Abordagem STEAM no Rio Grande do Norte: uma análise longitudinal a partir de experiências publicadas na FEBRACE
A promoção de práticas investigativas e criativas com estudantes brasileiros por meio da abordagem Educação STEAM, tem sido central nas discussões sobre inovação educacional e desenvolvimento de um país. Iniciativas como a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) estimulam a cultura inves...
Principais autores: | Maia, Dennys Leite, Farias, Francelmo Guimarães de, Magalhães, Ismenia Blavatsky de, Lopes, Roseli de Deus |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português Inglês |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15928 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-15928 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-159282024-03-09T18:58:28Z Abordagem STEAM no Rio Grande do Norte: uma análise longitudinal a partir de experiências publicadas na FEBRACE Maia, Dennys Leite Farias, Francelmo Guimarães de Magalhães, Ismenia Blavatsky de Lopes, Roseli de Deus Tecnologia Educacional Abordagem STEAM; Educação Básica; FEBRACE; Práticas Inovadoras; Rio Grande do Norte A promoção de práticas investigativas e criativas com estudantes brasileiros por meio da abordagem Educação STEAM, tem sido central nas discussões sobre inovação educacional e desenvolvimento de um país. Iniciativas como a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) estimulam a cultura investigativa, a criatividade, a inovação e o empreendedorismo na Educação Básica brasileira. O objetivo deste artigo foi mapear e analisar as experiências desenvolvidas no Rio Grande do Norte (RN) publicadas nas vinte edições da FEBRACE. Utilizaram-se procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental para realizar um levantamento longitudinal dos resumos publicados nos Anais da Feira de 2003 a 2022, para extrair informações relativas às práticas STEAM potiguares. A pesquisa tem caráter quali-quantitativo por abranger procedimentos estatísticos que propiciaram a descrição e interpretação dos dados. Os 239 resumos potiguares na FEBRACE indicaram uma tendência de crescimento da participação de professores e estudantes do RN ao longo da série histórica. Mossoró representa um polo de práticas STEAM no estado, devido à influência de iniciativas que favorecem feiras de Ciências locais. Apesar da ênfase em trabalhos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, muitos resumos focam aspectos relativos ao semiárido. Conclui-se que o RN possui experiência com práticas relacionadas à abordagem STEAM na Educação Básica e que elas estão focadas na solução de problemas do contexto. Entretanto, é preciso disseminar as práticas com demais professores, de diversas áreas do conhecimento. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-01-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15928 10.3895/rbect.v%vn%i.15928 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17 (2024): Publicação em Fluxo Contínuo 2024 1982-873X 10.3895/rbect.v17n1 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15928/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15928/pdf_1 Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português Inglês |
format |
Artigo |
author |
Maia, Dennys Leite Farias, Francelmo Guimarães de Magalhães, Ismenia Blavatsky de Lopes, Roseli de Deus |
spellingShingle |
Maia, Dennys Leite Farias, Francelmo Guimarães de Magalhães, Ismenia Blavatsky de Lopes, Roseli de Deus Abordagem STEAM no Rio Grande do Norte: uma análise longitudinal a partir de experiências publicadas na FEBRACE |
author_sort |
Maia, Dennys Leite |
title |
Abordagem STEAM no Rio Grande do Norte: uma análise longitudinal a partir de experiências publicadas na FEBRACE |
title_short |
Abordagem STEAM no Rio Grande do Norte: uma análise longitudinal a partir de experiências publicadas na FEBRACE |
title_full |
Abordagem STEAM no Rio Grande do Norte: uma análise longitudinal a partir de experiências publicadas na FEBRACE |
title_fullStr |
Abordagem STEAM no Rio Grande do Norte: uma análise longitudinal a partir de experiências publicadas na FEBRACE |
title_full_unstemmed |
Abordagem STEAM no Rio Grande do Norte: uma análise longitudinal a partir de experiências publicadas na FEBRACE |
title_sort |
abordagem steam no rio grande do norte: uma análise longitudinal a partir de experiências publicadas na febrace |
description |
A promoção de práticas investigativas e criativas com estudantes brasileiros por meio da abordagem Educação STEAM, tem sido central nas discussões sobre inovação educacional e desenvolvimento de um país. Iniciativas como a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) estimulam a cultura investigativa, a criatividade, a inovação e o empreendedorismo na Educação Básica brasileira. O objetivo deste artigo foi mapear e analisar as experiências desenvolvidas no Rio Grande do Norte (RN) publicadas nas vinte edições da FEBRACE. Utilizaram-se procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental para realizar um levantamento longitudinal dos resumos publicados nos Anais da Feira de 2003 a 2022, para extrair informações relativas às práticas STEAM potiguares. A pesquisa tem caráter quali-quantitativo por abranger procedimentos estatísticos que propiciaram a descrição e interpretação dos dados. Os 239 resumos potiguares na FEBRACE indicaram uma tendência de crescimento da participação de professores e estudantes do RN ao longo da série histórica. Mossoró representa um polo de práticas STEAM no estado, devido à influência de iniciativas que favorecem feiras de Ciências locais. Apesar da ênfase em trabalhos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, muitos resumos focam aspectos relativos ao semiárido. Conclui-se que o RN possui experiência com práticas relacionadas à abordagem STEAM na Educação Básica e que elas estão focadas na solução de problemas do contexto. Entretanto, é preciso disseminar as práticas com demais professores, de diversas áreas do conhecimento. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2024 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15928 |
_version_ |
1805535428840783872 |
score |
10,814766 |