Engenharia Didática para o Teorema da Função Implícita: análises preliminares e a priori
O teorema da função implícita se apresenta como assunto contemplado na abordagem tradicional dos compêndios de Cálculo no Brasil. Nesse artigo se descreve, de modo particular, duas etapas previstas pela Engenharia Didática – ED. Assim, apresentam-se as fases de análise prévias e construção das situa...
Autor principal: | Alves, Francisco Regis Vieira |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2014
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1554 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1554 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-15542015-01-29T16:38:12Z Engenharia Didática para o Teorema da Função Implícita: análises preliminares e a priori Alves, Francisco Regis Vieira O teorema da função implícita se apresenta como assunto contemplado na abordagem tradicional dos compêndios de Cálculo no Brasil. Nesse artigo se descreve, de modo particular, duas etapas previstas pela Engenharia Didática – ED. Assim, apresentam-se as fases de análise prévias e construção das situações/análises a priori. Enfatizam-se atividades descritas/estruturadas com apoio da tecnologia. A mediação afetada pela exploração adequada de softwares possibilita evitar determinados elementos que atuam como entraves a um entendimento conceitual amplo, inerente ao TFI. Desse modo, com a indicação e estruturação de situações-problema, se imprime maior ênfase na visualização e entendimento de propriedades qualitativas (gráfico-geométricas), e não apenas de natureza algorítmicas. Por fim, com os elementos questionados nos livros didáticos de Cálculo, proporciona-se a descrição de fatores atinentes à mediação didática do TFI, que assinalam caracteres que detém a possibilidade de controlar/prever as ações dos estudantes, bem como, promover um sentido amplo para a compreensão do teorema. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) IFCE 2014-12-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1554 10.3895/S1982-873X2014000300010 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 3 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1554/1935 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Alves, Francisco Regis Vieira |
spellingShingle |
Alves, Francisco Regis Vieira Engenharia Didática para o Teorema da Função Implícita: análises preliminares e a priori |
author_sort |
Alves, Francisco Regis Vieira |
title |
Engenharia Didática para o Teorema da Função Implícita: análises preliminares e a priori |
title_short |
Engenharia Didática para o Teorema da Função Implícita: análises preliminares e a priori |
title_full |
Engenharia Didática para o Teorema da Função Implícita: análises preliminares e a priori |
title_fullStr |
Engenharia Didática para o Teorema da Função Implícita: análises preliminares e a priori |
title_full_unstemmed |
Engenharia Didática para o Teorema da Função Implícita: análises preliminares e a priori |
title_sort |
engenharia didática para o teorema da função implícita: análises preliminares e a priori |
description |
O teorema da função implícita se apresenta como assunto contemplado na abordagem tradicional dos compêndios de Cálculo no Brasil. Nesse artigo se descreve, de modo particular, duas etapas previstas pela Engenharia Didática – ED. Assim, apresentam-se as fases de análise prévias e construção das situações/análises a priori. Enfatizam-se atividades descritas/estruturadas com apoio da tecnologia. A mediação afetada pela exploração adequada de softwares possibilita evitar determinados elementos que atuam como entraves a um entendimento conceitual amplo, inerente ao TFI. Desse modo, com a indicação e estruturação de situações-problema, se imprime maior ênfase na visualização e entendimento de propriedades qualitativas (gráfico-geométricas), e não apenas de natureza algorítmicas. Por fim, com os elementos questionados nos livros didáticos de Cálculo, proporciona-se a descrição de fatores atinentes à mediação didática do TFI, que assinalam caracteres que detém a possibilidade de controlar/prever as ações dos estudantes, bem como, promover um sentido amplo para a compreensão do teorema. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2014 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1554 |
_version_ |
1805292019570966528 |
score |
10,814766 |