Concepções sobre pesquisas quantitativas, qualitativas e construção da ciência entre estudantes de graduação da UERGS

A epistemologia, enquanto campo de estudo do desenvolvimento científico, encontra-se representada por diferentes filósofos da ciência, cada qual com seu próprio sistema de explicação para o desenvolvimento científico. Apesar da diversidade de opiniões emitidas por esses filósofos e do embate que mui...

ver descrição completa

Principais autores: Braunstein, Guilherme Kunde, Del Pino, José Claudio
Formato: Artigo
Idioma: Português
Inglês
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15951
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-15951
recordtype ojs
spelling peri-article-159512024-01-05T20:45:14Z Concepções sobre pesquisas quantitativas, qualitativas e construção da ciência entre estudantes de graduação da UERGS Braunstein, Guilherme Kunde Del Pino, José Claudio 7.08.00.00-6 Educação/ 7.08.00.00-6 Educação 7.08.01.00-2 Fundamentos da Educação Epistemologia; Filosofia da ciência; Formação discente; Ensino superior A epistemologia, enquanto campo de estudo do desenvolvimento científico, encontra-se representada por diferentes filósofos da ciência, cada qual com seu próprio sistema de explicação para o desenvolvimento científico. Apesar da diversidade de opiniões emitidas por esses filósofos e do embate que muitas vezes travam entre si, o diálogo entre eles é possível e frutífero — desde que se faça uso de metodologias próprias e que levem em conta os contextos e as buscas de cada um. Dessa forma, com base nas contribuições de diferentes epistemólogos, o presente trabalho busca identificar a compreensão de aspectos-chave das ciências junto a estudantes de cinco cursos de graduação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser considerada qualitativa, tendo em vista que a coleta de dados se deu por meio da realização de entrevistas semiestruturadas. Uma vez realizadas, as entrevistas foram analisadas por meio de um processo de análise textual discursiva, a qual classificou os diferentes posicionamentos dos estudantes em três temáticas principais: i) a forma como compreendem a ciência em suas áreas; ii) o papel que as pesquisas quantitativas tem em suas áreas; e iii) a possibilidade de realização de pesquisas qualitativas em cada campo. Cada uma dessas temáticas foi discutida a partir de referenciais epistemológicos. Como resultado, foi possível identificar diferentes entendimentos sobre o fazer científico, tanto entre os cursos, quanto dentro de cada curso. Também se percebeu que a estatística e os dados quantitativos têm um papel relevante para a maior parte das áreas, mesmo que seus usos e funções nem sempre sejam de total domínio dos estudantes. Por fim, verificou-se que, apesar de um número considerável de estudantes considerar possível a realização de pesquisas qualitativas dentro de suas áreas, poucos souberam dizer como esse tipo de pesquisa poderia ser instrumentalizada ou se elas seriam facilmente aceitas por suas áreas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-03-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15951 10.3895/rbect.v16n1.15951 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 2023 1982-873X 10.3895/rbect.v16n1 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15951/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15951/pdf_1 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/15951/2786 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/15951/2787 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
Inglês
format Artigo
author Braunstein, Guilherme Kunde
Del Pino, José Claudio
spellingShingle Braunstein, Guilherme Kunde
Del Pino, José Claudio
Concepções sobre pesquisas quantitativas, qualitativas e construção da ciência entre estudantes de graduação da UERGS
author_sort Braunstein, Guilherme Kunde
title Concepções sobre pesquisas quantitativas, qualitativas e construção da ciência entre estudantes de graduação da UERGS
title_short Concepções sobre pesquisas quantitativas, qualitativas e construção da ciência entre estudantes de graduação da UERGS
title_full Concepções sobre pesquisas quantitativas, qualitativas e construção da ciência entre estudantes de graduação da UERGS
title_fullStr Concepções sobre pesquisas quantitativas, qualitativas e construção da ciência entre estudantes de graduação da UERGS
title_full_unstemmed Concepções sobre pesquisas quantitativas, qualitativas e construção da ciência entre estudantes de graduação da UERGS
title_sort concepções sobre pesquisas quantitativas, qualitativas e construção da ciência entre estudantes de graduação da uergs
description A epistemologia, enquanto campo de estudo do desenvolvimento científico, encontra-se representada por diferentes filósofos da ciência, cada qual com seu próprio sistema de explicação para o desenvolvimento científico. Apesar da diversidade de opiniões emitidas por esses filósofos e do embate que muitas vezes travam entre si, o diálogo entre eles é possível e frutífero — desde que se faça uso de metodologias próprias e que levem em conta os contextos e as buscas de cada um. Dessa forma, com base nas contribuições de diferentes epistemólogos, o presente trabalho busca identificar a compreensão de aspectos-chave das ciências junto a estudantes de cinco cursos de graduação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser considerada qualitativa, tendo em vista que a coleta de dados se deu por meio da realização de entrevistas semiestruturadas. Uma vez realizadas, as entrevistas foram analisadas por meio de um processo de análise textual discursiva, a qual classificou os diferentes posicionamentos dos estudantes em três temáticas principais: i) a forma como compreendem a ciência em suas áreas; ii) o papel que as pesquisas quantitativas tem em suas áreas; e iii) a possibilidade de realização de pesquisas qualitativas em cada campo. Cada uma dessas temáticas foi discutida a partir de referenciais epistemológicos. Como resultado, foi possível identificar diferentes entendimentos sobre o fazer científico, tanto entre os cursos, quanto dentro de cada curso. Também se percebeu que a estatística e os dados quantitativos têm um papel relevante para a maior parte das áreas, mesmo que seus usos e funções nem sempre sejam de total domínio dos estudantes. Por fim, verificou-se que, apesar de um número considerável de estudantes considerar possível a realização de pesquisas qualitativas dentro de suas áreas, poucos souberam dizer como esse tipo de pesquisa poderia ser instrumentalizada ou se elas seriam facilmente aceitas por suas áreas.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15951
_version_ 1805535430382190592
score 10,814766