, descriptive, and field research method involved the participation of thirteen undergraduate students in Chemistry in the educational proposal, which was approved by the Board of Directors of Business and Community Relations (DIREC) of a Federal Technological University of Paraná (UTFPR). For data collection, before starting the course, an initial questionnaire was applied in order to identify the participants' previous knowledge about the theme. After the conclusion of the course, the participants filled out a final questionnaire. The results were interpreted according to the Textual Discourse Analysis (TDA). The results show that the course contributed to the training of undergraduates in various aspects, such as rethinking and reworking their previous conceptions regarding Inclusive Education and Special Education, understanding the importance of obtaining knowledge about how to adapt teaching materials, revealing understanding that it is necessary to both the offer of courses for the continuing education of teachers, and the need to modify the common spaces of the physical structure of the school due to the educational inclusion of all students, especially blind students. In addition to these results, the undergraduates described having had the opportunity to learn about teaching materials adapted for the teaching of chemistry to blind students. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Universidade Tecnológica Federal do Paraná Capes 2022-12-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Descritiva; Estudo de Campo application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15374 10.3895/actio.v7n3.15374 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-19 ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-19 2525-8923 10.3895/actio.v7n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15374/9217 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15374/2639 Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
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