Engenharia Didática para o Teorema da Função Implícita: análises preliminares e a priori

O teorema da função implícita se apresenta como assunto contemplado na abordagem tradicional dos compêndios de Cálculo no Brasil. Nesse artigo se descreve, de modo particular, duas etapas previstas pela Engenharia Didática – ED. Assim, apresentam-se as fases de análise prévias e construção das situa...

ver descrição completa

Autor principal: Alves, Francisco Regis Vieira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1554
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O teorema da função implícita se apresenta como assunto contemplado na abordagem tradicional dos compêndios de Cálculo no Brasil. Nesse artigo se descreve, de modo particular, duas etapas previstas pela Engenharia Didática – ED. Assim, apresentam-se as fases de análise prévias e construção das situações/análises a priori. Enfatizam-se atividades descritas/estruturadas com apoio da tecnologia. A mediação afetada pela exploração adequada de softwares possibilita evitar determinados elementos que atuam como entraves a um entendimento conceitual amplo, inerente ao TFI. Desse modo, com a indicação e estruturação de situações-problema, se imprime maior ênfase na visualização e entendimento de propriedades qualitativas (gráfico-geométricas), e não apenas de natureza algorítmicas. Por fim, com os elementos questionados nos livros didáticos de Cálculo, proporciona-se a descrição de fatores atinentes à mediação didática do TFI, que assinalam caracteres que detém a possibilidade de controlar/prever as ações dos estudantes, bem como, promover um sentido amplo para a compreensão do teorema.