Abordagem STEAM no Rio Grande do Norte: uma análise longitudinal a partir de experiências publicadas na FEBRACE

A promoção de práticas investigativas e criativas com estudantes brasileiros por meio da abordagem Educação STEAM, tem sido central nas discussões sobre inovação educacional e desenvolvimento de um país. Iniciativas como a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) estimulam a cultura inves...

ver descrição completa

Principais autores: Maia, Dennys Leite, Farias, Francelmo Guimarães de, Magalhães, Ismenia Blavatsky de, Lopes, Roseli de Deus
Formato: Artigo
Idioma: Português
Inglês
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15928
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-15928
recordtype ojs
spelling peri-article-159282024-03-09T18:58:28Z Abordagem STEAM no Rio Grande do Norte: uma análise longitudinal a partir de experiências publicadas na FEBRACE Maia, Dennys Leite Farias, Francelmo Guimarães de Magalhães, Ismenia Blavatsky de Lopes, Roseli de Deus Tecnologia Educacional Abordagem STEAM; Educação Básica; FEBRACE; Práticas Inovadoras; Rio Grande do Norte A promoção de práticas investigativas e criativas com estudantes brasileiros por meio da abordagem Educação STEAM, tem sido central nas discussões sobre inovação educacional e desenvolvimento de um país. Iniciativas como a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) estimulam a cultura investigativa, a criatividade, a inovação e o empreendedorismo na Educação Básica brasileira. O objetivo deste artigo foi mapear e analisar as experiências desenvolvidas no Rio Grande do Norte (RN) publicadas nas vinte edições da FEBRACE. Utilizaram-se procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental para realizar um levantamento longitudinal dos resumos publicados nos Anais da Feira de 2003 a 2022, para extrair informações relativas às práticas STEAM potiguares. A pesquisa tem caráter quali-quantitativo por abranger procedimentos estatísticos que propiciaram a descrição e interpretação dos dados. Os 239 resumos potiguares na FEBRACE indicaram uma tendência de crescimento da participação de professores e estudantes do RN ao longo da série histórica. Mossoró representa um polo de práticas STEAM no estado, devido à influência de iniciativas que favorecem feiras de Ciências locais. Apesar da ênfase em trabalhos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, muitos resumos focam aspectos relativos ao semiárido. Conclui-se que o RN possui experiência com práticas relacionadas à abordagem STEAM na Educação Básica e que elas estão focadas na solução de problemas do contexto. Entretanto, é preciso disseminar as práticas com demais professores, de diversas áreas do conhecimento. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-01-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15928 10.3895/rbect.v%vn%i.15928 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17 (2024): Publicação em Fluxo Contínuo 2024 1982-873X 10.3895/rbect.v17n1 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15928/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15928/pdf_1 Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
Inglês
format Artigo
author Maia, Dennys Leite
Farias, Francelmo Guimarães de
Magalhães, Ismenia Blavatsky de
Lopes, Roseli de Deus
spellingShingle Maia, Dennys Leite
Farias, Francelmo Guimarães de
Magalhães, Ismenia Blavatsky de
Lopes, Roseli de Deus
Abordagem STEAM no Rio Grande do Norte: uma análise longitudinal a partir de experiências publicadas na FEBRACE
author_sort Maia, Dennys Leite
title Abordagem STEAM no Rio Grande do Norte: uma análise longitudinal a partir de experiências publicadas na FEBRACE
title_short Abordagem STEAM no Rio Grande do Norte: uma análise longitudinal a partir de experiências publicadas na FEBRACE
title_full Abordagem STEAM no Rio Grande do Norte: uma análise longitudinal a partir de experiências publicadas na FEBRACE
title_fullStr Abordagem STEAM no Rio Grande do Norte: uma análise longitudinal a partir de experiências publicadas na FEBRACE
title_full_unstemmed Abordagem STEAM no Rio Grande do Norte: uma análise longitudinal a partir de experiências publicadas na FEBRACE
title_sort abordagem steam no rio grande do norte: uma análise longitudinal a partir de experiências publicadas na febrace
description A promoção de práticas investigativas e criativas com estudantes brasileiros por meio da abordagem Educação STEAM, tem sido central nas discussões sobre inovação educacional e desenvolvimento de um país. Iniciativas como a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) estimulam a cultura investigativa, a criatividade, a inovação e o empreendedorismo na Educação Básica brasileira. O objetivo deste artigo foi mapear e analisar as experiências desenvolvidas no Rio Grande do Norte (RN) publicadas nas vinte edições da FEBRACE. Utilizaram-se procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental para realizar um levantamento longitudinal dos resumos publicados nos Anais da Feira de 2003 a 2022, para extrair informações relativas às práticas STEAM potiguares. A pesquisa tem caráter quali-quantitativo por abranger procedimentos estatísticos que propiciaram a descrição e interpretação dos dados. Os 239 resumos potiguares na FEBRACE indicaram uma tendência de crescimento da participação de professores e estudantes do RN ao longo da série histórica. Mossoró representa um polo de práticas STEAM no estado, devido à influência de iniciativas que favorecem feiras de Ciências locais. Apesar da ênfase em trabalhos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, muitos resumos focam aspectos relativos ao semiárido. Conclui-se que o RN possui experiência com práticas relacionadas à abordagem STEAM na Educação Básica e que elas estão focadas na solução de problemas do contexto. Entretanto, é preciso disseminar as práticas com demais professores, de diversas áreas do conhecimento.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2024
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15928
_version_ 1805535428840783872
score 10,814766