Abordagem STEAM no Rio Grande do Norte: uma análise longitudinal a partir de experiências publicadas na FEBRACE

A promoção de práticas investigativas e criativas com estudantes brasileiros por meio da abordagem Educação STEAM, tem sido central nas discussões sobre inovação educacional e desenvolvimento de um país. Iniciativas como a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) estimulam a cultura inves...

ver descrição completa

Principais autores: Maia, Dennys Leite, Farias, Francelmo Guimarães de, Magalhães, Ismenia Blavatsky de, Lopes, Roseli de Deus
Formato: Artigo
Idioma: Português
Inglês
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15928
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: A promoção de práticas investigativas e criativas com estudantes brasileiros por meio da abordagem Educação STEAM, tem sido central nas discussões sobre inovação educacional e desenvolvimento de um país. Iniciativas como a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) estimulam a cultura investigativa, a criatividade, a inovação e o empreendedorismo na Educação Básica brasileira. O objetivo deste artigo foi mapear e analisar as experiências desenvolvidas no Rio Grande do Norte (RN) publicadas nas vinte edições da FEBRACE. Utilizaram-se procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental para realizar um levantamento longitudinal dos resumos publicados nos Anais da Feira de 2003 a 2022, para extrair informações relativas às práticas STEAM potiguares. A pesquisa tem caráter quali-quantitativo por abranger procedimentos estatísticos que propiciaram a descrição e interpretação dos dados. Os 239 resumos potiguares na FEBRACE indicaram uma tendência de crescimento da participação de professores e estudantes do RN ao longo da série histórica. Mossoró representa um polo de práticas STEAM no estado, devido à influência de iniciativas que favorecem feiras de Ciências locais. Apesar da ênfase em trabalhos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, muitos resumos focam aspectos relativos ao semiárido. Conclui-se que o RN possui experiência com práticas relacionadas à abordagem STEAM na Educação Básica e que elas estão focadas na solução de problemas do contexto. Entretanto, é preciso disseminar as práticas com demais professores, de diversas áreas do conhecimento.